segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Ballet Moderno


                                    


Oi Gente !

O Ballet Moderno foi pioneiro ao romper as regras clássicas e introduzir novas ideologias na dança.

Nesse período da história da dança, o que vai separar o clássico do moderno não é simplesmente a técnica, mas, também, o pensamento que norteou sua elaboração.

Nos Estados Unidos e na Europa apareceram novos modos de dançar bastante diferentes da tradição clássica em relação aos espaços utilizados, concepção de dança e movimentos do corpo.

Isadora DuncanO embrião da dança moderna é tradicionalmente associado à estadunidense Isadora Duncan (1878-1927), mas na realidade ela nasce quase que simultaneamente em dois países: Estados Unidos, não somente com Isadora, mas também com Loïe Fuller (1862-1928) e Ruth St. Denis (1877-1968), e na Alemanha, com Rudolf Laban (1879-1958) e Mary Wigman (1886-1973).

Duncan e Fuller fizeram sucesso principalmente na Europa. Ruth St Denis e seu companheiro Ted Shawn (1891-1972) criam uma escola de dança na qual se formaram os primeiros grandes mestres da dança moderna nos Estados Unidos.

Mary Wigman representa um movimento coreográfico expressionista que surgiu na Alemanha dos anos 1920. Muitos modernos mantiveram as estruturas formais estabelecidas pelo balé clássico, porém alguns foram em direção a uma técnica de dança mais livre, ou seja, não seguindo uma determinada técnica e conquistando maior liberdade para a escolha dos movimentos. Eles estavam mais abertos às sugestões de um mundo em mudança e às descobertas da arte de seu tempo.

Os primeiros modernos

Loie FullerAs três dançarinas estadunidenses – Duncan, Fuller e Ruth – nasceram em um país onde a dança clássica não tinha uma tradição como na Europa.

A necessidade dos norte-americanos de afirmar sua própria identidade perante a Europa está nas danças de Duncan e St. Denis, que introduzem uma atmosfera de misticismo em suas práticas gestuais. 1880 – Löie Fuller (1862-1928) iniciou sua carreira ainda no século XIX, quando dançava em shows de revista nos Estados Unidos. Sua primeira coreografia foi um espetáculo solo, Serpentine Dance (1890), onde apareceu com efeitos de luzes e com grandes pedaços de seda esvoaçantes, que ela movimentava com bastões amarrados em seus braços. Descobriu o poder da ilusão cênica com projeções luminosas sobre suas vestimentas em movimento.

Fez sucesso principalmente na Europa. Sua influência marcou a arte e a moda dessa época, anunciando a modernidade que brotava na dança.

1904 – Isadora Duncan foi à Rússia e provocou grande sensação, influenciando Mikhail Fokine (1880-1942) em uma nova forma de pensar o balé.
Usava túnicas soltas, inspiradas nas dos antigos gregos, vestimenta que Sallé tentou introduzir dois séculos antes. Dançava com os pés descalços, rejeitando as sapatilhas de ponta usadas no balé, símbolo sagrado da dança clássica. Isadora é considerada uma revolucionária, com grande ousadia. Não dançava com músicas compostas para balé, mas com músicas que geralmente eram tocadas em concertos, o que a maioria dos baletômanos (amantes do balé) era incapaz de compreender/aceitar.

1890 – Ruth St. Denis (1877-1968) iniciou sua carreira com o balé Rhada, baseado em temas orientais. Suas danças revelavam influência da cultura dos países do Oriente e elementos sobre o divino e o sagrado, com iluminação e guarda-roupa minuciosamente elaborados. Ruth casou-se com Ted Shawn (1891-1972), que compartilhou com ela a idéia de dança como religião.

1915 – Ruth e Ted fundaram uma companhia de dança, a Denishawn, onde se formaram muitos dos bailarinos modernos, como Martha Graham (1894-1991) e Doris Humphrey (1895-1958).
Na Europa, suas idéias não foram bem-aceitas, pois seus espetáculos eram apresentados com coreografias que cultuavam os príncipes astecas e as deusas hindus, não afinando com as preferências da geração dessa época. St. Denis ainda teve de enfrentar a concorrência dos “Balés Russos” de Diaghlev, que estavam fazendo muito sucesso nos Estados Unidos naquela época.

