quarta-feira, 15 de junho de 2016

Anatomia da sapatilha de ponta.

Oi Gente

Hoje vamos entender um pouco sobre a anatomia da sapatilha de ponta....



1- Plataforma da ponteira.
2- Extremidade das pregas ou plissados.
3- Sola externa.
4- Costura do corpo ou cintura da sapatilha.
 5- Calcanhar.
6- Compartimento que cobre os dedos do pé. O comprimento desse compartimento é a distância entre o nó do cordão e a extremidade superior do compartimento. Alguns fabricantes europeus definem esse comprimento como a distância entre o nó do cordão e a extremidade das pregas ou plissados.
 7- Pregas ou Plissados. Uma área abaixo do compartimento onde o cetim é pregado ou plissado para ficar sob a sola.
8- Suporte da sapatilha.
 9- Sustentação da ponta.
10- Bloco endurecido ou ponteira. Feito de camadas de cola e tecido que envolvem os dedos do pé. Alguns fabricantes utilizam gesso.
 11- Laço ou nó do cordão.
12- Cordão de ajuste. Cardaço costurado internamente ao redor da sapatilha até a emenda traseira.
13- Parte interna da sola.
14- Emenda traseira e sustentação do cordão de ajuste.

Fonte: https://dancetatusquer.wordpress.com

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terça-feira, 14 de junho de 2016

Como aumentar a durabilidade da Sapatilhas de Ponta.



             


Oi Gente!

O post de hoje eu vou falar sobre alguns dos cuidados básicos para quem esta começando a ponta e não sabe como cuidar de suas sapatilhas.

1- Alterne os pés das sapatilhas
Todo mundo já sabe que as sapatilhas de ponta não tem pé direito e esquerdo. Portanto, trocar os pés a cada aula pode dobrar sua vida útil, principalmente quando um pé é mais forte que o outro. Isso só não poderá ser feito se houver uma diferença anatômica muito grande entre o pé direito e o pé esquerdo. Caso contrario, alternar os pés é recomendado.

2- Conserve com cuidado
Algumas bailarinas simplesmente jogam a sapatilha dentro da bolsa e as deixam assim.
Após fazer o controle da umidade, dobre o calcanhar e enrole as fitas nele. isso preserva o formato da sapatilha e das fitas.
Se mantiver as sapatilhas guardadas por um longo período de tempo, tome cuidado para que elas não sejam corroídas por insetos. Sim isto acontece! Neste caso, mantenha as sapatilhas em lugar bem frio durante o inverno e bem seco durante o verão. A umidade possibilita crescimento de fungos e proliferação de insetos.

3-Faça um rodízio
Se puder, utilize sempre dois pares de sapatilhas em esquema de rodízio. Enquanto realiza o controle de umidade de um par, você utiliza o outro em sala de aula. Alterne as sapatilhas a cada aula e troque após um hora de uso durante os ensaios. O rodízio das sapatilhas aumenta seu tempo de vida em 50%.

4- Controle a umidade
Durante as aulas, os pés suam bastante e a umidade diminui vertiginosamente a durabilidade da sapatilha,pois o material utilizado é bem absorvente. Primeiro, evite utiliza-las sem a meia-calça.
Algumas bailarinas fazem isso sem saber que suas sapatilhas correm risco. Após a aula preencha a caixa da sapatilha com papel toalha. Quando chegar em casa, pendure as sapatilhas em local ventilado. Não se esqueça de desfazer as rugas do cetim durante a secagem. A secagem deve durar um dia inteiro dependendo da temperatura do ambiente.


Fonte: http://gabrielanatero.blogspot.com.br/
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segunda-feira, 13 de junho de 2016

Você pode quebrar as regras do ballet?


                        Resultado de imagem para ballet class

Oi Gente !

Imagine isto: Você passou toda a sua vida trabalhando para manter seus quadris perfeitamente em arabesco. Mas um dia você vai ter aula com um professor novo, e ele não só diz que não há problema em abrir o seu quadril, mas você deve. Você começa a mover-se com mais liberdade, e são surpreendidos com o comprimento de sua linha. Mas você também se pergunta, todos os meus professores que disseram que isso é errado? Será que eles estavam errados?

