sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Etiqueta para aula de Balé

                           

OI gente !

Hoje tem algumas sugestões de etiqueta para suas aulas que podem ser útil, afinal, se ninguém lhe mostrou como se portar como você poderia adivinhar?

• Seja pontual. Caso chegue atrasado à aula já iniciada, peça ao professor permissão para entrar, de maneira discreta, sem alarde.

• Desligue seu celular.
 Ou melhor, deixe-o do lado de fora da sala. 

• Descubra antes da aula se sua escola exige ou não uniforme. Caso adote providencie logo, minimize gafes desnecessárias.

• Se a aula já começou, não importa se estejam no plié ou no adágio, aqueça-se antes de começar! É a maneira mais eficaz de prevenir lesões e preparar o corpo para a dança. Mas faça em silêncio, em qualquer canto da sala, e só então acompanhe a turma.

• É o professor que manda, dirige e ensina no seu território. Ele está trabalhando ali, tentando fazer o seu melhor. Mostre algum respeito à sua condução e propostas.

• Use sua aula para estudar! Apesar de ser uma ótima ocasião para fazer novos amigos a aula de balé não é terapia em grupo e nem um bar, converse com os amigos em outra ocasião. Aproveite cada aula como uma chance de aprender, crescer, se concentrar e se beneficiar de tudo mais que a dança pode te proporcionar.

• Complexo de primeira bailarina é tão deselegante. A sala de aula é um local onde todos estão lá para estudar igualmente, seus colegas não são sua platéia. Não domine o ambiente com perguntas desnecessárias ou atitudes blasés. Cumprimente todos, seja amigável e flexível, e lembre-se que você não é o centro das atenções. A turma sim é, em chances iguais.

• A barra é um local democrático, assim como o centro. Não seja espaçoso, você não é dono de nada e não há lugares pré-determinados, sendo assim qualquer um pode ocupá-los.

• Fica com sede durante a aula? Normal. Muito melhor do que sair a cada momento para se refrescar é levar uma garrafinha de água pra sala. Não atrapalha a aula e você não perderá nenhuma explicação/exercícios.

• Novatos precisam de atenção e encorajamento. Seja generoso e mostre seu apoio. Com certeza eles se sentem mais desconfortáveis para se expor e o professor pode lhes dar mais atenção. Cuidado com o ciúmes!

• Seja pró-ativo. Se o professor pedir para que demonstre um exercício encare como mais uma oportunidade de estudo, por que negar?

• Quem respeita recebe respeito em troca. Caso o professor divida a turma em grupos respeite os colegas enquanto executam algum exercício. Não converse, nem fique criticando ninguém, mesmo que você veja defeitos na sua maneira de executar. Manter as regras mínimas de boa educação é algo básico.

• Faltou na aula? Faz parte às vezes, mas nem o professor nem a turma tem culpa disso. Não adianta chegar na aula seguinte bombardeando com milhares de perguntas ou se sentindo injustiçado. Se você perdeu se esforce para "pegar", mas sem "causar".

• Diagonais sem caos. Respeite sua vez e deixe os outros aproveitarem sua chance de fazer o exercício também. Siga o fluxo e nunca pare no meio ou passe na frente de alguém em "movimento" numa diagonal, sem querer você pode causar um pequeno acidente.

• Ao final da aula agradeça o professor, e ao trabalho desenvolvido ali. Se não houver "reverance" (sequência com movimentos de braço e agradecimento) bater palmas junto dos demais colegas é um sinal de gratidão adequado.


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quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Tipos de tutu no Ballet Clássio.

           

Oi Gente ! 
Hoje quero falar sobre  tutu (pronuncia-se “titi” ou too-too) é uma parte do vestuário do balé, são roupas usadas pelas bailarinas. Quando apareceu, em 1820, não foi referenciado como um tutu. Esse nome foi dado a partir de 1881,
Sua História
Em 1832 Marie Taglioni imortalizou esse tipo de roupa: tratava-se de um corpete apertado e uma saia de várias camadas, que se alonga quase até o tornozelo, também chamado Tutu Romântico, e quando é curto chama-se Tutu Italiano.
A primeira apresentação da peça “As Sílfides” esta vestimenta passou a ser a norma de excelência dos bailarinos.
Mais tarde, o Tutu Romântico, branco e longo, marcado por bailarinos em “Giselle”, “Las Bayaderas”, passou a ser utilizado como padrão.
O Tutu Romântico, ou Italiano, é uma sobreposição de saias curtas e rígidas, em forma de pétalas ao redor do quadril do bailarino e deixando expostas as pernas, geralmente é um conjunto de saiotes brancos, embora haja uma variedade colorida e brilhante.
São 4 os tipos diferentes de Tutu:
1-  Tutu Clássico (panqueca)
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Uma saia curta e rígida, feita com camadas de pano que se estende para fora do quadril, montada em um corpete. O estilo panqueca tem muitas camadas de tule e usa um arco de arame para manter as camadas planas e duras.