1927 - Martha Graham, discípula da escola Denishawn, afastou-se daquela escola para iniciar sua própria carreira, sendo considerada por historiadores a grande profetisa da dança moderna, pois conquistou um verdadeiro espaço coreográfico para essa modalidade de dança.
Fundou a Martha Graham School of Contemporary Dance, onde criou e aperfeiçoou uma técnica que se baseia principalmente em contração e descontração do abdome, técnica de dança que se espalhou por muitos países, sendo utilizada, ainda, por muitos coreógrafos.

1928 – Doris Humphrey (1895-1958), companheira de escola de Graham, saiu da Denishawn School e fundou uma companhia de dança nos moldes do pensamento moderno.
Humphrey teorizou o equilíbrio e o desequilíbrio do corpo humano com quedas e recuperações. Sua arquitetura coreográfica, ou seja, a construção de suas coreografias, não era dramática ou narrativa. Ela dizia que a dança tem dois extremos: em um deles está o completo abandono à lei da gravidade; no outro, a busca do equilíbrio e estabilidade. O drama dos bailarinos está em lutar contra as forças da gravidade e contra a inércia, correndo sempre o risco de perder o equilíbrio. 1932 – O balé clássico se mescla com a dança expressionista nascente na obra do alemão Kurt Joos (1901-1979) A Mesa Verde, na qual pretendeu mostrar a hipocrisia das conferências de paz e os horrores da guerra. Nessa coreografia apresentou alguns trechos de pantomima, que procura refletir a inquietude da época. Essa obra venceu o concurso de coreografia em Paris, no Théätre de Champs Elysées.

1940 – Martha Graham coreografou a peça Letter to the World (Carta para o Mundo), baseada nos poemas de Emily Dickinson e na observação da diversidade cultural de seu país.

1944 – A coreografia de Graham Appalachian Spring (Primavera Apalache), com cenário de Isamu Noguchi e música de Aaron Copland, fez sucesso com o tema sobre os velhos pioneiros dos Estados Unidos.

1957 – Mary Wigman (1886-1973) produz, na escola de Berlim, A Sagração da Primavera. Intérprete de suas próprias coreografias, conseguiu um grande reconhecimento do público com sua violenta carga expressionista. Apareceu como uma personagem perturbadora, tanto na Europa quanto nas Américas. Especialista em papéis fortes, detinha as qualidades essenciais de uma atriz de tragédia, desprezando toda e qualquer forma de candura.

O BALLET MODERNO surgiu no Brasil na década de 1970. Ele preservou o uso das pontas e gestuais ainda próximos do Ballet Clássico. Neste estilo de dança as coreografias começam a ter ideologias diferentes. Não há mais uma história que segue uma sequência de fatos lógicos, mas sim muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos.

Assim, diferentemente do que acontecia no balé clássico, os bailarinos da dança moderna, muitas vezes, eram estimulados a criar, participar de laboratórios que trouxessem sentimentos, idéias e seqüências pessoais para a coreografia. Dessa forma, a dança moderna propiciou radicais transformações em termos de novos padrões de movimentação, possibilidades técnicas, métodos de criação e arsenal conceitual.



Instagram: moda_ballet
Whatsapp: (11) 9.4555.8441
Loja física: Rua Barão Duprat, 250 – Galeria 13 – Santo Amaro – São Paulo

Fone: (11) 3530-3024


sábado, 14 de novembro de 2015

Je suis Paris

Resultado de imagem para simbolo de paris usado por causa do atentado 13/11

Instagram: moda_ballet
Whatsapp: (11) 9.4555.8441
Loja física: Rua Barão Duprat, 250 – Galeria 13 – Santo Amaro – São Paulo
Fone: (11) 3530-3024

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Sexta-feira 13 - Danse Macabre 2010 ( Saint-Saëns )

Oi Gente ! 

