segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ansiedade



Oi Gente !
Em dia de estreia do espetáculo precisamos tomar certos cuidados como:

Controle a ansiedade...
É perfeitamente normal ficar ansiosa antes da primeira apresentação de dança.  Afinal ela foi tão esperada.  Tantos dias em sala de aula.  Tanta correria para chegar no horário e não perder nada do que estava sendo ensinado.  Mas é também importante não deixar a ansiedade tomar conta de você.  Esta poderá ser a primeira de muitas apresentações, portanto procure se acalmar.  Cabeça no lugar para pensar em tudo o que é necessário para uma boa aparição.  Você consegue: é só querer.

Evite euforia ...
A euforia faz mal e só gera mais euforia. Procure ficar calma.  Criar um estado de euforia vai fazer você ficar "ligada" o tempo todo, tensa e consequentemente adquirindo um stress desnecessário.  Procure fazer tudo no seu tempo normal.  Sem fantasiar como vai ser.  Na hora, vai acontecer e pronto.

Não faça nada correndo...
Prepare tudo com antecedência.  Sua roupa, acessórios, maquiagem, ... deixe tudo organizado um dia antes, e caso lembre que falta algo, anote durante o dia e separe assim que estiver a seu alcance.

Ficar com os nervos inflamados não irá ajudar...
Se você fala para si mesma: "Estou nervosa ...".  Provavelmente vai ficar mais ainda.  É capaz de criar uma espiral de nervosismo que pode até causar um enjoo, ânsia, dor de barriga ou algo pior.  Pense sempre:  "Estou controlada, procurando ficar tranquila...".  Esta é a chave.  Direcione as palavras de forma correta para relaxar e criar confiança. Antes de dançar imagine que está na sala de sua casa ou num lugar onde se sente muito relaxada, com esta sensação fresca entre para sua apresentação, dê o melhor de si e o coração fará o resto.

Veja-se dançando em frente ao espelho para corrigir pequenas falhas...
Corrija diversas imperfeições assistindo-se diante do espelho.  Aberturas de braços, pernas, ondulações, giros e principalmente expressão facial. Seja criteriosa e atente para o rosto tenso.  O sorriso deve estar presente nos momentos certos.  Não "ligue no automático" e fique a música inteira com "sorriso fixo".  Trabalhe a emoção na música. Se você fizer isso todos os dias, em alguns meses poderá corrigir muito e adiantar seus movimentos.

E isso ai !!

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sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Outubro Rosa


                           

Oi Gente !
O mês de outubro é dedicado exclusivamente a prevenção do câncer de mama. Conhecido por "Outubro Rosa", neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico. Se você não está nessa faixa etária, informe suas amigas, familiares e conhecidos para conscientizar essa prática simples e que salva milhares de vidas!

Prevenção e diagnóstico do câncer de mama
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Aqui tem um vídeo muito bacana do Sesc! Espero que vocês curtam !

                          

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quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Dia Mundial do Ballet - World Ballet Day LIVE - The Royal Ballet, Live from London

Oi Gente !

Hoje é o dia Mundial do Ballet, e como não podíamos deixar passar em branco, abaixo tem um vídeo do The Royal Ballet.

Ah! E não é só o Royal que fez esta homenagem as outras grandes Companhias também estão prestgiando este dia!!

Espero que vocês curtam!

                    


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quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ballet na melhor idade


                         

Oi Gente!

O ballet é um forte aliado contra o envelhecimento, pois dá firmeza ao corpo e ao espírito. Com o tempo as pessoas tendem a perder “altura". Isso acontece porque o corpo 'senta' e se encolhe". Mas quem estudou ballet incorpora uma postura física e mental que favorece não só o corpo mas também o espírito, que permanece ágil.

O envelhecimento é um fator que gera grandes transformações no organismo, e essas transformações em sua maioria são prejudiciais para os indivíduos tornando-os descontentes com sua imagem e também gerando limitações, pois o corpo se torna mais lento sendo incapaz de realizar as atividades como em tempos anteriores.

O envelhecimento faz com que o organismo funcione de forma diferenciada e o corpo torna-se menos flexível, os movimentos são mais lentos com perda da agilidade, as articulações vão perdendo a mobilidade e elasticidade, os ossos ficam mais fracos, ocorre uma deterioração do aparelho bronco pulmonar, gerando um comprometimento de todo o sistema respiratório, o aparelho cardiovascular também sofre diminuição de sua capacidade, ocasionando várias patologias decorrentes dessa situação.
Assim surge a necessidade de procurar formas para minorar os efeitos do envelhecimento e isso pode ser adquirido através da dança que é considerada por muitos autores uma das atividades mais completas.
Desta forma a dança é a melhor opção para indivíduos da terceira idade, pois é uma atividade realizada em grupo facilitando a integração e fortalecimento das amizades, com superação de limites físicos, diminuindo assim as angustias e incertezas que cercam este grupo durante a vida cotidiana.
Todos esses benefícios ainda podem ser transferidos para o dia-a-dia: as tarefas ficam mais fáceis e leves e o fortalecimento dos músculos os torna menos suscetíveis a acidentes.


