segunda-feira, 8 de agosto de 2016

19 estilos de lições que todas bailarinas devem saber


Oi Gente !
Se você cresceu em um estúdio ou em uma escola de dança, você teve chance de aprender algumas lições de estilo cruciais. O ballet infantil  sabe como, por exemplo, consertar meias, usar batom como blush, etc . Essas habilidades, combinadas pelo amor de tule e a sapatilha, para fazer alguns coques muito elegantes.

Aqui estão 19 dicas de estilo de bailarina que todas devem saber: 


1.  Spray de cabelo seu melhor amigo.















quinta-feira, 4 de agosto de 2016

A auto-depreciação







Oi Gente!

Os bailarinos  muitas vezes fazem comentários  sobre seus corpos, e  esse hábito pode ser prejudicial.

Durante uma aula warm-up Nutcracker há alguns anos atrás, eu entrei em uma conversa com um colega de trabalho em Charlotte Ballet:

"Ai meu Deus! Como posso estar trabalhando tão duro como a fada da ameixa e ainda ser um gorda?", eu disse.

"Sim, eu sinto que meus pés e pernas são duas batatas com dois palitos enfincados", ela me respondeu.

E a nossa brincadeira estúpida continuou, notei que um estudante  estava nos escutando . Que tipo de lição estamos ensinando com a nossa auto-depreciação? Quando eu era estudante, eu era constantemente chamada para o escritório do diretor para discutir os "problemas" sobre meu atípico corpo de dançarina. Saí daquela escola cheia de ressentimento. Então, por que, após uma década de dançar profissionalmente, eu continuava a ter esses mesmos pensamentos?

Auto estima negativa tornou-se muito comum na dança. Seria difícil dar dois passos em qualquer vestiário sem ouvir um dançarino falando depreciativamente sobre seu corpo. E esses comentários podem nos ferir mais do que imaginamos. No estúdio, eles mudam nosso foco para longe da coreografia e "Por que minha participação foi tão terrível? Está todo mundo olhando para as minhas coxas agora? "Nós nos tornamos  dançarinos e perdemos  notas, porque olhamos para os nossos quadris no espelho, e o seu diretor não pensa em você para um papel, porque ele não parece tão sintonizado no trabalho. O que antes era a nossa paixão começa a se transformar em um trabalho exaustivo que sentimos sub-qualificado.

Por que fazê-lo

A inclinação para criticar-nos frequentemente começa por volta da adolescência. Como o minha colega de ballet Charlotte Jamie Dee Clifton diz: "Como nós decidimos que queremos ser profissionais, começamos a fazer um balanço dos nossos corpos e como eles se comparam com os outros no mundo profissional." Desde que nossos corpos são nossos instrumentos, qualquer falha percebida tornam-se ameaças para o nosso sucesso, e podemos começar a ser obcecados por eles.

"Quando você está falando negativamente de si mesmo para um amigo, parece que você está preso nessa energia", acrescenta Ashlan Zay, um estudante de 16 anos de idade em Charlotte Academia de Ballet. Infelizmente, esse  hábito não termina depois de se formar. Quando eu tinha um emprego, eu tinha essa estranha sensação de que se eu não falar sobre meus defeitos, eu estava de alguma forma me sentindo superior. Então eu me tornei o tipo de dançarina que, de muitas maneiras, diz: "Não se preocupe, eu sei que não sou a melhor, você não precisa me dizer", como se isso iria desviar o meu julgamento.


Sair da rotina

Então, qual é a solução? Consciência: A prática de estar totalmente presente em cada momento, e ao mesmo tempo aceitando os pensamentos e sentimentos que você tem sobre si mesmo.
O psicólogo  Dr. Charlie Brown explica: "O pensamento em si não é ruim; é a nossa relação com esse pensamento. "Ele incentiva dançarinos para" aceitar o fato de que temos pensamentos negativos e decidir sobre ações que são consistentes com os valores que se esforçam para ter. "Dançarinos precisam ser capazes de aceitar críticas construtivas. Mas também precisamos de distinguir entre um pensamento viável e inviável. Por exemplo, se eu ver que meu pé está como uma foice em arabesco, vou levantar meu mindinho do pé. No entanto, se eu ver que minha bunda está  maior do que eu quero, deixe esse pensamento flutuar e mergulhar de volta para a coreografia. "Seus pensamentos não são quem você é", acrescenta Brown. "São eventos simplesmente mentais."

Brown sugere que planejemos uma estratégia. Se você sabe que é provável que esteja obcecado pelo seu corpo, é preciso decidir o que você vai fazer quando você se depara com esse primeiro pensamento negativo na parte da manhã: Talvez você se concentrar em musicalidade ou mergulhar na nuances das etapas. Quando você notar um amigo lidar com um ataque de auto-depreciação, dê um incentivo para que ele tenha de volta o espirito produtivo, mudando de assunto. Ou substituir o seu comentário negativo com um elogio sincero sobre sua dança. Dr. Brown sugere mesmo gentilmente perguntando: "Como é que o pensamento é para você?"