Hoje é Sexta- feira 13 ! Eu interessante este vídeo "Danse Macabre" pra quem gosta de música erudita segue abaixo o vídeo.


                  

Um pequeno resumo do autor da música
Charles-Camille Saint-Saëns (Francês: [ʃaʁl kamij sɛ̃sɑ̃s]; 9 de outubro de 1835 – 16 de dezembro de 1921) foi um compositor francês, organista, maestro e pianista da Era Romântica. Seus trabalhos mais conhecidos incluem Introdução e Rondo Capriccioso (1863), o Concerto Segundo Piano (1868), o Primeiro Concerto para Violoncelo (1872), Danse Macabre (1874), a ópera Sansão e Dalila (1877), o Terceiro Concerto para Violino (1880), a Terceira Sinfonia (órgão) (1886) e o Carnaval dos Animais (1887).
Saint-Saëns era um prodígio musical, fazendo seu próprio concerto com 10 anos de idade. Depois de estudar no Paris Conservatoire, ele seguiu uma carreira convencional como organista de Igreja, primeiro em Saint-Merri, Paris e, em 1858, La Madeleine, a Igreja oficial do império Francês. Depois de deixar o cargo vinte anos depois, ele atuou como um livre pianista e compositor, na França, Europa Continental, Império Britânico, e Américas.


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Corpos, quantos você tem ?



                        


Oi Gente!

Quando falamos em corpo é errôneo considerar apenas o aspecto físico. O corpo além de cumprir suas funções vitais é também uma fonte dinâmica e inesgotável de memórias, identidades e emoções. Qual é a história do seu corpo? Certamente não é a mesma que a minha. Nem mesmo a do seu irmão gêmeo. Cada sensação que passa pela experimentação corpórea é tão peculiar quanto individual desde o ventre materno.
Podemos de maneira sucinta pensar em pelo menos três formas de considerar o nosso corpo:

Corpo biológico

Engloba nossa fisiologia, a estrutura funcional de células, órgãos e sistemas. Também envolve a nossa genética, e os nossos traços. Por exemplo: loiro, moreno, longilíneo, cabelos lisos, anelados. Nosso corpo biológico pode ser mudado "até certo ponto". Ou seja, pode-se mudar a cor do cabelo ou o tipo, mas não se pode diminuir a estatura. O corpo biológico a grosso modo é uma "máquina" e que precisa de constante manutenção. Isso não quer dizer que ele necessite apenas de exercícios físicos, mas também de uma boa qualidade de alimentação e sono.

Corpo social
Podemos considerar aquela parte de nós que sofre influência do convívio social, da interação, da cultura e da educação. Ai se incluem por exemplo, aquilo que seu corpo aparenta na idade, no comportamento sexual, por sua classe, por localização geográfica, pela época, pelo seu jeito de vestir, por sua profissão. Ou seja, você se apresenta ao mundo de uma forma e esta maneira diz alguma coisa sobre sua origem, comportamento, educação e até sua filosofia de vida.

Corpo emocional:
O corpo é por natureza expressivo. Por ele podemos não só sentir como também perceber e interpretar estados emocionais. O corpo fala pela postura, pelos gestos, pelas expressões faciais, pelo tom de voz. É fácil por exemplo supor quando uma pessoas está triste ou impaciente.

Podemos pensar ainda em várias outras formas de considerar o corpo, por exemplo, o ' corpo espiritual', ou seja, aquela parte de nós que engloba nossas crenças.
A grande questão aqui é perceber e entender o próprio corpo como uma entidade complexa e multifacetário. 



Instagram: moda_ballet
Whatsapp: (11) 9.4555.8441
Loja física: Rua Barão Duprat, 250 – Galeria 13 – Santo Amaro – São Paulo
Fone: (11) 3530-3024


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O processo criativo em dança

                     


Oi Gente

Já diz o ditado que todo trabalho depende de 1% de inspiração e 99% de transpiração. E disto, sem dúvidas, não escapa o processo criativo. Criar em arte é um trabalho como outro qualquer. Nem sempre as idéias e a maneira de concretizá-las vem facilmente, aliás, as mais primorosas obras, sempre deram muito trabalho.
O processo criativo geralmente envolve algumas etapas que são: Momento de observação, momento de inspiração, produção/lapidação e apresentação.


