sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Inflamação

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Use a cura natural do seu corpo para voltar mais forte.

É o fim de um ensaio cansativo, mas você tenta um salto desafiante mais uma vez, e aterra o seu pé de lado. Em poucos minutos você começa a notar os sinais de uma entorse: inchaço, dor e calor, e eventualmente hematomas.

Esse grupo de sintomas é chamado de inflamação. Dói - e parece horrível - mas é perigoso? "A inflamação é parte do processo de cicatrização", diz o Dr. Joey Fernandez, especialista em medicina esportiva do Centro Harkness de Lesões de Dança do Langone Medical Center da Universidade de Nova York. Inflamação é natural e inevitável, e você pode trabalhar com ele para voltar  mais rapidamente.

O que está acontecendo?
Quando você tem uma lesão aguda do tecido mole, como uma entorse de tornozelo, explica Fernandez, a inflamação envia células imunes e produtos químicos, como neutrófilos, citocinas e macrófagos, para limpar o tecido danificado. "É como renovação", diz ele. "Você colocou andaimes, e os trabalhadores têm que remover o dano antes que eles possam voltar a construir."

Inchaço
Inchaço é um  fluido produzido  fora dos vasos sanguíneos, no tecido circundante durante o processo de inflamação. A distribuição das células de reparo para o lugar lesionado, mas também pode diminuir a recuperação. "Digamos que você tem um ligamento parcialmente ferido", explica a Dra. Selina Shah, que trata dançarinos no Centro de Medicina Desportiva do Hospital Memorial Saint Francis em Walnut Creek, Califórnia. "As fibras vão ter um tempo difícil para voltar,  mesmo se o fluido do inchaço estiver a caminho."

Imediatamente após a lesão, você pode ajudar a remover o excesso de líquido interno envolvendo o local em um curativo ou cinta de compressão suave assim elevando  a área lesada. Gelo também pode ser aplicado (usando uma toalha para proteger sua pele contra queimaduras) por 15 minutos cerca de três vezes por dia. Você pode continuar estes tratamentos até o inchaço não ser mais visível.

Descanso Ativo
Fernandez estima que os macrófagos necessitam de cerca de 36 horas para remover as células danificadas. Dançarinos devem evitar as atividades de peso sobre a parte do corpo lesionada, diz ele." No entanto, ele prescreve movimentos suaves imediatamente após a lesão. Para um tornozelo torcido, por exemplo, deitar de costas, levante o tornozelo machucado em direção ao teto e gire cuidadosamente o tornozelo, mexer os dedos dos pés e flexionar o pé. Estes exercícios são feitos, onde o membro está livre para se mover sem resistência, ele promove a cura sem danificar ainda mais o tecido. "Eu digo aos dançarinos, Pense na sua entorse no tornozelo como pulmões", explica Fernandez. "Precisa de oxigênio para curar, e os movimentos físicos pressionam os tecidos assim ocorre a drenagem."

Anti inflamatórios
"Os AINEs tem uma má reputação", diz Fernandez sobre os medicamentos anti-inflamatórios de venda livre, que foram responsabilizados por tudo, desde danos hepáticos a úlceras. Ele recomenda o uso de curto prazo para reduzir a dor. "Nada vai acontecer a menos que você tenha uma condição de pre disposição ", diz Shah. Abordando outro equívoco comum, ela acrescenta que "eles não são viciantes".

No entanto, ambos os médicos alertam contra o uso de anti-inflamatórios para as aulas ou ensaios antes de uma lesão tenha sido curada. "Os professores e os diretores esperam que os dançarinos se cuidem conforme o cronograma", diz Fernandez, "mas você pode realmente dar dois passos para trás."

Controvérsia
"Há muitos equívocos sobre a inflamação no mundo da dança", adverte Shah. Muitos estudos existentes são mal projetados e pouco confiáveis, ela diz, "mas as pessoas leem na internet e pensam que são verdadeiras".

Em particular, ela diz que muitos bailarinos subestimam o poder da resposta inflamatória. "Eles vão dizer:" Se você usar gelo ou AINEs, você vai parar a inflamação. "Eles não param o processo - seu corpo é muito mais inteligente do que isso e tem muitos caminhos para a cura.

Em última análise, cada corpo é único e cada um responde de uma forma a inflamação - o tratamento - em sua própria maneira. "Cada pessoa tem seu ponto", observa Fernandez. "O que queremos fazer é obter os benefícios, minimizando os efeitos colaterais."

Fonte:http://dancemagazine.com/

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quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Utilização da barra, pode ajudar como pode atrapalhar.

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Ela se aposentou como diretora do Pacific Northwest Ballet, mas quando adolescente, Maria Chapman lutou para ganhar o controle de sua flexibilidade. "Eu estava muito bem na barra", diz ela, "eu confiava demais, e focava exclusivamente no que faziam minhas pernas ." Sem o apoio da barra se tornou um tormento. "Isso foi até que eu descobri como usar minhas costas , abdômen e o quadril,  percebendo que era capaz de ser bem sucedida quando  centralizava o corpo".

