segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Métodos do Ballet Clássico




Oi Gente!

Resolvi escrever um resumo sobre os diferentes métodos de ballet clássico e suas diferenças.....

SISTEMA CHECCHETTI 
Também conhecido como 'escola italiana' Método criado pelo italiano Enrico Checchetti. Pouco divulgado no Brasil. Utiliza-se de muita força e virtuosidade em passos e giros difíceis.

SISTEMA FRANCÊS 
Provavelmente, o mais antigo dos métodos. Deve-se a ele a criação da técnica clássica, tanto que a grande maioria dos passos de ballet é em francês. Seu mais famoso criador é Pierre Beauchamp, que reuniu e codificou as posições de pés e braços. É um método rígido e considerado superado por alguns bailarinos.

ROYAL ACADEMY OF DANCE 
Também conhecido como 'método inglês' Certamente o sistema mais divulgado no Brasil e, em minha opinião, o melhor também. Sua técnica foi elaborada de forma a ser bem dividida em seus Syllabus, ou seja, a matéria a ser aprendida, de forma que o aluno não se sente apressado a aprender. Trabalha muito as linhas, tendo um cuidado especial com as crianças e jovens bailarinos.

SISTEMA VAGANOVA
 Também conhecido como 'ballet russo' Criado 1920 pela russa Agrippina Vaganova. Reúne a técnica francesa e inglesa, sofrendo apenas pequenas modificações. É o mais usado no Brasil, depois do método Royal.

BALLET CUBANO 
A metodologia mais nova e também mais inovadora. Suas aulas são bem expansivas e trabalham muito com allegros, batteries e giros. Bailarinos cubanos são conhecidos por sua agilidade e força. Eu, particularmente, não me adaptei muito com o método.

                

Cada técnica também dá diferente nomenclatura para as direções do corpo, posições dos braços, arabeques e alguns dos passos. Por exemplo, a posição dos braços conhecida como “bras bas” no método RAD é conhecida como “fifith em bas” no método Cecchetti e como “preparatória” no Vaganova. Contudo, as cinco posições básicas dos pés são as mesmas.
Um alguns exemplos sobre a diferença nos métodos:
Posições dos braços e mãos
Os braços são fatores importantíssimos no ballet. Eles devem ser a moldura que completa o quadro de figuras dançantes, assim, valem pelo detalhe, pelo acabamento, pela qualidade da obra de arte. Cada escola tem uma maneira de nomear as posições dos braços. Conheça as posições de cada uma delas, e saiba como executá-las corretamente.Posições dos braços segundo a Royal Academy of Dancing
- Bras bas: os braços devem estar descontraídos, um pouco adiante do corpo e pouco dobrados nos cotovelos, com os dedos continuando a curvatura dos braços para criar um formato oval. Relaxe os ombros, mantenha os polegares próximos dos outros dedos e procure não mostrar as costas das mãos.
- Demi seconde: posição preparatória aonde os braços são mantidos do lado do corpo, um meio termo entre 2ª posição e bras bas
- 1ª posição: os braços fazem um desenho oval à frente do corpo, sendo que as mãos devem estar curvadas na altura do estômago. Relaxe os ombros, sustente os cotovelos e vire as palmas da mão para si
- 2ª posição: abra bem os braços, porém mantenha-os ligeiramente na frente dos ombros.
Eles devem estar relaxados e um pouco curvos, porém não deixe os cotovelos caírem.
As mãos devem estar voltadas para frente e os dedos flácidos e flexíveis
- 3ª posição: é uma fusão da 2ª com a 1ª, ou seja, cada braço fica em uma posição.
- 4ª posição: esse é uma fusão da 2ª com a 5ª. Enquanto um braço está um pouco recurvado ao lado, o outro está ligeiramente adiante da cabeça, também fazendo uma graciosa curva (veja quinta posição).
- 5ª posição: os braços devem estar fazendo um desenho oval um pouco adiante da cabeça, emoldurando o seu rosto. Não levante os ombros, e mantenha as palmas das mãos voltadas para você.

