quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Tipos de tutu no Ballet Clássio.

           

Oi Gente ! 
Hoje quero falar sobre  tutu (pronuncia-se “titi” ou too-too) é uma parte do vestuário do balé, são roupas usadas pelas bailarinas. Quando apareceu, em 1820, não foi referenciado como um tutu. Esse nome foi dado a partir de 1881,
Sua História
Em 1832 Marie Taglioni imortalizou esse tipo de roupa: tratava-se de um corpete apertado e uma saia de várias camadas, que se alonga quase até o tornozelo, também chamado Tutu Romântico, e quando é curto chama-se Tutu Italiano.
A primeira apresentação da peça “As Sílfides” esta vestimenta passou a ser a norma de excelência dos bailarinos.
Mais tarde, o Tutu Romântico, branco e longo, marcado por bailarinos em “Giselle”, “Las Bayaderas”, passou a ser utilizado como padrão.
O Tutu Romântico, ou Italiano, é uma sobreposição de saias curtas e rígidas, em forma de pétalas ao redor do quadril do bailarino e deixando expostas as pernas, geralmente é um conjunto de saiotes brancos, embora haja uma variedade colorida e brilhante.
São 4 os tipos diferentes de Tutu:
1-  Tutu Clássico (panqueca)
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Uma saia curta e rígida, feita com camadas de pano que se estende para fora do quadril, montada em um corpete. O estilo panqueca tem muitas camadas de tule e usa um arco de arame para manter as camadas planas e duras.

2 -Tutu Clássico (sino)
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Uma saia curta e rígida, feita com camadas de pano com uma ligeira forma de sino montada num corpete. Ele se estende para o exterior a partir dos quadris e não usa o arame. Geralmente, é mais usado do que o tutu clássico panqueca.
3 -Tutu Romântico
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Um tutu formato sino de ¾ de comprimento em forma de saia de tule  montado num corpete e, por vezes, usam mangas, disse ter sido inventado, ou pelo menos popularizado, por Marie Taglioni. O tutu romântico salienta a leveza e a qualidade etérea dos ballets românticos, como Giselle ou Les Sylphides. A saia cai entre o joelho e o tornozelo.
4 -Tutu Balanchine / Karinska
Essa forma de tutu é similar aos estilos sino e tutu panqueca, exceto que não são utilizados aros e há menos camadas de pano. A saia é levemente pregada para dar uma aparência mais suave, mais cheia.
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quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Primavera....

                                                    once you enter you'll never want to leave..:
                                                                       
Hoje começou a primavera ... Seja bem vinda!!!!

Que com ela venha flores para enfeitar nosso caminho, amores para encantá-los, sonhos para seguirmos em frente e força pra conquistá-lo.
Tempo de mudança, de acreditar que na vida ainda existe dias frios do inverno, mas nada melhor do que acordar e saber que a Primavera chegou!!!


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terça-feira, 22 de setembro de 2015

Liberação da tensão dos glúteos




Oi Gente ! Tudo bem ?

Mais algumas dicas, e esse é um exercício simples para liberar tensão dos glúteos, dos posteriores da coxa e dos músculos da região lombar.

- Coloque 2 bolas sob os glúteos e use os braços para sustentar o peso corporal nas bolas.
- Rode a pelve para a esquerda e depois para a direita, e libere qualquer ponto de tensão dos glúteos direito e esquerdo, respectivamente. Sinta toda a tensão sendo derramada do músculo para o chão.
- Remova as bolas e observe a sensação de relaxamento na região lombar. Observe que a parte  posterior da pelve está caindo, enquanto a frente  se eleva. Os ombros parecerão mais relaxados e será necessário menor esforço para realizar extensões de perna.  


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segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Articulações lubrificadas - mãos e braços

                    

Oi Gente !

Ao movimentar a mão e o braço vigorosamente, você estimula os milhares de órgãos sensoriais por tensão, pressão, comprimento e vibração das articulações, músculos e pele  do braço. Desse modo, é fornecido ao cérebro um mapeamento claro do movimento potencial do braço, abrindo caminho para uma ação mais flexível e direcionada.

- Mexa os dedos, depois movimente o punho e todas as articulações de uma mão. Imagine várias articulações pequenas na mão se movendo sem esforço, superfícies escorregadias deslizando umas sobre as outras em um mundo sem fricção.
- Estenda o movimento ao antebraço e ao cotovelo. Sinta a liberação, com infinitas possibilidades de movimento, ao começar a mover o braço e o ombro. Foque-se na ideia de um sabonete que está todo coberto de espuma e, portanto, tão escorregadio que salta da mão com um pequeno aperto. Ou imagine a sensação de um óleo de massagem sendo espalhado na pele.
- Após 1 ou 2 minutos, repouse ambos os braços lateralmente e veja se percebe alguma diferença entre eles.
- Movimente ambos os braços e eleve-os acima da cabeça para ver se o ombro e o braço parecem mais flexíveis e vigorosos.

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sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Robótica no Ballet

                robo
                     O projeto é descrito como “um experimento projetado para sincronizar coreografia de
                     dança com movimentos robóticos”

Oi Gente !

A cada dia que passa a robótica faz avanços impressionantes. Nesse caso, na captura de imagens, uma câmera controlada roboticamente especialmente para capturar o ballet.

O resultado desse experimento que captura os movimentos dos principais bailarinos do San Francisco Ballet, Maria Kichetkova e Joan Boada e sob a direção de Tarik Abdel-Gawad e coreografia de Yuri Possokhov, pode ser visto no vídeo “Francesca Da Ramini”

Confira no vídeo abaixo: 
https://vimeo.com/96039099


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quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Ballet e a tecnologia

                                         
Oi Gente!
A tecnologia toma conta de todo o espaço, no mundo da  dança não é diferente, desta vez a empresa Electronic Traces, criada por Lesia Trubat, criou uma sapatinha que ajuda a  aperfeiçoar passos de bailarina.
A sapatilha mostra onde existe maior pressão e qual foi o movimento executado, deixando claro se o passo foi feito da maneira correta e se a perna manteve os movimentos certos durante toda a coreografia.
Ao final do ensaio, através desta tecnologia a bailarina pode conferir a versão visual dos seus movimentos até compará-lo com o resultado de uma colega, avaliando graficamente cada movimento.
A sapatilha Traces permite que é possível ver a dança transformada em traços artísticos, como se os pés fossem pincéis em uma tela.
Confira o incrível resultado !

https://vimeo.com/108109673


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quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Movimentando os ossos dos pés

                                     

Oi Gente!

Hoje tenho uma dica para os ossos e os músculos dos pés,  se vocês fizerem isso durante o condicionamento, seus exercícios serão mais precisos e coordenados, resultando em uma melhor técnica de dança. Construa uma imagem positiva dos pés , reconhecendo os problemas, mas focando-se nas soluções.

- Segure um dos pés  com ambas as mãos, flexione e estenda o dedão.
- Use as mãos para aumentar a amplitude de movimento e permitir flexão nas articulações tarsometatarsais, onde os pequenos ossos do tarso encontram os ossos longos do metatarso.
- Repita essa ação com cada dedo do pé, um após o outro.
- Mova as mãos mais para trás; empurre as laterais dos pés para baixo e puxe para os lados. Imagine os ossos do pé se espalhando, criando espaços entre eles.
- Imagine  o pé como um leque que você pode alargar para os lados. Tente mover os dedos grandes e pequenos para os lados (abdução).

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