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terça-feira, 29 de setembro de 2015

Musculação e Ballet


             

Oi Gente!

Parece que não há atleta ou bailarino, hoje em dia, que não esteja propenso a entrar num programa de treinamento de musculação.


Aqueles equipamentos monstruosos que parecem ser a chave do sucesso para aquele bailarino franzino ou para aquela bailarina frágil e preguiçosa precisando “modelar” seu corpo. E seu mestre exigindo de você uma força, uma velocidade e uma resistência muscular para determinado movimento que apesar de seus extenuantes esforços, absolutamente, não os tem.

Como se inicia um programa de musculação para quem nunca imaginou que acrescentar sobrecarga ao seu rítmo diário de treinamento trouxesse grandes benefícios? Esta é a questão! Como, quando, para quê e onde fazer musculação?

Antes de verificarmos a estruturação de um treinamento de musculação é necessário observarmos os objetivos do que pretendemos, para saber de que maneira o conduziremos e atingi-los. Desta forma, veremos quais as finalidades que podem ser alcançadas através de um treinamento de cargas.

Para o bailarino, temos verificado, ultimamente, que a modelagem física se constitui num forte motivo para se acreditar que seu desempenho seja melhorado, além, evidentemente, do aspecto estético. A finalidade seria o desenvolvimento harmônico do corpo, com simetria e proporções musculares, onde a carga deve ser acrescida de acordo com uma avaliação efetuada previamente adequando-a ao biótipo, que varia de pessoa para pessoa. O desenvolvimento muscular é a principal preocupação de um programa de musculação e para isso compete a avaliação médica tomar as medidas biométricas, efetuar o exame postural, e indicar a adequação de cargas que seu corpo suporta, para orientar seu treinador. A partir deste diagnóstico inicial seu professor de Educação Física, que é a pessoa habilitada para confeccionar sua ficha de exercícios de treinamento, dará continuidade ao atendimento. É muito importante que você escolha um profissional capacitado para orientá-lo e se responsabilizar por você. Não confie na fórmula de seus colegas, pois o que serve para ele pode não ser adequado para você.

Organizando seu programa de treinamento
Teremos de levar em conta que, além dos dados constantes na avaliação, alguns outros fatores generalizados serão levados em conta, tais como:
- Horário e tempo de treinamento: escolha da hora que você estará disponível, para que o programa possa ter continuidade.
- Material: aparelhagem à disposição, devidamente regulada e em boas condições de uso, em local adequado, tais como: equipamentos de grande porte, bicicleta e esteira ergométrica, uma estação para exercícios de força, além de tornozeleiras, munhequeiras, bastões, com anilhas de pesos reguláveis para 1,2,3,4 kg.
- Idade: no trabalho de força deve ser considerada, por se tratar de um assunto delicado, quando se refere a crianças e adolescentes. Não se recomenda a utilização de programas específicos de musculação antes da puberdade, onde as articulações ainda estão em formação, no seu estirão de crescimento, podendo comprometê-lo. Aconselha-se sua iniciação após os 14 anos de idade. Autores e profissionais deste segmento afirmam que a melhor idade para bons resultados com grandes desenvolvimentos de força é entre 20 e 30 anos e que jovens e indivíduos de idade mais avançada tem progressos mais lentos para a obtenção de seus resultados.
- Sexo: no homem o tecido muscular é mais desenvolvido que o da mulher devido a ação do hormônio masculino, a testosterona, enquanto que a maior quantidade de tecido adiposo (“gordurinhas ou pneuzinhos”) entre os feixes de fibras musculares proporciona uma diminuição de rendimento.
- Condições físicas: deve-se verificar quais as condições físicas em que você se encontra através de uma avaliação física do seu desenvolvimento muscular, através de testes de força, potência e resistência que só um profissional capacitado poderá efetuar. Por isso, antes de iniciar um programa de treinamento de força através de exercícios de musculação, peça orientação primeiramente, para o seu médico e depois para adequá-lo ao seu corpo, procure um professor de Educação Física capacitado.
- Número de exercícios por sessão: serão realizados um mínimo de 8 e um máximo de 15 exercícios.
- Ordem Anatômica: é a ordem em que os exercícios deverão ser realizados em uma sessão de treinamento. Não existe uma ordem certa, que pode variar conforme a necessidade do aluno e o objetivo do treinamento.
 
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segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Balés de repertório.

                       

Oi Gente !

O que é Ballet de Repertório?
 A palavra repertório está associada à perenidade, universalidade e atemporalidade. Em relação à dança, a palavra está ligada a uma coleção de obras que formam o acervo de uma companhia.

Definição
Existem diversas definições sobre o que é balé de repertório. Alguns consideram como repertório aqueles balés que foram consagrados pelas montagens e remontagens sucessivas e que constituem o acervo de companhias do mundo todo.