Posições dos braços segundo o sistema Vaganova (russo)
- Bras bas: mesma coisa no método da RAD
- 1ª posição: também corresponde ao método da RAD
- 2ª posição: mesma coisa da RAD
- 3ª posição: corresponde à 5ª posição da RAD

Posições dos braços no sistema Cecchetti
- 1ª posição: os braços são curvados e mantidos dos lados com as pontas dos dedos apenas tocando as coxas
- 2ª posição: corresponde ao método da RAD
- 3ª posição: um braço permanece em bras bas enquanto o outro está em demi seconde
- 4ª posição en avant: corresponde à terceira posição da RAD
- 5ª posição en haut: corresponde à quarta posição da RAD
- 6ª posição en bas: é o bras bas da RAD
- 7ª posição en avant: mesma coisa da primeira posição da RAD
- 8ª posição en haut: quinta posição da RAD

Posições dos braços segundo o sistema francês
- 1ª posição: corresponde ao RAD
- 2ª posição: corresponde ao RAD
- 3ª posição: corresponde à quarta posição da RAD
- 4ª posição: corresponde à terceira posição da RAD
- 5ª posição: mesma coisa da RAD

As mãos também são importantes, se elas não estiverem bem posicionadas, os braços estarão completamente perdidos. É necessário mantê-las naturais e sem tensão. Os dedos devem estar agrupados com delicadeza e suavidade, e também nunca deixe as suas mãos caírem, principalmente na 2ª posição.

O método cubano não foi colocado, porque não há informações suficiente pra serem comparadas com outros  métodos.
                                                                                               
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sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Os tês principais tipos de ballet


Oi Gente!
Vamos falar sobre os três principais tipos de ballet são: Romântico, Clássico e Contemporâneo

                  
             
Ballet Romântico
O Ballet Romântico é um dos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do Ballet. Esse tipo de dança atraiu muitas pessoas na época devidas o Movimento Romântico Literário que ocorria na Europa na primeira metade do século XIV, já que se adequava à realidade da época, pois antes as pessoas diziam que não gostavam de Ballet porque não mostrava nada do real. Os ballets que seguem a linha do Romântico pregam a magia, a delicadeza de movimentos, onde a moça protagonista é sempre frágil, delicada e apaixonada. Nesses Ballets se usam os chamados tutus românticos, saias mais longas que o tutu prato. Estas saias de tule com adornos são geralmente floridas, lembrando moças do campo. Como exemplos de Ballets Românticos podemos citar 'Giselle', 'La Fille Mal Gardèe' e 'La Sylphides'.
 
                                             
                     

Ballet Clássico
O Ballet Clássico, ou Dança Clássica, surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russo e Italiano, que disputavam o título de melhor técnica do mundo. Sua principal função era espremer ao máximo a habilidade técnica dos bailarinos e bailarinas e o virtuosismo que os passos de ballet poderiam mostrar e encantar toda a platéia. Um exemplo deste virtuosismo são os 32 fouettés da bailarina Pierina Legnani em 'O Lago dos Cisnes', ato que fazia milhares de pessoas ficarem de boca aberta. Esses Ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram basicamente em contos de fadas. Nestes Ballets procura-se sempre incorporar sequências complicadas de passos, giros e movimentos que se adaptem com a história e façam um conjunto perfeito. No Ballet Clássico a roupa mais comumente usada eram os tutus pratos, aquelas sainhas finas de tule, marcam característica da bailarina, pois permitiam que as pernas da bailarina fossem vistas e assim ficasse mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados corretamente. Como exemplo de Ballets Clássicos tem o já citado 'O Lago dos Cisnes' e 'A Bela Adormecida'.                              
 Ballet Contemporâneo

O Ballet Contemporâneo, mais conhecido por Ballet Moderno, foi criado no início do século e ainda preserva o uso das pontas e gestuais ainda muito próximos do Ballet Clássico. Neste estilo de dança a coreografias começam a ter ideologias diferentes. Não há mais uma história que segue uma seqüência de fatos lógicos, mas sim muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos. As roupas usadas no Ballet Contemporâneo são geralmente colants e malhas, como em uma aula normal, para dar maior liberdade de movimento aos dançarinos. É o estilo que vem antes da dança moderna, que esquecerá os passos clássicos, dando ênfase somente aos movimentos corporais. Seu principal difusor foi George Balanchine, em Nova York, com belíssimas coreografias como Serenade, Agon e Apollo.

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quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Vaganova - Genial professora russa


Oi Gente !

Feliz Dia dos Professores !!!!

Como não poderia faltar no nosso blog vamos prestigiar  uma das professoras que durante 30 anos ela lecionou, desenvolvendo uma técnica para balé que combinava elementos das técnicas francesa, russa e italiana, e um método de treinamento para ensiná-la. O tradicional Russo é também conhecido como Vaganova, tudo por causa da maravilhosa Agrippina Vaganova (1879-1951), que foi diretora artística do Kirov.

