segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Hoje é dia da Nutricionista, então dicas de nutrição para os Bailarinos




Oi Gente !

Hoje é dia da Nutricionista! 

E entre as nossas amigas bailarinas temos a  Dra. Danielle Fava que é nutricionista e bailarina, e para comemorar o dia desses profissionais pedimos a Dra. Danielle algumas dicas de nutrição, que seguem no texto abaixo:

Bailarinos precisam de uma alimentação saudável e equilibrada para que possam ter bom desempenho nos treinos e ensaios, bem como evitar a fadiga muscular e lesões.


Recomendações gerais:
- Não pule refeições. Fazer atividade física em jejum prejudica a saúde, piora o desempenho e aumenta o risco de lesões;
- Consuma alimentos ricos em carboidratos como pães, arroz, cereais e massas, dando preferência aos integrais pois são mais nutritivos e fornecem energia de forma contínua. Essa energia liberada lentamente dá mais força e ânimo para dançar;
- Procure se manter sempre bem hidratado, principalmente nesta época de calor.
- Consuma pelo menos 3 fontes de cálcio por dia. Esse nutriente é extremamente importante para o metabolismo, auxiliando no controle do peso corporal e para a contração muscular;
- Consuma 3 frutas diferentes diariamente e coloque salada no seu prato. São esses alimentos que vão dar o aporte necessário de vitaminas e minerais;
- Evite alimentos ricos em gorduras, frituras, açúcar e doces em excesso, biscoitos recheados, refrigerantes e sucos artificiais ou industrializados.


Antes das aulas
- Faça um lanche leve, contendo preferencialmente uma fruta e uma fonte de carboidrato (granola, cereal tipo Nesfit®, barra de cereal, biscoito simples com geléia ou farelo de aveia).

Durante as aulas
- Procure beber água a cada 15 ou 20 minutos;
- Caso a duração da aula seja superior a 1 hora, procure consumir uma barra de cereal ou uma fruta no intervalo.

Após as aulas
- Consuma um lanche rico em proteína magra (iogurte desnatado, peito de peru, queijo branco, peito de frango ou ovo) associado a uma fonte de carboidrato como pão integral, torrada multigrãos, granola, etc.
- Associe ao lanche um suco de frutas. O suco de laranja é excelente para este momento pós-treino.


Antes do Festival
- Nos dias anteriores ao festival, procure ingerir bastante carboidratos complexos (arroz integral, macarrão integral, pão integral, biscoito integral, torrada integral). Evite os alimentos ricos em gordura, chá, café e bebidas alcoólicas.


No dia do Festival
- Evite exagerar na quantidade de alimentos;
- Evite alimentos muito condimentados ou desconhecidos;
- A refeição sólida deve ser efetuada 4 horas antes de dançar e não deve conter frituras e gorduras;
- Mastigue bem os alimentos e faça a refeição em um local calmo;
- Procure não consumir alimentos que são formadores de gases (repolho, brócolis, couve flor, batata doce, pão, etc.)


Após o Festival
- Consuma bastante líquidos e prefira alimentos como legumes, frutas e pães.
- O uso de suplementos pode ser necessário e depende de uma avaliação individual.

Procure um nutricionista!

E se quiser saber mais, seguem os contatos:

Dra. Danielle Fava
Rua Antonio de Oliveira, 323 – Chácara Santo Antônio - São Paulo
Tel: (11) 2864-9273 / (11) 9 7481-7409 
Email: dradaniellefava@gmail.com 
Site: www.daniellefava.com.br


Instagram: moda_ballet
Facebook: facebook.com.br/modaballet.com.br
Loja física: Rua Barão Duprat, 250 – Galeria 13 – Santo Amaro – São Paulo
Fone: (11) 3530-3024

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