Eu jurei para nunca deixar um jovem estudante ou colega de trabalho me ouvir falar depreciativamente sobre mim novamente. Eu também tento limitar os meus elogios à capacidade de dança dos meus partners, sobre seus corpos. Este é um trabalho continuo, é claro. Mas é nossa responsabilidade tomar o foco. Zay me disse que ela gosta de aplicar uma sugestão do seu professor Jeanene Russell Perry: ". Diga a si mesmo uma coisa boa sobre a sua dança, e se você  ter sentimentos negativos em sala de aula, volte a esse pensamento como positivo" Se mantras como este não são suficientes para ajudá-lo sair do pensamento negativo, considere falar com um profissional em psicologia do esporte como eu fiz.

Faz toda a diferença quando podemos apreciar o que nossos corpos podem realizar. Você está neste corpo para toda a sua carreira, então fazer essa viagem o mais doce quanto possível.

Fonte: http://dancemagazine.com/inside-dm/the-problem-with-self-deprecation/

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quarta-feira, 3 de agosto de 2016

"Obra-prima", afirma Deborah Colker sobre abertura da Olimpíada do Rio




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Oi Gente !

Eu fiquei um tempo sem postar nada, por causa do nosso dia a dia corrido... Mas voltei e para o post de hoje não poderia deixar de falar das Olimpíadas em nosso país,  com a sede no Rio de Janeiro e algumas sub sedes em outros estados como em São Paulo. 

E o  assunto do momento e a abertura dos jogos Olímpicos,  como não poderia faltar vamos um espetáculo dança e teremos uma representante da dança Deborah Colker.

E gostaria compartilhar com o você um texto da Globo Esporte , espero que gostem....

Diretora de movimento das cerimônias Olímpicas explica diferença entre comandar bailarinos profissionais e equipe de 6 mil voluntários que abrirão os jogos no Maracanã

Quando o cronômetro zerar, as atenções estarão voltadas para a cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio, em dia 5 de agosto, no Maracanã. E caso a expectativa do público seja grande quanto ao resultado, tem alguém que já prevê o desfecho da festa: "Acho que vai ser um master piece (obra prima)", diz Deborah Colker, coreógrafa e bailarina de 55 anos, que atua como diretora de movimento das cerimônias Olímpicas e tem a responsabilidade de comandar 6 mil voluntários em segmentos de coreografias.
- Trouxe para cá várias pesquisas que eu vinha fazendo. E tem coisas novas, um espaço novo que inventei e estou desenvolvendo aqui. Acho que vai ser um “master piece” (obra-prima). Estamos tendo resultados tão bonitos. Gosto quando a gente consegue falar sobre algo de uma maneira totalmente inesperada. É uma cerimônia cheia de protocolos, mas estou muito orgulhosa, trabalhando com este segmento com muita paixão, brigando por ele - afirma ao site ao site "Rio2016.com”.
Apesar de os ensaios para a cerimônia terem começado em Maio, a preparação teve início bem antes - com cinco workshops e uma seleção de três meses dos 100 profissionais e 15 assistentes que ajudam Colker. É gente que vem do teatro e da dança, de vários estilos. Deborah aproveitou para analisar as diferenças entre trabalhar com bailarinos profissionais e voluntários.
Deborah Colker diz que desafio é "falar com movimentos" para pessoas do mundo todo (Foto: Rio 2016/Lucas Freitas)
- Eu adoro gente. Cada um é diferente, traz uma experiência de vida, uma condição social e emocional. Já trabalhei em espetáculos de grande porte. É um desafio falar com gente do mundo inteiro, de todas as idades e línguas. Temos que contar com o corpo e o movimento. Às vezes, os voluntários trazem uma resposta mais legal. Porque o cara capta a informação sem vícios, sem estereotipar, sem cliché. Os voluntários trazem naturalidade, espontaneidade e uma gana de ter uma experiência artística. Porque o cara é bombeiro, faxineiro ou empregada doméstica, e muitas vezes não tem no cotidiano o que chamamos de vida artística. É muito inspirador trabalhar com voluntário porque você "desengessa". Às vezes, você fica meio engessado. Bailarino já faz tudo certinho. Então, trabalhar com pessoas que não são acostumadas a fazer aquilo é sempre uma chance de aprender uma nova maneira de fazer - revela Colker.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/06/obra-prima-afirma-deborah-colker-sobre-abertura-da-olimpiada-do-rio.html

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quinta-feira, 21 de julho de 2016

Qual sapatilha de meia ponta é melhor para meu pé?