O que criar?
Como criar?
Por quê criar?

Estes são alguns dos questionamentos pertinentes ao artista-criador. Nem todos seguem o mesmo caminho, criar é um universo bem particular e depende muito da individualidade, experiência e talento do criador. É importante saber: O que te motiva? ou o que motiva seus bailarinos? Podem ser muitas coisas, pode ser uma coisa só. Um poema? Uma cena cotidiana? Uma música? Um objeto? Não há regras.
O gênio do Teatro, Constatin Stanislavsky diria:

(...) 'Como se pode ensinar ás pessoas pouco observadoras a perceberem o que a natureza e a vida estão tentando mostrar-lhes? Antes de mais nada é preciso ensinar-lhes a olhar, a ouvir, a escutar. Esses hábitos elevam-lhe o espírito e despertam sentimentos que deixam traços profundos na sua memória e emoções. Toque uma pequena flor, uma pétala, uma teia de aranha. Trace um gelo na vidraça. Procure expressar por palavras o que existem nestas coisas. Pense no que te dá prazer.(...)'

A organicidade da criação é também uma das chaves de seu sucesso. É preciso sentir-se bem fazendo. E isso não exclui e de modo algum a parte técnica. É possível fazer um trabalho que parte da fisicalidade, como ballet clássico e ser orgânico. Isto é, o artista ter consciência e prazer em dançar. É também possível realizar um trabalho aparentemente "livre" e que seja massante.
Por fim, vale ressaltar que antes de levar ao palco um produto final, o artista-criador, realmente sério precisa vivenciar uma etapa longa e indispensável - o processo - que inclui estudos, pesquisas, experimentações,criatividade e muitos ensaios!
Dica de Criação: Feche os olhos. Coloque um figurino. Pegue um acessório. Imagine uma música. Se solte. Seja inusitado, repense. Reinvente.


A fórmula da criatividade é pensar de maneira diferente sobre aquilo que já foi pensado.


Instagram: moda_ballet
Whatsapp: (11) 9.4555.8441
Loja física: Rua Barão Duprat, 250 – Galeria 13 – Santo Amaro – São Paulo
Fone: (11) 3530-3024


terça-feira, 10 de novembro de 2015

Coisas que só quem é bailarina entende....


Oi Gente

Bom, tem situações que apenas nós mesmas para entender. Então, se você é ou foi (como eu) bailarina, é dançarina, curioso, alheio ou desses que diz essas frases  e  continua lendo! Vamos falar de coisas que toda a bailarina passa... Bora!

 "Você sabe fazer 'espaguete'?"
Espaguete. espacate, espacato... são tantas as variações de nomes dados para ogrand écart (sim, esse é o nome). Agora, qual bailarina ou dançarina que nunca ouviu isso? E olha que geralmente é a primeira que fazem.

 "Preciso ir no banheiro, e agora?"
Antes de subir no palco, tudo bem, tranquilo, ainda faltam três coreografias para você se apresentar. Agora faltam duas. Agora faltam 30 segundos. E agora parece que a sua bexiga vai estourar... af! 

 "Ballet me dá sono. Acho tão chato. Como você consegue gostar?"
Gente, só eu que tento com todas as minhas forças não matar quem me diz isso? Eu penso, respiro, olho pra cima, pra baixo, concordo com a cabeça e digo: "hmmm, já me disseram isso antes." NÃO SOU OBRIGADA A NADA! 
                                                     
Você sempre tem o seu jeitinho de deixar a sapatilha de ponta mais confortável.                      
Mesmo que os outros pensem que você está, na verdade, a destruindo.

 Você gasta esparadrapo como ninguém!
             

Seus pés não são um exemplo de beleza. Ossos do ofício.                     
                 
Mas quem liga? A dança recompensa e o "lava pés" com água quente deixa tudo menos dolorido.

