sábado, 22 de agosto de 2015

Usando a faixa elástica para condicionamento

                                                   Theraband
Oi Gente !
Hoje vamos falar sobre a  faixa elástica, ela  foi criada para realização de exercícios de treinamento de força, flexibilidade e relaxamento. 
A faixa temo formato  aproximadamente 15 cm de largura  e variados comprimentos.
Existem algumas formas básicas para aplicação da resistência da faixa elástica no corpo:
- Prenda a faixa em ângulo reto (perpendicular) ao membro em movimento (figura). Isso cria grande resistência  e é ideal para ganhar força, pois a tensão da faixa pode ser completamente explorada para fornecer resistência;


                                 

- A faixa pode ser posicionada paralelamente ao membro e puxada para dentro. Nesse caso a resistência ao movimento é mínima, mas esse tipo de puxada aumenta o tônus ao estimular receptores de pressão nas articulações. Isso é usado com maior frequência em exercícios para melhora da postura e em casos de hipermobilidade. A faixa é usada para aumentar os tônus dos membros  superiores durante o aprofundamento do plié  e aumentando a flexibilidade usando bolas;
- A faixa pode ser alinhada membro e puxada para fora do corpo. Se realizada com a respiração relaxada  e uma leve vibração do membro, essa aplicação pode liberar a tensão dos músculos e articulações.

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quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Ballet: Condicionamento

Oi Gente!

Dando continuidade sobre o condicionamento para Ballet , segue uma dica de exercícios de alongamento e fortalecimento.

Este exercício enfatiza o fortalecimento excêntrico dos músculos psoas e ilíaco, permite tempo para visualizar o músculo iliopsoas em ação.


                                                    
- Deite de decúbito dorsal e coloque duas bolas sob a pelve;
- Lentamente, mova a pelve sobre as bolas em vários planos, como um barco se descolocando nas ondas do oceano;
- Segure o joelho esquerdo contra o peito;
- Eleve o pé direito e alongue a perna verticalmente. Não alongue a perna ativa. As articulações do joelho devem estar  relaxadas;
- Abaixe lentamente a perna direita enquanto imagina o músculo iliopsoas alongar. Você não precisa abaixar a perna até o solo. Assim que você sentir uma pressão na região lombar, uma inclinação da pelve à frente ou um ressalto na articulação do quadril, flexione as articulações direitas do joelho e do quadril e traga a perna para a posição inicial;
- Ao abaixar a perna, imagine os músculos da região lombar derretendo no solo e o psoas fluindo pra baixo como um rio próximo à coluna. Visualize o ilíaco se expandindo  dentro da pelve;
-Repita o movimento 7 vezes para cada perna;
- Realize battement  e observe  as diferenças na facilidade do movimento ou a flexibilidade.

                                           

Até....

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quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Condicionamento físico para dança.



Oi Gente!

Hoje vou escrever sobre condicionamento físico para dança, tem alguns conceitos interessantes para melhorar a performance.

Conceitos do condicionamento
Antes que sejam aprofundados os exercícios específicos de condicionamento para dança, é útil abordar alguns conceitos básicos e terminologias de condicionamento. Alguns desses princípios são mais relevantes do que outros, para dançarinos, mas todos são bons para se reter no seu pacote mental de dança à medida que você melhora  o seu condicionamento mente-corpo.

Em condicionamento, o principio da especifidade estabelece que a adaptação do corpo ao treinamento depende do tipo realizado. Em outras palavras, se você se alonga, está trabalhando especificamente  a melhora da flexibilidade.

Ao aplicar o principio da especifidade no fortalecimento para o treinamento de dança, é necessário que se usem movimento de fortalecimento que sejam similares ou iguais aos passos de dança que você pretende realizar. A faixa elástica é ideal para o treinamento de força especifico para dança, pois é possível usá-la para aplicar resistência em uma variedade de movimento de dança. Mas, quando se treina força usando pesos ou aparelhos, esses exercícios frequentemente não são específicos para dança (apesar de o exercício na acadêmia fazer com o dançarino sinta-se mais forte, o que pode trazer benefícios psicológicos).  

Para obter maiores benefícios em qualquer condicionamento, é preciso escolher exercícios relacionados aos músculos que você gostaria de fortalecer.

Por exemplo, para aumentar a força  de um grand battement (elevação  de pernas rápida e alta), você deve considerar três especifidades:
-a especifidade de velocidade: o movimento de ser rápido;
-a especifidade de grupo muscular: o movimento deve trabalhar os flexores de quadril, bem como estabilizar a musculatura; e
-a especificidade de ação muscular: a ação muscular precisa ser concêntrica  e excêntrica, e realizada com o alinhamento correto.

Amanhã tem mais......

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segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Sapatilhas: algumas considerações....

                   



Oi Gente! 

Eu tenho mais algumas dicas e considerações sobre as sapatilhas, que são:

- Não é unicamente a dureza da palmilha que dará a durabilidade da sapatilha. Fatores como modo de uso e conservação da sapatilha terão maior importância. 
 - Não guardar a sapatilha em sacos plásticos, pois o suor fará com que a sapatilha amoleça rapidamente. 
 - Não deixar as ponteiras dentro da sapatilha após o uso, pelo mesmo motivo exposto acima. 
 - Sapatilha adora sol, após cada uso, devemos deixá-la secar ao sol . Isto ajudará a mantê-la dura por mais tempo. 
 - Evite “quebrar” a sapatilha com as mãos ou debaixo de móveis ou pianos. Isto só acelera o amolecimento da mesma. A sapatilha deve ser moldada no pé com o uso, ou levemente amassada a sola na altura da curvatura do peito do pé. 
 - Não ficar limpando com álcool ou Veja, ou usando maquiagem para esconder a sujeira. O melhor é usar uma meia por cima da sapatilha, isto manterá a sapatilha limpa até o espetáculo. 
 - Sapatilhas duram em média de 3 a 6 meses para iniciantes, 1 a 2 meses para adiantado em diante, podendo durar até 2 semanas no caso de profissionais . Lembrando que vários fatores interferem na durabilidade, sendo o mais importante o modo de uso. 

