Quando as pessoas pensam em balé, pensam em elegância e graça, lindos tutus e sapatos cor de rosa. No entanto, os enredos de alguns dos balés mais famosos podem rivalizar com qualquer filme de terror de Hollywood. A maioria das companhias de balé tem seu quebra-nozes no inverno e um divertido balé de histórias na primavera, mas também tem temas assustadores.
Segue a lista:
"Giselle"
Vamos começar com escolha óbvia do repertório do ballet: Giselle que é "literalmente" uma história de fantasmas. A bailarina principal que interpreta uma noiva morre por causa de um coração partido ou um ataque de coração (isso não fica muito claro na história). A personagem Giselle retorna no Ato II como um membro da corte de mulheres fantasmas desprezadas da Rainha Myrtha, chamadas Wilis. Na verdade, alguns historiadores acreditam que a frase "os willies" se origina do Wilis do ballet Giselle. A Rainha Myrtha e seu grupo de mulheres de fantasmas perseguem o Príncipe Albrecht (ex de Giselle) e tentam levá-lo a uma morte prematura. É assustador e ainda mais quando você adiciona uma iluminação azul enevoada, as árvores sombrias e o fato de que o Ato II ocorre em um cemitério, literalmente, e o resultado que temos é uma história assustadora para se contar na penumbra. Além disso, podemos mencionar quantos Wilis existem? São muitas mulheres traídas por seus amantes, namorados, noivos e maridos, talvez o verdadeiro susto em Giselle seja o patriarcado.
"Lago dos cisnes"
Apesar do tratamento com o Cisne Negro de Hollywood, o Lago dos Cisnes (o balé) é mais uma tragédia do que um suspense. Claro que nós temos um feiticeiro malvado e uma maldição, mas isso é algo bem comum nos balés da era romântica. Quando o príncipe Seigfried se apaixona pelo truque de Rothbart e trai Odette, é mais triste do que assustador. O Lago dos Cisnes ganha um ponto para a rainha dos gritos, Odile, e outro para a queda completa de um final.
"Coppelia"
Nós sabemos o que você está pensando: "Coppelia, o balé cômico? O que ele está fazendo nessa lista?" Então, O Dr. Coppelius constrói bonecas que parecem reais e quer convence-las de que elas tem vida, ao estilo do Dr. Frankenstein. Ele está totalmente preparado para sacrificar Franz, o protagonista, para isso. Uma herança para a Annabelle, temos certeza de que bonecos mal-assombrados merecem sua própria categoria de terror no Netflix. Swanhilda é basicamente a última garota do mundo do balé, e não, não aceitaremos críticas construtivas nesta análise. Ela fica para trás depois que todos os seus amigos vão enfrentar o Dr. Coppelius e salvar Franz. Colocaríamos Swanhilda na mesma categoria que Sidney Prescott de Scream e Laurie Strode de Halloween.
"Bela Adormecida"
Honestamente, Carabosse (a fada malvada residente da Bela Adormecida) é uma vilã bastante icônica. Sua música tema é intensa, sua pantomima sinistra é aterrorizante. E o seu pelotão de ratos, então? Poderoso. Mas, afinal, conhecemos o enredo da Bela Adormecida muito bem para achá-lo assustador. Além disso, todo o Ato III é uma festa.
A "Bela Adormecida" de Matthew Bourne
Esta versão é literalmente uma história diferente. Seria justo chamar Matthew Bourne de Tim Burton dos coreógrafos? Achamos que ele aceitaria essa comparação. Afinal, este é o homem que coreografou um balé Edward Mãos de Tesoura. Bourne pega o conto de fadas clássico e salpica alguns vampiros - isso era 2012, afinal, também conhecido como era de pico do Crepúsculo. Também vemos algumas fadas góticas assustadoras e um boneco de bebê Aurora verdadeiramente perturbador. A adaptação de Bourne inclina-se fortemente para os tropos do gênero vampiro, completo com um triângulo amoroso entre o amor de infância de Aurora, Leo, e Caradoc, filho da fada do mal / vampiro Carabosse. Também testemunhamos uma sequência de pesadelo quando uma Aurora sem rosto dança com os vampiros do mal e ... uma cena de clube? As coisas ficam estranhas no Ato II.
"La Sylphide"
Falando de Tim Burton, La Sylphide emite algumas vibrações clássicas de Tim Burton , A noiva cadáver. O balé apresenta um jovem que se apaixona por um espírito encantado chamado sílfide. Bem quando ele está prestes a se casar com sua noiva (humana), a sílfide coloca sua aliança de casamento em seu próprio dedo e o atrai para a floresta. Este balé também apresenta um coven de bruxas, aparições fantasmagóricas e um homem que tem medo de se comprometer. Parece muito assustador para nós.
"Ritual de Primavera"
A partitura de Igor Stravinsky é intensa o suficiente por si só, mas quando você adiciona a natureza primordial da coreografia e a intensidade que ela constrói, a coisa toda parece um sacrifício pagão vindo do fundo do poço. Vaslav Nijinsky foi o coreógrafo de estreia do balé. Por causa da irregular e constante mudança do pulso da música de Stravinsky, os dançarinos (que costumam contar os passos de dança com os números) logo que se referiam à partitura musical como "uma lição de aritmética". Uma das dançarinas disse que a coreografia moderna era fisicamente não natural e que " Com cada salto que nós aterrissávamos era forte o suficiente para abalar todos os órgãos internos ". Durante a première, quando "a virgem sacrifical" se sacudia no palco durante a sua dança solo, com as mãos presas por suas bochechas, alguém na sacada gritou: "Chame um médico...um dentista... dois médicos!".,
Whats app: (11) 9.9134.8006