Em uma forma de arte em que as regras são definidas para manter a técnica, estilo e segurança dos dançarinos, que pode ser confuso para ouvir ideias opostas de diferentes professores. Mas o raciocínio por trás desses princípios debatidos geralmente não são preto e no branco. Cabe a você a saber quando a segui-los, e quando  romper.

1) Os saltos devem sempre tocar o chão em demi-plié.
Quase todos os professores vão dizer que os saltos devem tocar o solo em plié. Ele permite que você tenha mais força, enquanto o alongamento do tendão de Aquiles vai proteger os tornozelos. Se um bailarino desenvolve o hábito de não relaxar completamente no chão, ele está mais propenso a lesões nas articulações e dores nas canelas.

Quando assistimos dançarinos profissionais de perto, você verá que às vezes ele simplesmente não acontece. "Sr. A coreografia de Balanchine era tudo sobre a movimentação grande e rápida, e é apenas a realidade de que você está se movendo de posição para posição tão rapidamente que os saltos não descem ", diz Darleen Callaghan, diretor do Miami City Ballet School. Não é coincidência que Balanchine coreografia é normalmente reservado para dançarinos avançados, cujos tornozelos já estão bem desenvolvidos, e que têm a base técnica necessária para apoiar as articulações ao aterrar e fazer a transição rapidamente.

A linha inferior: Abrace seu plié, que se esforça para obter os calcanhares para baixo. Mas tudo bem se determinada representante chama para algo um pouco diferente.

2) Não use sapatos de ponta na barra.
Os professores argumentam que o uso de sapatilhas de balé na barra  ajudam os dançarinos articular e desenvolver os pequenos músculos dos pés. "Quando você usar sapatilhas de ponta na barra você está perdendo muitos pequenos passos, especialmente de rolamento através ponta e sentindo-se todos os cinco dedos do pé no chão", diz Stanislav Issaev, membro do corpo docente da Academia Kirov de Ballet em Washington, DC.

Mas há aspectos positivos para o uso de sapatos de ponta, também. "Ela fortalece os pés, abdominais, isquiotibiais", diz Shelly Energia, diretor da Houston Ballet Academy. "É um jogo totalmente diferente quando você tem sapatilhas de ponta em no centro-usá-las na barra está ficando que o controle muscular pronto."

A linha inferior: Pense sobre o ensaio que você tem que se preparar para, e que iria beneficiar você mais. Independentemente do que você escolher, aquecer os pés antes de começar na barra

3) Vire somente para fora a partir dos quadris.
Forçando afluência empurrando seus pés em um antinatural quinta posição-é perigoso para os tornozelos e joelhos. Mas, na realidade, uma pequena quantidade de rotação deve vir de parte inferior das pernas. Um artigo publicado pela Associação Internacional de Dança Medicine & Science (IADMS) diz que "em média, 60 por cento da taxa de participação é criado pela rotação externa do quadril. Vinte a 30 por cento de afluência pode então emanar do tornozelo, com a percentagem remanescente criado pela tíbia e a articulação do joelho ".

Os professores dizem aos alunos que abram para fora apenas a partir dos quadris porque dançarinos podem facilmente se empolgar e empinar seus pés em posições inseguras. Ao mesmo tempo, pensando apenas em rotação do quadril não permite que você para realizar o seu potencial máximo. "O comparecimento está fora da zona de conforto, e às vezes as pessoas pensam que está forçando", diz Issaev.

A linha inferior: Pense participação como a partir dos quadris, ao invés de viver não exclusivamente. "Rotação começa no encaixe do quadril, mas se estende para baixo do fémur no joelho, perna e pé", diz Callaghan. "Ele se envolve muito mais do que os músculos glúteos. É uma rotação total da perna, suportado pela musculatura, especialmente a parte interior da coxa e da perna traseira ".

Para ajudar a envolver músculos, pode-se  recomendar andar na barra, o que dá dançarinos o sentimento de participação total da perna, sem qualquer perigo de usar a palavra para ajustar as articulações.

4) Não abra os quadris em arabesco.
A maioria dos professores vai concordar que você deve se esforçar para perpendicularidade em todas as posições, porque é em última análise, o mais correto. "Você tem que se certificar de que a perna de apoio é muito forte antes de abrir o quadril", diz Callaghan. "Mas se você tem um aluno de nível superior que tem uma perna de apoio forte, de centro forte e tudo está  correto, então ele pode começar a abrir essa linha arabesco bonito."