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sábado, 15 de agosto de 2015

Sapatilha, mais algumas dicas...

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Oi Gente !

Tem mais algumas dicas que achei interessante compartilhar sobre o assunto sapatilhas...

O Peso 
Qualquer tentativa de usar sapatilha de ponta com peso acima da média, gera uma sobrecarga nociva aos pés, por isso precisa sempre de muita atenção ao uso e escolha de sua sapatilha de ponta 

Vamos às regras para facilitar: 
 - Magrinha: sapatilha macia, com palmilha macia, 
 - Nem magra, nem gorda: Palmilha normal ou reforçada, 
 - Gordinha ou muito alta (pesada): Palmilha reforçada ou super reforçada. 

OBS.: Quando temos a mescla de fatores divergentes, como por exemplo: pouco peito de pé (palmilha macia), com muito peso (palmilha reforçada); a sugestão é optar por palmilha reforçada. 

 Nível Técnico 
 Não tem muito mistério. 

 - Iniciantes: Usar sapatilhas para iniciantes, que geralmente são sapatilhas macias, palmilhas inteiras ou três quartos, com solas de mesmo tamanhos. 
 - Adiantado ou Profissionais: São sapatilhas mais firmes, geralmente com palmilhas de tamanho ¾ ou ½ no caso das profissionais. 

Neste caso não significa que uma menina não possa usar uma sapatilha profissional caso queira, pode, mas terá que ter um pé forte e um bom nível técnico. 

Podemos colocar uma sapatilha profissional em uma iniciante ? 
 - Sim podemos, pois há casos como, por exemplo, uma menina com o pé muito largo, e como não há sapatilha iniciante com Box quadrado, colocamos uma Nikya ou Anne mas com uma palmilha do tipo “S” (Soft), para compensar. 

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sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Sapatilhas: Tipos de pés


Oi Gente ! 
Dando continuidade ao assunto sapatilhas , os pés podem ser categorizados em três grupos distintos segundo a terminação dos dedos.

Tipos de pés
Pés tipo Grego (A), Egípcio (B) e Quadrado ou Polinésio (C). 



 ela desbota . fO traço preto faz referencia ao apoio que o Box dará aos dedos. 

Ao examinarmos o pé, devemos fazer uma compressão, com a mão, nas bordas laterais do pé, a fim de ter uma idéia de como o pé vai ficar quando sofrer a compressão do Box, e assim identificar melhor o formato do pé. Para cada formato de pé, existe um modelo de sapatilha.  

Peito de Pé versus Palmilha 
 A regra aqui é, quanto mais peito de pé, mais dura a palmilha; quanto menos peito de pé, mais macia a palmilha. A força do pé também deve ser considerada, porém percebo que as pessoas não têm a menor ideia do que é um pé forte; tanto que, é comum ouvir que a sapatilha quebra por que o pé é muito forte, o que raramente é verdade. 

Com relação ao tamanho da palmilha, o padrão atual é ¾, porém, alunas com muito peito de pé, podem usar palmilhas inteiras, o contrário quase nunca, salva nos casos de sapatilha iniciante com palmilha inteira, nestes casos, apesar da palmilha ser inteira, toda a sapatilha é mais macia, inclusive a palmilha. 

Outro aspecto a ser considerado é o eixo de apoio ideal. Na figura (A) temos o eixo ideal, onde o centro do tornozelo alinha-se em linha reta com o s dedos; nesta situação podemos escolher a sapatilha segundo a força do pé, ou o nível técnico da bailarina. Na figura (B) , temos a situação em que o pé tem pouco peito de pé, impedindo que a bailarina tenha um bom alinhamento e equilíbrio na ponta, nesta caso, usamos uma palmilha macia, que não seja uma resistência para subir na ponta. Na figura (C), temos o pé com muito peito de pé, e que vai além do eixo ideal, nestes casos, damos preferência para palmilhas mais duras, a fim de segurar o pé, e evitar que os dedos saiam do Box ao subir rapida




Espero que tenha ajudado!

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quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Qual é a melhor sapatilha ?



Oi Gente !

Uma das perguntas mais comuns é: Qual é a melhor sapatilha de ponta? 

Isto é uma pergunta de difícil resposta, até porque, a melhor, em geral, é a que você já está acostumada a usar. Trocar de marcas de sapatilha de ponta, sempre exige uma certa adaptação ao novo modelo. Mas existem alguns parâmetros que podemos adotar para uma melhor escolha. 

1º – Qualquer que seja a marca, o fabricante deve lhe oferecer opções de variedades de modelos para os diversos tipos de pé, escala de medidas de tamanho de número e número e meio, exemplo, número 37 e 37 ½. 

2º – A palmilha de cada modelo deve ter variações no grau de dureza, para poder adaptar-se a curvatura do peito de pé, peso da bailarina, força do pé e nível técnico. 

3º – É desejável também, que ofereça modelos para o nível de iniciantes, intermediários e adiantados, e assim a bailarina evolui sem a necessidade de trocar de marca. 

Ao ajudarmos uma bailarina na escolha da sapatilha, de uma maneira simplista, avaliamos quatro itens: 

- A terminação dos pés (Pé Egípcio-Grego-Polinésio), que definirá o modelo da sapatilha,
- O peito do pé (eixo lateral) versus palmilha, 
- O peso, 
- O nível técnico. 

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