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A genial professora criou seu próprio método de treinamento incluíram o desenvolvimento de menor força nas costas e de plasticidade dos braços, e de força, flexibilidade e resistência necessárias para ballet, incorporando uma instrução detalhada que especificava quando ensinar cada tópico e por quanto tempo. Em 1948, Vaganova assinou um livro chamado “The Foundation of Dance” (A Fundação da Dança), mais comumente conhecido como “Basic Principlies of the Russian Classical Dance” (Princípios Básicos da Dança Clássica Russa), que delineou sua técnica e balé e seu método de treinamento. 

Quando viva, Vaganova rigorosamente planejava cada aula de antemão. Assim, elas tinham uma evolução aparente, com bons bailarinos através de sequências difíceis. Além disso, ela fazia questão de explicar as razões de cada exercício. Hoje,cada professor monta a sua própria aula, de acordo com orientações.

                       


Vaganova enfatizou dançar com o corpo inteiro, promovendo a movimentação harmoniosa entre braços, pernas e tronco. Ela acreditava que o tronco é a parte inicial de todos os movimentos, de forma que o tronco da dançarina teve ser reforçado: um exercício que ela prescreveu para esta área era a de fazer séries de pliés com os pés na primeira posição, desenvolvendo equilíbrio e controle. Isso fez surgir bailarinos extremamente fortes, com músculos abdominais e das costas reforçados, o que ajuda em todos os movimentos.

O método Vaganova formou alguns dos principais bailarinos de todos os tempos, como Mikhail Baryshnikov é conhecido por seus saltos aparentemente impossíveis no ar, muitas vezes sem qualquer preparação aparente. Baryshnikov usava seus braços para criar sustentação em seu corpo, sem flexionar as pernas para empurrar o chão, um traço comum a todos os bailarinos formados no método Vaganova.

Além dele, podemos mencionar Marina Semenova, Kamkova Natalia, Ulanova Galina, Mungalova Olga, Vecheslova Tatyana, Kolpakova Irina, Balabina Feya e Natalia Dudinskaya

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quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Oi Gente 

Hoje vamos falar de repertório aqueles ballets que foram consagrados pelas montagens e remontagens sucessivas e que constituem o acervo de companhias do mundo todo, essas obras montadas antes do século XX são patrimônio da Humanidade.

Esses espetáculos são apresentados em sua forma completa, ou ainda em trechos. Chamamos de pas de deux os trechos dançados por um bailarino e uma bailarina. Chamamos de variação os solos de bailarino ou bailarina. Grand pas de deux é um trecho composto pelo pas de deuxvariação femininavariação masculina e pela coda (que no ballet significa o final do grand pas de deux com a junção novamente dos dois bailarinos em movimentos de grande virtuosismo técnico).

Lista de alguns famosos balés de repertório:

                                        

O Quebra nozes (em russo, Щелкунчик, Балет-феерия / Shchelkunchik, Balet-feyeriya; em francês Casse-Noisette, ballet-féerie)
É um dos três ballets que Tchaikovsky compôs. Foi estreado em 17 de Dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky, em St. Petersburg, então a capital da Rússia imperial. Baseia-se na versão de Alexandre Dumas, pai de um conto infantil de E. T. A. HoffmannO Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos/Ratos. Devido à sua temática, é tradicionalmente encenado na época natalícia.

                      

Coppélia
É um balé cómico-sentimental com coreografia original de Arthur Saint-Léon, com libreto de Charles Nuitter, e música de Léo Delibes. Baseia-se num conto fantástico de E.T.A. Hoffmann intitulado "Der Sandmann" ("O homem da areia") publicado em 1815. O balé estreou a 25 de Maio de 1870 na Ópera de Paris, com Giuseppina Bozzachi no papel principal. Um primeiro momento de sucesso foi interrompido pela Guerra Franco-Prussiana e pelo cerco de Paris, tornando-se, posteriormente, o balé mais representado na Opera Garnier. Foi o primeiro balé clássico a incluir danças folclóricas como czardas, mazurcas e polcas, dando cor local e realismo à ação. No Brasil estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 9 de maio de 1918, apresentado pela companhia de Ana Pavlova.

                             

O Lago dos Cisnes (em russoЛебединое Озеро, Lebedinoye Ozero) 
É um balé dramático em quatro atos docompositor russo Tchaikovsky e com o libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer. A sua estreia ocorreu no Teatro Bolshoi em Moscovo no dia 20 de fevereiro de 1877,[1] [2] sendo um fracasso não por causa da música, mas sim pela má interpretação da orquestra e dos bailarinos, assim como a coreografia e a cenografia. O balé foi encomendado pelo Teatro Bolshoi em 1876 e o compositor começou logo a escrever.