Mesmo os professores Vaganova que elogiam perpendicularidade dizer que há um grau aceitável de abertura do quadril com base no seu tipo de corpo. "Seria ótimo se todos fosse construído como Zakharova, mas a maioria de nós tem limites e você tem que trabalhar com eles", diz Issaev. "É pequenas concessões, um pouco aqui, um pouco ali."

A linha inferior: Uma vez que você tem uma base sólida, tem a liberdade suficiente para que você possa mover um pouco mais e alcançar um movimento correto, mas esteticamente agradável.

Fonte: http://dancemagazine.com/inside-dm/should-you-break-these-ballet-rules/

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sexta-feira, 10 de junho de 2016

Nutricionista ensina a dieta das bailarinas de NY.

     
                                   

Oi Gente!

Uma alimentação equilibrada e baseada em frutas, vegetais, proteína e grãos integrais forma o cardápio das dançarinas americanas. Mas os doces também são permitidos.

CAFÉ DA MANHÃ
Para começar o dia com o pé direito, Joy Bauer, nutricionista do New York City Ballet, aconselha as bailarinas e ficarem bem longe da tigela de cereais. "Esqueçam os cereais açucarados, eles são feitos basicamente de carboidratos que aumentam os níveis de açúcar no sangue, o que provoca mais fome horas depois", afirmou ao site "Byrdie". Além disso, não é uma boa ideia beber suco de furtas e alimentos que levam margarina.
Para um café da manhã digno de uma bailarina profissional, Bauser sugere lançar mão da dupla dinâmica: proteína e fibras. "A proteína é benéfica para as células do cérebro e acelera o metabolismo, além de te deixar satisfeita até o almoço". As sugestões que ela dá são ovos, iogurte natural, granola, e até mesmo sobras de frango e vegetais do jantar da noite passada.
SOBREMESA
Quando o desejo por doce surge com força, Bauer recomenda às bailarinas um sorvete de banana com chocolate, torta de limão ou um brownie. "Frutas congeladas também são outra opção, pois lembram sorvete italiano, mas sem todo o açúcar!", disse. Ela aconselhou ainda não evitar completamente as sobremesas, desde que a dieta na maior parte do tempo seja balanceada. "Eu promovo e sigo a filosofia 90/10. Coma direito em 90% do tempo e deixe os outros 10% para besteiras", afirmou. "Seja seletiva, tenha cuidado com as porções, e saboreie cada mordida. Sem arrependimentos".
JANTAR
"Pelo fato de as dançarinas seguirem uma dieta light durante o dia para minimizar o inchaço  enquanto ensaiam, o jantar tende a ser mais pesado", explicou Bauer. No entanto, uma refeição noturna deveria ser balanceada que deve conter: proteína para a recuperação dos músculos (frango, peixe, lombo de porco, lentilhas e tofu), vegetais antioxidantes para aliviar a dor (brócolis, pimentão e cenoura) e grãos integrais para reabastecer o organismo para o dia seguinte (quinoa, arroz e macarrão integrais).
Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com


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quinta-feira, 9 de junho de 2016

10 truques que 3 bailarinas usam para não ficarem inchadas





Oi Gente!
Bailarias são conhecidas sempre por seus movimentos graciosos, equilíbrio, postura e, claro, físico forte e sequinho. Além dos ensaios e treinos constantes e alimentação balanceada, elas também possuem alguns truques para manter a silhueta em forma. Confira as dicas de como nunca ficar inchada, segundo reportagem da revista“Cosmopolitan”, baseadas em depoimentos de Isabella Boylston, Linda Celeste Sims e Helen Bowers, três das mais conceituadas bailarinas do mundo:

Evitar o inchaço: truques de bailarinas

1. Aposte em um café da manhã rico em nutrientes que vá garantir concentração e saciedade ao longo do dia. Ovos com torradas, por exemplo, é uma combinação com boas doses de energia e proteínas.
2. Garanta um bom tempo para digerir as refeições antes de uma atividade física ou esforço. Comer cerca de 4 horas antes evitam inchaço e até mesmo cãibra no estômago.
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3. Comer uma ou duas bananas como lanchinho para reabastecer o organismo é uma boa dica para evitar o inchaço e ainda afastar a fome fora de hora.
4. Manter o corpo hidratado bebendo grandes quantidades de água ao longo do dia é essencial para uma boa digestão e combater a retenção de líquidos que provoca inchaço.
5. Coma proteínas com saladas, e nunca com amido. Esta é uma das dicas das bailarias para combater o inchaço e a má digestão.
6. Além de garantir força muscular e equilíbrio, a prática de pilates também pode ajudar a evitar o inchaço.
7. Sempre que puder, coma alimentos crus, que são mais facilmente digeridos pelo organismo.
8. Combater o estresse e não ficar demasiadamente preocupada com o peso também ajuda para o bem-estar físico. Em vez de ficar pensando nas coisas que não pode comer, concentre-se em verificar a grande opção de alimentos saudáveis que podem fazer parte do seu cardápio.
9. Evite alimentos que altamente processados ​​ou ricos em sódio. Reduzir a quantidade de sal no prato também contribui no combate ao inchaço.
10. Coma alimentos anti-inflamatórios, como salmão, frutas vermelhas e vegetais, se quiser se sentir saciada sem adicionar peso extra de água no corpo, que é a origem do inchaço.
Fonte: http://www.bolsademulher.com
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quarta-feira, 8 de junho de 2016

Requisitos para ser um professor de dança


                                                   

Oi Gente!

Talvez você sonhe em trabalhar em um estúdio de dança com piso de madeira, ajudando jovens bailarinas e ensinando piruetas ou "demi-plié" na barra. Ou, talvez você queira trabalhar com dançarinos profissionais e coreografias complexas, antes deles se apresentarem em um grande show. Não importa o tipo de dança que você escolher, há um fascínio sobre tornar-se professor de dança, que combina a paixão pelo movimento com o desejo de ensinar aos outros. Saiba quais os requisitos que os professores de dança devem atender para trabalhar profissionalmente.


Experiência

Talvez mais importante que um diploma universitário ou certificado profissional, professores de dança devem ter experiência para ter sucesso na sua profissão. Se você estudou dança quando criança, completou estágios em estúdios locais e percorreu o mundo como um dançarino profissional, o conhecimento e experiência adquiridos tornaram-se experiências valiosas. Desde compreender os princípios de segurança e alinhamento para a criação de uma coreografia até como manter a disciplina dentro de um estúdio, a experiência ajuda os profissionais na transmissão de conhecimentos e dicas relacionadas à dança. Muitos estúdios, companhias e academias de artes plásticas consideram a experiência anterior um requisito básico para o ensino da dança.


Formação

Embora não seja necessariamente uma exigência, os professores de dança podem optar por estudar em um ambiente acadêmico e fazer um curso universitário de quatro anos de duração de dança ou artes plásticas. Você pode aprender sobre a história da dança, coreografia, preparação de uma apresentação e participação em performances de dança. As escolas podem oferecer especializações em um tipo de dança (por exemplo, balé) ou exigir que os alunos tenham aulas introdutórias em vários tipos de dança, incluindo jazz, sapateado, moderna, folclórica e dança para musicais. Estudantes universitários desses cursos provavelmente serão obrigados a participar de espetáculos e apresentações.

Licenciamento

Alguns instrutores de dança podem optar por aumentar a educação formal e experiência na área com o licenciamento profissional. Embora não sejam obrigatórias, licenças profissionais ajudam a demonstrar que você leva seu trabalho a sério. Antes de comprometer seu tempo e dinheiro com academias que oferecem esse tipo de formação ou certificado, peça referências à antigos estudantes ou ligue para estúdios de dança ou companhias que você conheça e respeite para perguntar se reconhecem ou aprovam o programa de licenciamento. Para tornar-se um professor de dança em uma escola pública licenciada, você vai precisar passar pelo curso tradicional de formação de professores e entender o currículo escolar, processos de instrução e avaliação, antes de completar os requisitos necessários para ensinar. Caso você não possua tais requisitos, professores de dança da comunidade podem ensinar nas escolas públicas sob a supervisão de um professor credenciado. Você provavelmente vai ser solicitado a fazer uma verificação de antecedentes e teste cutâneo para tuberculose antes de ser autorizado a trabalhar com os alunos.