Em francês ballet d'action, é o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que é representada através das danças. O balé de repertório precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado. É um conjunto de coreografias querendo contar uma história. Tem um conjunto de passos que deve ser seguido, minuciosamente (apesar de às vezes, o coreógrafo fazer adaptações, que devem sempre ser citadas). Os mais conhecidos são O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Giselle, Copéllia, Pássaro de Fogo, Esmeralda, Dom Quixote, etc.

Outros, como Eugênia Feodorova, ícone da dança acadêmica do Brasil, afirma que obras de repertório são aquelas que se sustentam universalmente pelo seu caráter épico, universal e paradigmático e pela indiscutível qualidade.

Ric Valdo, ex mestre de balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do Balé Municipal de Niterói, considera que balés de repertório são apenas aqueles "clássicos" universais com um século ou mais de montagens sistemáticas.

Conclusão
Embora existam muitas e diferentes definições sobre o que são os balés de repertório, há um elemento de caráter técnico comum a todas elas: balé de repertório é o balé clássico dançado a partir de um roteiro, uma história, na qual os elementos estão fortemente ligados. Um espetáculo de balé de repertório é composto por diversas coreografias que juntas constroem a narrativa. Os elementos, como o cenário, o figurino e as músicas dão suporte e força ao enredo.

Os bailarinos principais dançam solos, pas de deux e, juntamente com o corpo de baile, dançam a coreografia de maneira a interpretar a história. Não há uma encenação com falas. Tudo deve ser transmitido por meio do corpo e da expressão.

Elementos
Os principais elementos presentes em um balé de repertório são:
Figurino
Cenário
Música
Corpo de Baile
Solistas



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sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Etiqueta para aula de Balé

                           

OI gente !

Hoje tem algumas sugestões de etiqueta para suas aulas que podem ser útil, afinal, se ninguém lhe mostrou como se portar como você poderia adivinhar?

• Seja pontual. Caso chegue atrasado à aula já iniciada, peça ao professor permissão para entrar, de maneira discreta, sem alarde.

• Desligue seu celular.
 Ou melhor, deixe-o do lado de fora da sala. 

• Descubra antes da aula se sua escola exige ou não uniforme. Caso adote providencie logo, minimize gafes desnecessárias.

• Se a aula já começou, não importa se estejam no plié ou no adágio, aqueça-se antes de começar! É a maneira mais eficaz de prevenir lesões e preparar o corpo para a dança. Mas faça em silêncio, em qualquer canto da sala, e só então acompanhe a turma.

• É o professor que manda, dirige e ensina no seu território. Ele está trabalhando ali, tentando fazer o seu melhor. Mostre algum respeito à sua condução e propostas.

• Use sua aula para estudar! Apesar de ser uma ótima ocasião para fazer novos amigos a aula de balé não é terapia em grupo e nem um bar, converse com os amigos em outra ocasião. Aproveite cada aula como uma chance de aprender, crescer, se concentrar e se beneficiar de tudo mais que a dança pode te proporcionar.

• Complexo de primeira bailarina é tão deselegante. A sala de aula é um local onde todos estão lá para estudar igualmente, seus colegas não são sua platéia. Não domine o ambiente com perguntas desnecessárias ou atitudes blasés. Cumprimente todos, seja amigável e flexível, e lembre-se que você não é o centro das atenções. A turma sim é, em chances iguais.

• A barra é um local democrático, assim como o centro. Não seja espaçoso, você não é dono de nada e não há lugares pré-determinados, sendo assim qualquer um pode ocupá-los.

• Fica com sede durante a aula? Normal. Muito melhor do que sair a cada momento para se refrescar é levar uma garrafinha de água pra sala. Não atrapalha a aula e você não perderá nenhuma explicação/exercícios.

• Novatos precisam de atenção e encorajamento. Seja generoso e mostre seu apoio. Com certeza eles se sentem mais desconfortáveis para se expor e o professor pode lhes dar mais atenção. Cuidado com o ciúmes!

• Seja pró-ativo. Se o professor pedir para que demonstre um exercício encare como mais uma oportunidade de estudo, por que negar?

• Quem respeita recebe respeito em troca. Caso o professor divida a turma em grupos respeite os colegas enquanto executam algum exercício. Não converse, nem fique criticando ninguém, mesmo que você veja defeitos na sua maneira de executar. Manter as regras mínimas de boa educação é algo básico.

• Faltou na aula? Faz parte às vezes, mas nem o professor nem a turma tem culpa disso. Não adianta chegar na aula seguinte bombardeando com milhares de perguntas ou se sentindo injustiçado. Se você perdeu se esforce para "pegar", mas sem "causar".

• Diagonais sem caos. Respeite sua vez e deixe os outros aproveitarem sua chance de fazer o exercício também. Siga o fluxo e nunca pare no meio ou passe na frente de alguém em "movimento" numa diagonal, sem querer você pode causar um pequeno acidente.

• Ao final da aula agradeça o professor, e ao trabalho desenvolvido ali. Se não houver "reverance" (sequência com movimentos de braço e agradecimento) bater palmas junto dos demais colegas é um sinal de gratidão adequado.


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