segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Homens nas sapatilhas de pontas.




Dançar nas pontas dos pés faz parte da mística de uma bailarina, mas os bailarinos dedicados à técnica das pontas querem ser levados mais a sério

“Sempre fui atraído por sapatilhas de ponta, eles são mágicos! Eu me perguntei: por que só as meninas podem usá-las? ”Iván Félix é um bailarino mexicano de 24 anos que dança em pontas há três. “Acho que muitas pessoas desprezam os homens que dançam com sapatilhas de ponta porque acham que é muito fácil, ou fazemos isso porque não podemos dançar como um homem da maneira tradicional”, acrescenta Félix, que dança para Les Ballets Eloelle em New York, uma companhia em que todos os papéis, muitas vezes cômicos, são interpretados por homens.

Desde que a arte nas pontas foi popularizada em 1823 por Amalia Brugnoli, se tornou parte da mística da bailarina, enquanto os homens fazem a dança no solo e executam saltos e movimentos atléticos incríveis. Quando os dançarinos do sexo masculino se apresentavam nas pontas no passado era para efeito cômico, não para mostrar habilidade. Por exemplo, os homens que retratam Bottom no "Sonho de uma noite de verão" precisam colocar uma cabeça de burro gigante e dançar com movimentos semelhantes a cascos em sapatilhas de ponta.

Kadeem Hosein, 25, diz: “Estudei balé por cerca de três anos antes de começar na ponta. Eu sabia que isso ajudaria a fortalecer meus pés, gostei de usar sapatilhas pontas, e então me perguntei "por que não?" ” Ele agora mora em Londres e, embora não seja um bailarino profissional, ainda treina na ponta. “Acho que seria interessante ver performances em que os papéis pudessem ser desempenhados tanto por mulheres como por homens”, acrescenta ele, “não pela força, mas pela própria escolha dos dançarinos”.

Rosine Bena-Porter, professora de balé de Nevada, ensina a arte da dança há 50 anos. Ela conta que sua mãe, com quem ela aprendeu a dançar, sempre foi uma instrutora inovadora e começou a ensinar trabalho nas pontas para homens porque “estava cansada de tentar corrigir os dançarinos do sexo masculino em trabalho com a parceira”. Ela esperava que se os homens pudessem entender os movimentos por trás do trabalho nas pontas, eles seriam melhores parceirs, e percebemos que os homens sabiam aproveitar os ensinamentos, embora, reclamassem da dor”. As sapatilhas de ponta podem ser extremamente desgastantes para os pés. Eu mesma dancei na ponta, e reconheço a agonia que os dançarinos disfarçam no palco para fazer seus movimentos que parecerem não fazer esforço.
Hoje, Bena-Porter exige que todos os seus dançarinos aprendam o trabalho de pontas, independentemente do sexo. No entanto, ela exige que seus alunos do sexo masculino estudem por apenas um ano. Depois disso, eles podem continuar sem pontas ou voltar ao trabalho das pontas.

O valor é uma barreira, porque as sapatilhas de ponta se desgastam rapidamente.
O bailarino Brian Syms, dos Estados Unidos, acrescenta: “O dimensionamento tem sido um problema para mim. Comecei a entender que a maneira como um homem que dança na ponta deve cuidar de seus pés difere ligeiramente de uma mulher. O meu peso parece sempre ser um fator para a dor, as minhas sapatilhas se desgastam muito rápido devido a uma mistura de peso e suor. Infelizmente, não existe um manual para os homens que usam pontas, então eu tive que me juntar o que as meninas sabem e descobrir como isso se aplica ao meu tamanho. ”

Syms continua: “Como um negro gay, isso começou a se tornar importante para mim ser representante no balé. Comecei a ter outro anseio, desta vez pelas histórias do balé, que passei a amar muito, para refletir o mundo em que vivemos atualmente. Um belo mundo colorido e cheio de indivíduos complexos. Eu queria ver isso no palco, e tinha que começar comigo. Eu sabia há algum tempo que me sentia melhor representado como pessoa e artista quando dançava esses papéis femininos na privacidade de estúdios vazios ou em meu quarto ”.

Em Oakland, Califórnia, a companhia de dança Ballet22 foi fundada no ano passado para “expandir os limites do que é possível no balé, quebrando estereótipos normativos de gênero, especificamente por meio do uso sem gênero de sapatilhas de ponta”. Quando perguntei ao Royal Ballet se eles estavam pensando em treinar homens na ponta, um porta-voz respondeu que: “A maior parte do repertório não exige que os bailarinos estejam na ponta”. Eles explicaram que “há alguns papéis que exigem isso” e “quando o balé entra na temporada, os dançarinos são treinados para o trabalho nas pontas para o personagem”. Pode demorar um pouco até que a opção se torne comum, mas certamente estamos nos movendo na direção certa. Falando sobre o futuro, Syms me diz: “Espero que o movimento dos homens na ponta nos obrigue a olhar para a representação ... O mundo é muito mais do que papéis de gênero hoje em dia, os indivíduos são tão coloridos e diversos, é uma pena não ver isso no balé ”.


Fonte: https://www.theguardian.com


Whatspp: (11) 9.9134.8006

Instagram:  moda_ballet

Loja física: Rua Paulo Eiró, 156 – Centro de Ofertas – Santo Amaro – São Paulo