quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Dicas de como superar o medo do palco.

                   

Oi Gente!

Até o artista mais confiante pode sofrer do medo de palco. Essa sensação é comum para todos, de atores da Broadway a apresentadores profissionais. Se você sente nervosismo e fica apavorado(a) só se pensar em se apresentar para uma plateia, você sofre de medo de palco. Mas não se preocupe, dá para superar treinando seu corpo e mente para relaxar e usar uns truques mais. E saiba que já ajuda muito se apresentar com outra pessoa ou ter amigos na plateia.

1- Relaxe seu corpo. Há algumas técnicas para relaxar o corpo antes de entrar em cena. Aliviar a tensão de seu corpo pode ajudar a controlar sua voz e abrandar a mente. Ensaie suas falas. Se você errar no palco, não entre em pânico! Faça parecer que é proposital.
  • Cantarole suavemente para estabilizar a voz.
  • Coma uma banana antes de entrar em cena. Isso ajuda a amenizar a sensação de vazio causada pela ansiedade, mas você não se sentirá cheio(a).
  • Masque um chiclete. Isso ajuda a relaxar a tensão do maxilar. Não exagere, mascar chiclete com o estômago vazio pode atacar o sistema digestivo e gerar mal-estar.
  • Alongue-se. Alongar os braços, as pernas, as costas e os ombros reduz a rigidez do corpo.
2 - Medite. Na manhã anterior à apresentação, ou até uma hora antes, tire 15-20 minutos do dia para meditar. Ache um lugar silencioso onde você possa se sentar confortavelmente no chão. Feche seus olhos e concentre-se em sua respiração à medida em que relaxa cada parte do seu corpo.
  • Repouse suas mãos sobre o colo e sente com as pernas cruzadas.
  • Tente chegar a um ponto em que não esteja mais pensando em nada (especialmente sua apresentação) além de relaxar o corpo, uma parte por vez.
3 - Evite a cafeína. A não ser que você seja um(a) viciado(a), não tome doses exageradas de cafeína no dia da apresentação. Pode parecer que você terá uma performance mais energizada.

4 - Estabeleça um tempo para ficar ansioso(a). No dia de estreia, permita-se sentir ansiedade livremente até uma hora determinada, 3 da tarde por exemplo; depois dessa hora, a sensação de nervoso terá de sair pela porta. O simples fato de você se comprometer com isso ajudará muito a fazer com que aconteça.

5 - Exercite-se. Fazer exercícios libera a tensão e mantém um nível alto de endorfinas funcionando. Reserve pelo menos 30 minutos no dia da apresentação para caminhar, pelo menos. Isso deixará seu corpo engatilhado para a ação.

6 - Rir (máximo que puder). Assista uma comédia de manhã, ponha seu vídeo favorito no YouTube, ou passe a tarde com a pessoa mais divertida que você conhece. Rir ajuda a cabeça e o corpo a relaxarem.

7 - Chegue cedo. Apareça para se apresentar antes de qualquer pessoa da plateia. Você se sentirá muito mais em controle se a sala encher depois de você chegar em vez de chegar e se deparar com um teatro lotado. Isso também ajudará a sentir menos pressa e nervoso, você ficará mais em paz.

8 - Imagine a sua pessoa favorita na plateia. Em vez de imaginar todo mundo pelado (o que pode ser bem estranho) imagine que cada cadeira tem um clone de sua pessoa favorita. Esse alguém que ama você, e escutará e aprovará tudo que você disser; ela vai rir quando o momento for de riso, encorajará e aplaudirá em pé quando a apresentação chegar ao fim.

9 - Beba sucos cítricos. Isso diminuirá sua pressão sanguínea e aliviará a ansiedade.

10 - Recite seu poema ou música favorita. Entoar um ritmo conhecido fará com que você se sinta em paz e no controle da situação. Se você se sentir bem em recitar essas palavras, ficará mais confortável ao falar sua parte com facilidade e graciosidade.

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