Seguro de Responsabilidade Civil

Estúdios de dança podem exigir dos professores um seguro de responsabilidade civil, antes que eles comecem a interagir com os alunos. Compre sua própria apólice de seguro e solicite que o estúdio de dança exija que todos os participantes assinem um documento de responsabilização antes de participar das atividades. Nunca tente diagnosticar uma lesão resultante da aula de dança de um aluno. Sempre aconselhe os estudantes a fazer uma pausa quando os desafios físicos forem excessivamente intensos.
Fonte: http://www.ehow.com.br
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terça-feira, 7 de junho de 2016

Dicas de posições dos braços e mãos



Oi Gente !

Os braços são importantíssimos no ballet. Eles devem ser a moldura que completa o quadro de figuras dançantes, assim, valem pelo detalhe, pelo acabamento, pela qualidade da obra de arte.

As posições dos braços, porém, causam muita polêmica, pois cada escola tem uma maneira de nomeá-las. Aqui, você vai poder conhecer as posições de cada uma delas, e saber como executá-las corretamente.

Royal Academy of Dancing

Bras bas: os braços devem estar descontraídos, um pouco adiante do corpo e pouco dobrados nos cotovelos, com os dedos continuando a curvatura dos braços para criar um formato oval. Não se esqueça de relaxar os ombros, manter os polegares próximos dos outros dedos e procurar não mostrar as costas das mãos








Demi seconde: posição preparatória aonde os braços são mantidos do lado do corpo, um meio termo entre 2ª posição e bras bas



1ª posição: os braços fazem um desenho oval à frente do corpo, sendo que as mãos
 devem estar curvadas na altura do estômago. Lembre-se de relaxar os ombros, sustentar os cotovelos e virar as palmas da mão para si







2ª posição: abra bem os braços, porém mantenha-os ligeiramente na frente dos ombros. Eles devem estar relaxados e um pouco curvos, porém não deixe os cotovelos caírem. As mãos devem estar voltadas para frente e os dedos flácidos e flexíveis



3ª posição: é uma fusão da 2ª com a 1ª, ou seja, cada braço fica em uma posição.










4ª posição: esse é uma fusão da 2ª com a 5ª. Enquanto um braço está um pouco recurvado ao lado, o outro está ligeiramente adiante da cabeça, também fazendo uma graciosa curva (veja quinta posição). Lembre-se de sua postura!






5ª posição: os braços devem estar fazendo um desenho oval um pouco adiante da cabeça, emoldurando o seu rosto. Não levante seus ombros, e mantenha as palmas das mãos voltadas para você.









Vaganova (método russo)


Bras bas: mesma coisa no método da RAD
1ª posição: também corresponde ao método da RAD
2ª posição: mesma coisa da RAD
3ª posição: corresponde à 5ª posição da RAD

Cecchetti (método italiano)

 posição: os braços são curvados e mantidos dos lados com as pontas dos dedos apenas tocando as coxas
2ª posição: corresponde ao método da RAD
3ª posição: um braço permanece em bras bas enquanto o outro está em demi seconde
4ª posição en avant: corresponde à terceira posição da RAD
4ª posição en haut: corresponde à quarta posição da RAD
5ª posição en bas: é o bras bas da RAD
5ª posição en avant: mesma coisa da primeira posição da RAD
5ª posição en haut: quinta posição da RAD

Escola francesa

1ª posição: corresponde ao RAD
2ª posição: corresponde ao RAD
3ª posição: corresponde à quarta posição da RAD
4ª posição: corresponde à terceira posição da RAD
5ª posição: mesma coisa da RAD



Além disso, é bom lembrar que as mãos também são importantíssimas. Se elas não estão bem posicionadas, os braços estão completamente acabados. Assim, nunca se esqueça de:

1) Mantê-las naturais e sem tensão. Os dedos devem estar agrupados com delicadeza e suavidade. Também nunca deixe as mãos caírem, principalmente na 2ª posição.

2) Há também a posição allongé, onde os dedos são abertos e a palma da mão é virada delicadamente para baixo


Fonte:  http://planoballet.blogspot.com.br


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