sábado, 14 de novembro de 2015

Je suis Paris

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sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Sexta-feira 13 - Danse Macabre 2010 ( Saint-Saëns )

Oi Gente ! 

Hoje é Sexta- feira 13 ! Eu interessante este vídeo "Danse Macabre" pra quem gosta de música erudita segue abaixo o vídeo.


                  

Um pequeno resumo do autor da música
Charles-Camille Saint-Saëns (Francês: [ʃaʁl kamij sɛ̃sɑ̃s]; 9 de outubro de 1835 – 16 de dezembro de 1921) foi um compositor francês, organista, maestro e pianista da Era Romântica. Seus trabalhos mais conhecidos incluem Introdução e Rondo Capriccioso (1863), o Concerto Segundo Piano (1868), o Primeiro Concerto para Violoncelo (1872), Danse Macabre (1874), a ópera Sansão e Dalila (1877), o Terceiro Concerto para Violino (1880), a Terceira Sinfonia (órgão) (1886) e o Carnaval dos Animais (1887).
Saint-Saëns era um prodígio musical, fazendo seu próprio concerto com 10 anos de idade. Depois de estudar no Paris Conservatoire, ele seguiu uma carreira convencional como organista de Igreja, primeiro em Saint-Merri, Paris e, em 1858, La Madeleine, a Igreja oficial do império Francês. Depois de deixar o cargo vinte anos depois, ele atuou como um livre pianista e compositor, na França, Europa Continental, Império Britânico, e Américas.


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Corpos, quantos você tem ?



                        


Oi Gente!

Quando falamos em corpo é errôneo considerar apenas o aspecto físico. O corpo além de cumprir suas funções vitais é também uma fonte dinâmica e inesgotável de memórias, identidades e emoções. Qual é a história do seu corpo? Certamente não é a mesma que a minha. Nem mesmo a do seu irmão gêmeo. Cada sensação que passa pela experimentação corpórea é tão peculiar quanto individual desde o ventre materno.
Podemos de maneira sucinta pensar em pelo menos três formas de considerar o nosso corpo:

Corpo biológico

Engloba nossa fisiologia, a estrutura funcional de células, órgãos e sistemas. Também envolve a nossa genética, e os nossos traços. Por exemplo: loiro, moreno, longilíneo, cabelos lisos, anelados. Nosso corpo biológico pode ser mudado "até certo ponto". Ou seja, pode-se mudar a cor do cabelo ou o tipo, mas não se pode diminuir a estatura. O corpo biológico a grosso modo é uma "máquina" e que precisa de constante manutenção. Isso não quer dizer que ele necessite apenas de exercícios físicos, mas também de uma boa qualidade de alimentação e sono.

Corpo social
Podemos considerar aquela parte de nós que sofre influência do convívio social, da interação, da cultura e da educação. Ai se incluem por exemplo, aquilo que seu corpo aparenta na idade, no comportamento sexual, por sua classe, por localização geográfica, pela época, pelo seu jeito de vestir, por sua profissão. Ou seja, você se apresenta ao mundo de uma forma e esta maneira diz alguma coisa sobre sua origem, comportamento, educação e até sua filosofia de vida.

Corpo emocional:
O corpo é por natureza expressivo. Por ele podemos não só sentir como também perceber e interpretar estados emocionais. O corpo fala pela postura, pelos gestos, pelas expressões faciais, pelo tom de voz. É fácil por exemplo supor quando uma pessoas está triste ou impaciente.

Podemos pensar ainda em várias outras formas de considerar o corpo, por exemplo, o ' corpo espiritual', ou seja, aquela parte de nós que engloba nossas crenças.
A grande questão aqui é perceber e entender o próprio corpo como uma entidade complexa e multifacetário. 



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quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O processo criativo em dança

                     


Oi Gente

Já diz o ditado que todo trabalho depende de 1% de inspiração e 99% de transpiração. E disto, sem dúvidas, não escapa o processo criativo. Criar em arte é um trabalho como outro qualquer. Nem sempre as idéias e a maneira de concretizá-las vem facilmente, aliás, as mais primorosas obras, sempre deram muito trabalho.
O processo criativo geralmente envolve algumas etapas que são: Momento de observação, momento de inspiração, produção/lapidação e apresentação.


O que criar?
Como criar?
Por quê criar?