Oi Gente !
Qual sapatilha de meia ponta é melhor para meu pé?
Primeiro de tudo: a que for mais confortável!
A escolha da sapatilha é, em regra, pessoal (pois sempre tem aqueles professores que determinam), depende do seu tipo de pé, se é mais chato ou mais côncavo, se é mais espalhado ou juntinho, largo demais ou magro demais, etc. Também depende se você precisa fortalecer ou segurar mais caso o pé seja muito mole.
Também tem uma questão importante, com o tempo e alongamento do pé elas vão laceando e você pode ir trocando os modelos caso outros se tornem mais confortáveis. Pois conforme você vai se exercitando no ballet, é natural que seus dedos comecem a se espalhar mais, alargando/alongando um pouco mais o metatarso.
No geral, professores indicam sapatilhas com solados inteiros para crianças ou iniciantes, que são normalmente utilizadas para fortalecer os dedos e desenvolver a musculatura do pé, e as de solado dividido para intermediários e avançados, mas isso também vai de cada pessoa e do desenvolvimento de cada pé.


                      
Quanto ao tamanho, é normal você se ver comprando uma sapatilha de um número maior do que você calça, também pelo que falamos acima, conforme seu pé vai desenvolvendo e alongando, seus dedos devem buscar mais o chão, então eles vão se abrindo mais, se esticando e tal, ou seja, precisam de mais espaço do que num sapato normal, né? Mas tudo depende do seu conforto!
Para os meninos, há sapatilhas mais largas devido ao metatarso do pé ser maior, mas nada impede de usar sapatilhas femininas, ou também mulheres que tem pés mais largos usarem sapatilhas masculinas em prol do conforto.
                                                      
Mais um dica importante : “Ao provar sua sapatilha, colocar o pé inteiro no chão e tentar fazer a posição flex, dedos pra cima (tipo pé de palhaço, sabe?), mexer os dedos, ficar na meia ponta e descer. Se você sentir que seus dedos tem espaço pra se alongar, que não estão apertados tipo "garrinhas" ou não está pegando no calcanhar… acertou na escolha!” 
DURABILIDADE – COMO CUIDAR?
As sapatilhas, em regra, são laváveis. Você pode deixar de molho as que são de lona (pano) e depois estender normalmente, e as de couro/sintético ou cetim, é preferencial que esfregue (de leve) com um pano úmido. Após secas, pode passar talco para manter sem mau cheiro. Observação: a maioria, quando lavada, dá aquela apertadinha básica, ou pode perder o formato do pé.
As sapatilhas de meia ponta não tem uma durabilidade muito longa. Então, quem usa muito acaba não lavando pra não perder o conforto, a forma do pé, etc., já que vai durar pouco mesmo… As nossas (lona), por exemplo, fazendo aula em média 3 vezes por semana, duram mais ou menos 3 meses ou até que o dedão rasgue. As de couro/sintético costumam durar mais um pouco!
PARA GUARDAR E LEVAR: guardar em saquinhos de sapatilha, criados para poder levar na bolsa sem deixar sua sapatilha solta sambando por lá! 
Nota importantese você guarda sua sapatilha em um saquinho de plástico, é importante depois deixar sua sapatilha “respirar” quando chegar em casa para evitar mau cheiro e mofo.



http://naspontas.com.br/2015/11/24/sapatilha/


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terça-feira, 19 de julho de 2016

Amanhã começa o 34º Festival de dança de Joinville.

Centro Coreográfico Leandro Netto fico em 1º lugar na categoria sapateado - conjunto sênior (Foto: Festival de Dança de Joinville/Divulgação)
O 34º Festival de Dança de Joinville já divulgou a lista das coreografias e grupos aprovados para a Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos. A relação completa dos aprovados está disponível no site oficial do evento, marcado para acontecer de 20 a 30 de julho, na maior cidade de Santa Catarina.
Festival ocorre até domingo (8) em Joinville (Foto: Mostra de Dança Infantil de Joinville/Divulgação)Meia Ponta terá 40 coreografias (Foto: Mostra
de Dança Infantil de Joinville/Divulgação)
Para a Mostra Competitiva, foram selecionadas 205 coreografias, de 126 grupos do Paraguai e 14 estados do Brasil, distribuídas em diferentes gêneros: balé clássico de repertório, balé neoclássico, dança contemporânea, danças populares, danças urbanas, jazz e sapateado.
Santa Catarina é o segundo estado com maior número de coreografias, com 26. Entre estas, 10 são de Joinville. O primeiro estado com o maior número é São Paulo, com 89.
Na modalidade Meia Ponta serão 40 coreografias de grupos do Brasil e Paraguai. Nesta categoria, Santa Catarina também aparece em segundo, com seis aprovações.
Nos Palcos Abertos, instalados em praças e shoppings, o Festival reúne 1.445 coreografias. 
Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia
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