                           
La Fille mal Gardée 
É um balé cómico em três atos e três quadros , tendo sido representado pela primeira vez em Bordéus em 1789. Foi produzido e coreografado por Jean Dauberval.
A Filha Mal Guardada é um Ballet de múltiplas versões. Inclusive, o próprio autor Jean Bercher, vulgo Dauberval, criou várias versões para melhor ter proveito financeiro desse Ballet. Que se trata da vida decadente de uma rica viúva, fazendeira, idosa, que não tinha mais lucidez para administrar a sua propriedade rural. Seus empregados não trabalhavam, saqueavam a fazenda e viviam mais para a dança. Por isso apresentavam ostentação de riqueza, fora dos seus padrões salariais. Ela tinha uma filha única, Lise, muito mal criada, que amava aprontar, ela idealizava muito as coisas. Chegou ao ponto de levar palmadas no traseiro. Por quanto, não tinha também condições para administrar a fazenda. Seus empregados a viviam assediando para dar o golpe econômico nesse patrimônio fundiário abandonado. Um ceifador, de nome Colas, conseguiu as graças dessa menina, que vivia isolada em sua fazenda no interior. Assim, o conquistador Colas a fez tornar-se uma verdadeira “romântica irremediável”, que idealizava seu amor ate o extremo. Foi trazido um jovem, doente mental, conhecido por Alan, para casar com Lise. Mas, ela e os ceifadores da sua fazenda, sem a devida formação educacional, o agrediram e ridicularizaram dele. Simone, sabedora da deficiência escolar da filha, preferia que Lise casasse com Alan, que mesmo sendo inválido mental, tinha escolaridade. Pois, era filho de um rico fazendeiro, para que assim fosse garantido o seu futuro e o da sua propriedade. Então, ela tranca a bobinha Lise em seu quarto, na esperança de que ela não visse mais o seu amado, e assim o tirasse da cabeça para casar-se com Alan, mas lá estava escondido o sedutor Colas. Assim, tiveram “relações conjugais” (na verdade só dão alguns beijos), impossibilitando o casamento com o doente mental. Tendo como resultado o casamento de Lise com Colas. Uma semana depois faleceu Simone.

                                 

Giselle
É dançado ao som de músicas familiares pelo balé francês e compositor de ópera Adolphe Adam, é balé da Era Romântica primeiro dançado em Paris in 1840. É um dos poucos balés dessa tradição que ainda apresentado nos palcos, dançado em tutu romantico (saias de bailarina na altura da panturilha).
No primeiro ato, a aldeã Giselle está apaixonada por Albrecht, um nobre disfarçado de camponês. Quando Giselle descobre a fraude, ela fica inconsolável e morre.
No segundo ato, o amor eterno de Giselle por Albrecht, que vem a noite visitar seu túmulo, o salva de ter seu espírito vital tomado pelos willis espectrais, os fantasmas vampíricos de garotas noivas que morreram antes do dia do seu casamento, e sua rainha. Sempre que um homem se aproxima, elas obrigam-no a dançar até a morte. Giselle dança no lugar de Albrecht e, dessa forma, impede que ele chegue à exaustão, quebrando o encanto das willis. No final, ela o perdoa.

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terça-feira, 13 de outubro de 2015

Os 10 maiores bailarinos do século XX

Oi Gente!

O site Listverse (em inglês), especializado em listas de top 10, selecionou "Os 10 melhores bailarinos do século XX". Confira:

10. VASLAV NIJINSKY
Nijinsky nasceu em 1890, na Polônia. Foi considerado o melhor bailarino de sua época, sendo chamado de "A oitava maravilha do mundo" e "Deus da dança".
Iniciou seus estudos de dança aos 10 anos, aos 18 foi partner da bailarina Anna Pavlova e aos 19 entrou para o Ballets Russes, onde obteve reconhecimento internacional.
Se aposentou da carreira de bailarino aos 29 anos, devido à esquizofrenia. Morreu em 1950, aos 60 anos.

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9. MARTHA GRAHAM
Bailarina e coreógrafa americana que revolucionou a dança moderna. Para difundir sua técnica, criou a Martha Graham Dance Company, onde dançou e coreografou por 70 anos. Dentre seus alunos, encontram-se Merce Cunningham, Alvin Ailey e Paul Taylor.
Foi a primeira bailarina a dançar na Casa Branca, a primeira a viajar pelo mundo como embaixadora cultural, recebeu a Chave da Cidade de Paris, a Ordem da Coroa Preciosa do Império Japonês, dentre muitas outras homenagens pelo mundo.
Ela, que nasceu em 1894, morreu em 1991, aos 96 anos.