2 -Tutu Clássico (sino)
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Uma saia curta e rígida, feita com camadas de pano com uma ligeira forma de sino montada num corpete. Ele se estende para o exterior a partir dos quadris e não usa o arame. Geralmente, é mais usado do que o tutu clássico panqueca.
3 -Tutu Romântico
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Um tutu formato sino de ¾ de comprimento em forma de saia de tule  montado num corpete e, por vezes, usam mangas, disse ter sido inventado, ou pelo menos popularizado, por Marie Taglioni. O tutu romântico salienta a leveza e a qualidade etérea dos ballets românticos, como Giselle ou Les Sylphides. A saia cai entre o joelho e o tornozelo.
4 -Tutu Balanchine / Karinska
Essa forma de tutu é similar aos estilos sino e tutu panqueca, exceto que não são utilizados aros e há menos camadas de pano. A saia é levemente pregada para dar uma aparência mais suave, mais cheia.
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quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Primavera....

                                                    once you enter you'll never want to leave..:
                                                                       
Hoje começou a primavera ... Seja bem vinda!!!!

Que com ela venha flores para enfeitar nosso caminho, amores para encantá-los, sonhos para seguirmos em frente e força pra conquistá-lo.
Tempo de mudança, de acreditar que na vida ainda existe dias frios do inverno, mas nada melhor do que acordar e saber que a Primavera chegou!!!


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terça-feira, 22 de setembro de 2015

Liberação da tensão dos glúteos




Oi Gente ! Tudo bem ?

Mais algumas dicas, e esse é um exercício simples para liberar tensão dos glúteos, dos posteriores da coxa e dos músculos da região lombar.

- Coloque 2 bolas sob os glúteos e use os braços para sustentar o peso corporal nas bolas.
- Rode a pelve para a esquerda e depois para a direita, e libere qualquer ponto de tensão dos glúteos direito e esquerdo, respectivamente. Sinta toda a tensão sendo derramada do músculo para o chão.
- Remova as bolas e observe a sensação de relaxamento na região lombar. Observe que a parte  posterior da pelve está caindo, enquanto a frente  se eleva. Os ombros parecerão mais relaxados e será necessário menor esforço para realizar extensões de perna.  


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segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Articulações lubrificadas - mãos e braços

                    

Oi Gente !

Ao movimentar a mão e o braço vigorosamente, você estimula os milhares de órgãos sensoriais por tensão, pressão, comprimento e vibração das articulações, músculos e pele  do braço. Desse modo, é fornecido ao cérebro um mapeamento claro do movimento potencial do braço, abrindo caminho para uma ação mais flexível e direcionada.

- Mexa os dedos, depois movimente o punho e todas as articulações de uma mão. Imagine várias articulações pequenas na mão se movendo sem esforço, superfícies escorregadias deslizando umas sobre as outras em um mundo sem fricção.
- Estenda o movimento ao antebraço e ao cotovelo. Sinta a liberação, com infinitas possibilidades de movimento, ao começar a mover o braço e o ombro. Foque-se na ideia de um sabonete que está todo coberto de espuma e, portanto, tão escorregadio que salta da mão com um pequeno aperto. Ou imagine a sensação de um óleo de massagem sendo espalhado na pele.
- Após 1 ou 2 minutos, repouse ambos os braços lateralmente e veja se percebe alguma diferença entre eles.
- Movimente ambos os braços e eleve-os acima da cabeça para ver se o ombro e o braço parecem mais flexíveis e vigorosos.

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sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Robótica no Ballet

                robo
                     O projeto é descrito como “um experimento projetado para sincronizar coreografia de
                     dança com movimentos robóticos”

Oi Gente !

A cada dia que passa a robótica faz avanços impressionantes. Nesse caso, na captura de imagens, uma câmera controlada roboticamente especialmente para capturar o ballet.

O resultado desse experimento que captura os movimentos dos principais bailarinos do San Francisco Ballet, Maria Kichetkova e Joan Boada e sob a direção de Tarik Abdel-Gawad e coreografia de Yuri Possokhov, pode ser visto no vídeo “Francesca Da Ramini”

Confira no vídeo abaixo: 
https://vimeo.com/96039099


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quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Ballet e a tecnologia

                                         
Oi Gente!
A tecnologia toma conta de todo o espaço, no mundo da  dança não é diferente, desta vez a empresa Electronic Traces, criada por Lesia Trubat, criou uma sapatinha que ajuda a  aperfeiçoar passos de bailarina.
A sapatilha mostra onde existe maior pressão e qual foi o movimento executado, deixando claro se o passo foi feito da maneira correta e se a perna manteve os movimentos certos durante toda a coreografia.
Ao final do ensaio, através desta tecnologia a bailarina pode conferir a versão visual dos seus movimentos até compará-lo com o resultado de uma colega, avaliando graficamente cada movimento.
A sapatilha Traces permite que é possível ver a dança transformada em traços artísticos, como se os pés fossem pincéis em uma tela.
Confira o incrível resultado !

https://vimeo.com/108109673


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