Estes são alguns dos questionamentos pertinentes ao artista-criador. Nem todos seguem o mesmo caminho, criar é um universo bem particular e depende muito da individualidade, experiência e talento do criador. É importante saber: O que te motiva? ou o que motiva seus bailarinos? Podem ser muitas coisas, pode ser uma coisa só. Um poema? Uma cena cotidiana? Uma música? Um objeto? Não há regras.
O gênio do Teatro, Constatin Stanislavsky diria:

(...) 'Como se pode ensinar ás pessoas pouco observadoras a perceberem o que a natureza e a vida estão tentando mostrar-lhes? Antes de mais nada é preciso ensinar-lhes a olhar, a ouvir, a escutar. Esses hábitos elevam-lhe o espírito e despertam sentimentos que deixam traços profundos na sua memória e emoções. Toque uma pequena flor, uma pétala, uma teia de aranha. Trace um gelo na vidraça. Procure expressar por palavras o que existem nestas coisas. Pense no que te dá prazer.(...)'

A organicidade da criação é também uma das chaves de seu sucesso. É preciso sentir-se bem fazendo. E isso não exclui e de modo algum a parte técnica. É possível fazer um trabalho que parte da fisicalidade, como ballet clássico e ser orgânico. Isto é, o artista ter consciência e prazer em dançar. É também possível realizar um trabalho aparentemente "livre" e que seja massante.
Por fim, vale ressaltar que antes de levar ao palco um produto final, o artista-criador, realmente sério precisa vivenciar uma etapa longa e indispensável - o processo - que inclui estudos, pesquisas, experimentações,criatividade e muitos ensaios!
Dica de Criação: Feche os olhos. Coloque um figurino. Pegue um acessório. Imagine uma música. Se solte. Seja inusitado, repense. Reinvente.


A fórmula da criatividade é pensar de maneira diferente sobre aquilo que já foi pensado.


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terça-feira, 10 de novembro de 2015

Coisas que só quem é bailarina entende....


Oi Gente

Bom, tem situações que apenas nós mesmas para entender. Então, se você é ou foi (como eu) bailarina, é dançarina, curioso, alheio ou desses que diz essas frases  e  continua lendo! Vamos falar de coisas que toda a bailarina passa... Bora!

 "Você sabe fazer 'espaguete'?"
Espaguete. espacate, espacato... são tantas as variações de nomes dados para ogrand écart (sim, esse é o nome). Agora, qual bailarina ou dançarina que nunca ouviu isso? E olha que geralmente é a primeira que fazem.

 "Preciso ir no banheiro, e agora?"
Antes de subir no palco, tudo bem, tranquilo, ainda faltam três coreografias para você se apresentar. Agora faltam duas. Agora faltam 30 segundos. E agora parece que a sua bexiga vai estourar... af! 

 "Ballet me dá sono. Acho tão chato. Como você consegue gostar?"
Gente, só eu que tento com todas as minhas forças não matar quem me diz isso? Eu penso, respiro, olho pra cima, pra baixo, concordo com a cabeça e digo: "hmmm, já me disseram isso antes." NÃO SOU OBRIGADA A NADA! 
                                                     
Você sempre tem o seu jeitinho de deixar a sapatilha de ponta mais confortável.                      
Mesmo que os outros pensem que você está, na verdade, a destruindo.

 Você gasta esparadrapo como ninguém!
             

Seus pés não são um exemplo de beleza. Ossos do ofício.                     
                 
Mas quem liga? A dança recompensa e o "lava pés" com água quente deixa tudo menos dolorido.

E pensa que é só o pé que dói? Bem, você nunca deve ter experimentado aquela sensação de ter um grampo perfurando o seu cérebro.
        
E precisar continuar sorrindo e fingindo que nada está acontecendo em cima dos palcos.

 Seu lema? "Cair, tudo bem. Desistir? Jamais!".
           
Sincronia: ou você tem, ou você não tem.
        

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segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Saiba mais sobre a carreira em Dança

                



Oi gente

Muito além de atuar como bailarino , o profissional de Dança encontra oportunidades de emprego como coreógrafo, produtor artístico, professor e até crítico. Entenda um pouco mais sobre a carreira em Dança, como está o mercado de trabalho para este profissional e onde cursar a graduação.