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8. JOSEPHINE BAKER
Josephine foi uma pioneira na dança erótica. Americana, mas naturalizada francesa, ela fazia sucesso em Paris, dançando praticamente nua. Suas apresentações foram ficando cada vez mais ousadas, onde uma vez dançou com uma saia feita de bananas, conquistando cada vez mais a platéia francesa.
Nasceu em 1906 e morreu em 1975, aos 68 anos. Acabou por tornar-se predecessora de Beyoncé, Britney Spears, Madonna, entre outras, onde a dança erótica faz parte de seus trabalhos.

Josephine Baker com sua famosa saia de bananas, em 1926/1927.


7. GENE KELLY
Foi uma das grandes estrelas e um grande inovador durante a era de ouro dos musicais hollywoodianos. Considerava seu estilo como híbrido, pois mesclava técnicas de dança moderna, ballet e sapateado.
Ele foi o responsável por levar a dança para os cinemas. Seu trabalho mais famoso foi o renomado "Cantando na Chuva".


6. SYLVIE GUILLEM
Aos 48 anos, Sylvie ainda encanta à todos com sua técnica e leveza no palco. É considerada uma das bailarinas mais bem pagas do mundo.
Quando criança. largou a ginástica para fazer ballet na Ópera de Paris. Após apenas cinco anos de aula, foi convidada à ingressar na companhia. Então, aos 16 anos, entrou para o Royal Ballet.
É conhecida por não cair na "zona de conforto", sempre dançando trabalhos que a desafiem e sejam inovadores.

Sylvie Guillem em "Bye" de Mats Ek. FOTO: Lesley Leslie-Spinks

5. MICHAEL JACKSON
Responsável pelo enorme sucesso de videoclipes e por fazer da dança um item essencial na música pop. O "Jackson style" já se tornou padrão em coreografias de hip hop e pop. Muitos ícones da música pop moderna são fortemente influenciados pelos movimentos de Michael, como Justin Timberlake, Justin Bieber e Usher.
Seus professores o chamavam de "esponja", devido a sua rápida capacidade de absorver informações novas e novas ideias. Quem muito o influenciou foi Gene Kelly, James Brown e Marcel Marceau.



4. JOAQUÍN CORTÉS
Um dos maiores dançarinos de flamenco do mundo, Cortés é considerado também um símbolo sexual. É o que dizem todos os que assistem à suas apresentações, tanto homens como mulheres.
Além de ser uma lenda viva, foi responsável por fortalecer o flamenco na cultura popular.
Tem muitos fãs famosos declarados, como Tarantino, Madonna, Al Pacino, Antonio Banderas, Jennifer Lopez, Giorgio Armani e Sting.



3. FRED ASTAIRE E GINGER ROGERS
Os dois foram parceiros em dez filmes, onde dançavam juntos, fazendo um enorme sucesso durante a Era da Depressão nos Estados Unidos.


2. MIKHAIL BARYSHNIKOV
Para muitos, é considerado o maior bailarino de todos os tempos. Nascido na Letônia, iniciou seus estudos em ballet clássico na escola de São Petesburgo, até entrar para o Kirov Ballet, em 1967.
Já dançou diversos papéis principais em vários balés e foi protagonista na campanha que aconteceu no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, para fazer o ballet clássico ser novamente parte da cultura popular.
Provavelmente, Mikhail Baryshnikov é o bailarino mais influente de nosso tempo.


1. RUDOLF NUREYEV
Segundo o Listverse, Baryshnikov pode ter conquistado o coração dos críticos e dos seus colegas do meio da dança. mas foi Nureyev quem conquistou multidões de milhões de pessoas. Alguns dizem que foi o primeiro superstar do mundo da dança, depois de Nijinsky em 1909.
Russo, tornou-se solista do Kirov Ballet aos 20 anos. Sua vida pessoal tornou-se um problema para as autoridades soviéticas, fazendo com que pedisse asilo na França.
Críticos dizem que sua técnica não supera à de Baryshnikov, mas seu carisma e sua entrega conquistaram multidões.
Infelizmente, Nureyev foi uma das primeiras vítimas do vírus HIV, morrendo em decorrência da doença em 1993.



Para ver a postagem original da lista na Listverse (em inglês), acesse.



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sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Dia das Crianças

                 

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras. Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor-de-rosa, cheio de pipocas.
Ser criança é olhar e não ver o perigo. Ser criança é sorrir e fazer sorrir. Ser criança é chorar sem saber por quê.
Ser criança é querer ser feliz. Ser criança é se esconder para nos preocupar. Ser criança é errar e não assumir o erro.
Ser criança é pedir com os olhos. Ser criança é derramar uma lágrima para nos sensibilizar. Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se fácil com um simples sorriso. É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto. É nos ensinar que, para sermos felizes, basta apenas olharmos para uma criança.

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