E pensa que é só o pé que dói? Bem, você nunca deve ter experimentado aquela sensação de ter um grampo perfurando o seu cérebro.
        
E precisar continuar sorrindo e fingindo que nada está acontecendo em cima dos palcos.

 Seu lema? "Cair, tudo bem. Desistir? Jamais!".
           
Sincronia: ou você tem, ou você não tem.
        

Instagram: moda_ballet
Whatsapp: (11) 9.4555.8441
Loja física: Rua Barão Duprat, 250 – Galeria 13 – Santo Amaro – São Paulo
Fone: (11) 3530-3024


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Saiba mais sobre a carreira em Dança

                



Oi gente

Muito além de atuar como bailarino , o profissional de Dança encontra oportunidades de emprego como coreógrafo, produtor artístico, professor e até crítico. Entenda um pouco mais sobre a carreira em Dança, como está o mercado de trabalho para este profissional e onde cursar a graduação.

O profissional da área de Dança conhece técnicas de movimentação corporal como ritmo, equilíbrio, alinhamento e controle respiratório. Ele utiliza essas técnicas para criar  e executar coreografias em espetáculos de dança, teatro, shows, etc.

A carreira acadêmica é bastante procurada por estes profissionais. Ao término da graduação em Dança, o profissional está apto a ministrar aulas de Educação Artística para o ensino formal (ensinos fundamental e médio da educação básica). Pode também atuar como professor ou instrutor de Dança em cursos livres, academias e até hotéis e resorts.

Muitos jovens buscam a carreira de bailarino ou dançarino tradicional e popular. Como o mercado de trabalho é mais restrito para este profissional, alguns bailarinos optam por desempenhar outras atividades profissionais, como a produção artística de espetáculos, escrever críticas na área de Dança ou até mesmo atuar como dramaturgo.

Na área de gestão, um profissional formado em Dança pode atuar em diversas etapas da organização de espetáculos de Dança. Desde a captação de recursos necessários para montar o espetáculo até a escolha do figurino, passando por definição de som e iluminação, contratação de bailarinos, administração do orçamento, construção do cenário e definição de local para os ensaios.

Perfil do profissional formado em Dança
O profissional de Dança trabalha essencialmente com a expressão corporal. Gostar de se movimentar e explorar os limites do corpo são características desejáveis para este profissional.
Sensibilidade estética e gosto pelas Artes em geral são características que auxiliarão este profissional em atividades como a criação de coreografias e a direção de espetáculos.Quem opta por trabalhar como instrutor de Dança ou professor deve desenvolver boa capacidade de comunicação.



Mercado de trabalho para quem faz Dança
As melhores oportunidades de trabalho para profissionais da área de Dança estão em grandes centros urbanos onde exista forte concentração de atividades culturais.
Quase todos os espetáculos musicais, montados para o teatro ou para a TV, exigem a presença de profissionais da Dança, que podem atuar como bailarinos, coreógrafos ou diretores.
Os profissionais que optam pela carreira acadêmica encontram boas oportunidades também em locais mais afastados dos grandes centros. Além das escolas de Dança e academias, este profissional pode lecionar em escolas de educação básica, que enfrenta grande carência de professores em todas as áreas de ensino.

Sobre o curso superior em Dança
Ainda são poucas as universidades que oferecem o curso superior em Dança. A maioria dos cursos confere o grau de licenciatura, mas também é possível encontrar a graduação de bacharelado.
O curso apresenta várias disciplinas práticas, nas quais o aluno aprende diversos estilos de dança e técnicas de movimentos corporais.
A estrutura curricular do curso apresenta também muitas disciplinas teóricas sobre outras manifestações artísticas além da Dança, como por exemplo: Teatro, Fotografia e Produção Artística.

Confira algumas das principais faculdades que oferecem o curso superior em Dança:
Universidades Privadas:
Universidade Estácio de Sá (UNESA) 
 Universidades Públicas:

Instagram: moda_ballet
Whatsapp: (11) 9.4555.8441
Loja física: Rua Barão Duprat, 250 – Galeria 13 – Santo Amaro – São Paulo
Fone: (11) 3530-3024