O profissional da área de Dança conhece técnicas de movimentação corporal como ritmo, equilíbrio, alinhamento e controle respiratório. Ele utiliza essas técnicas para criar  e executar coreografias em espetáculos de dança, teatro, shows, etc.

A carreira acadêmica é bastante procurada por estes profissionais. Ao término da graduação em Dança, o profissional está apto a ministrar aulas de Educação Artística para o ensino formal (ensinos fundamental e médio da educação básica). Pode também atuar como professor ou instrutor de Dança em cursos livres, academias e até hotéis e resorts.

Muitos jovens buscam a carreira de bailarino ou dançarino tradicional e popular. Como o mercado de trabalho é mais restrito para este profissional, alguns bailarinos optam por desempenhar outras atividades profissionais, como a produção artística de espetáculos, escrever críticas na área de Dança ou até mesmo atuar como dramaturgo.

Na área de gestão, um profissional formado em Dança pode atuar em diversas etapas da organização de espetáculos de Dança. Desde a captação de recursos necessários para montar o espetáculo até a escolha do figurino, passando por definição de som e iluminação, contratação de bailarinos, administração do orçamento, construção do cenário e definição de local para os ensaios.

Perfil do profissional formado em Dança
O profissional de Dança trabalha essencialmente com a expressão corporal. Gostar de se movimentar e explorar os limites do corpo são características desejáveis para este profissional.
Sensibilidade estética e gosto pelas Artes em geral são características que auxiliarão este profissional em atividades como a criação de coreografias e a direção de espetáculos.Quem opta por trabalhar como instrutor de Dança ou professor deve desenvolver boa capacidade de comunicação.



Mercado de trabalho para quem faz Dança
As melhores oportunidades de trabalho para profissionais da área de Dança estão em grandes centros urbanos onde exista forte concentração de atividades culturais.
Quase todos os espetáculos musicais, montados para o teatro ou para a TV, exigem a presença de profissionais da Dança, que podem atuar como bailarinos, coreógrafos ou diretores.
Os profissionais que optam pela carreira acadêmica encontram boas oportunidades também em locais mais afastados dos grandes centros. Além das escolas de Dança e academias, este profissional pode lecionar em escolas de educação básica, que enfrenta grande carência de professores em todas as áreas de ensino.

Sobre o curso superior em Dança
Ainda são poucas as universidades que oferecem o curso superior em Dança. A maioria dos cursos confere o grau de licenciatura, mas também é possível encontrar a graduação de bacharelado.
O curso apresenta várias disciplinas práticas, nas quais o aluno aprende diversos estilos de dança e técnicas de movimentos corporais.
A estrutura curricular do curso apresenta também muitas disciplinas teóricas sobre outras manifestações artísticas além da Dança, como por exemplo: Teatro, Fotografia e Produção Artística.

Confira algumas das principais faculdades que oferecem o curso superior em Dança:
Universidades Privadas:
Universidade Estácio de Sá (UNESA) 
 Universidades Públicas:

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sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Como fazer um salto de lado no Ballet


                 

O pulo de lado, também conhecido como o salto de lado, é um movimento complexo de balé no qual você corre para a frente e salta no ar, movendo-se para os lados enquanto você estende ambas as pernas em uma abertura horizontal perfeita. Este é um salto de lado que é semelhante com o grand jeté e também para um arabesque no ar. Este movimento requer coordenação, sincronismo e flexibilidade, onde você não pode terminar com sucesso sem a capacidade de executar uma abertura total no chão. Você pode praticar seus saltos de lado, conseguindo a aproximação, o salto e a aterrissagem corretas, trabalhando então para aumentar a altura e a extensão da perna ao longo do tempo

1- Fique na primeira posição do balé e se prepare para a aproximação da corrida.
2 -Faça um grande plié na sua quarta etapa, com o pé esquerdo para a frente. Isso lhe dará a força necessária para saltar.
3- Salte para o ar e gire o seu corpo para a direita, com sua perna direita estendendo-se para fora.
4 - Estenda a sua perna esquerda para fora para completar a separação, assim como a sua perna direita lança o seu corpo em direção ao ar.
5 - Mantenha seus ombros sobre os seus quadris e sua cabeça centrada sobre seu corpo.
6 - Aterrisse sobre os dois pés ao mesmo tempo e continue o resto da sua dança.


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