Se você trabalha bem na barra, mas não centraliza o corpo, as chances são de que há uma falha na sua técnica. E pode ser difícil descobrir exatamente o que aconteceu. Veja como identificar e corrigir seus movimentos na barra,  para que você se fortaleza ao longo de toda a classe.

Inclinado na barra
A barra é como um parceiro: está lá para você quando você precisar. Mas muitos dançarinos abusam de seu apoio e se tornam dependentes. "Você vê este problema mesmo com profissionais", diz Cynthia Lucas, diretora artística do Marin Ballet em San Rafael, CA. "Eles são muito mais fortes na barra do que sem ela, e geralmente é porque eles estão confiando mais na barra do que nele mesmos."

Para descobrir se este é o seu problema, primeiro verifique a posição da mão. "Seu polegar não deve estar embaixo, mas no topo", diz Lucas. "Seus dedos não devem estar encaixados ao redor  da barra como uma garra." Evite apertar - segurando forte na barra faz suas articulações ficarem brancas. Em vez disso, toque a barra com as almofadas de seus dedos, como se você estivesse tocando piano. Teste seu equilíbrio de vez em quando levantando sua mão fora da barra.

Se você está tendo problemas de deixar a barra, tenha um tempo após a aula para trabalhar seu core (equilibrar o centro do corpo), isso ajudará a estabilizar todo o seu corpo. A dependência da barra pode realmente enfraquecer os músculos do seu core. Franco De Vita, diretor da escola Jacqueline Kennedy Onassis no American Ballet Theatre, diz "Pilates e classes Gyrotonic (um sistema de exercícios que tem como fundamento exercitar a musculatura e promover o aumento da mobilidade articular através de um aparelho especial o GYROTONIC® PULLEY TOWER). podem ser uteis.

Constantemente incorreto
É difícil mover-se de forma equilibrada e coordenada no core, se o seu corpo não está devidamente alinhado - uma falha que a barra pode camuflar. "Mesmo que a barra esteja lá, você tem que ser capaz de se levantar como se estivesse com o corpo centralizado", diz Lucas.

Chapman sugere usar o espelho e filmar,  assim você pode se certificar de que seus ombros estão sobre seus quadris e sua coluna está reta enquanto você está trabalhando na barra "Minha costas mudavam de direção", diz ela. "Quando percebi isso, aprendi a controlar meu corpo." E certifique-se de que você não está apoiando com muita força na barra, o que pode desviar seu alinhamento. Para promover a posição adequada dos braços e dos ombros, "a distância é de uma pessoa entre você e a barra," Lucas diz.

Forçando para fora
Você pode ser capaz de segurar uma quinta posição perfeitamente forçando com o apoio da barra. Mas você definitivamente não será capaz de mantê-lo no centro - e isso pode levar a todos os tipos de problemas.

Em vez de fazer 180 graus, concentre-se em trabalhar com sua rotação natural desde o início da aula. - Noventa graus são suficientes - diz De Vita. "Você não tem que força-lo." Certifique-se que seu dedos mindinho estejam no chão e seus arcos não caim para a frente. "Se você está sentindo pressão em seus tornozelos ou joelhos, isso é um sinal de que algo está errado", diz Chapman.

Se você está acostumado a fazer força na barra e está tendo dificuldade em encontrar sua posição natural, Lucas sugere pensar no oposto. "É assim que você mantém a verdadeira rotação - sentindo a resistência entre a direita e a esquerda, para cima e para baixo, desde a parte superior dos quadris até os pés", diz ela. "Impulsione para o chão, gire, encaixe suas costas, centralize e conduza ."

Fonte: www.dancespirit.com

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segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Alimente seu cérebro.

Alimente seu cérebro

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São 8:00 da noite, você tem ensaios rigorosos à noite para fazer os testes, é exigido dos bailarinos a mente focada. A revista Dance Spirit conversou com a nutricionista Marie Scioscia da Escola Ailey para obter dicas sobre o que comer para manter seu cérebro focado e sem estres.

Quando se trata de poder intelectual imediato, não há um único alimento milagroso. "A chave para o foco mental  é um equilíbrio entre o carboidratos e proteínas", diz Scioscia.

Alimentos ricos em carboidrato eleva o açúcar no sangue, assim sendo aumenta a energia mental. Mas tenha cuidado para não confiar em açúcares simples ou açúcares naturais concentrado sozinho. Os sucos de frutas ou doces vão dar um impulso tão imediato de energia, e vão  imediatamente se esgotar. Os carboidratos complexos, como farinha de aveia e outros grãos integrais, vão dar-lhe uma subida e queda mais estável de açúcar no sangue, mantendo-o focado por mais tempo. Eles também aumentam a produção de serotonina do seu cérebro, o que o mantém calmo e feliz - perfeito para esse  teste estressante!

A proteína, ela retarda a digestão de carboidratos simples e complexos, fornece ainda mais proteção. Além disso, ele aumenta a produção do seu cérebro de dopamina, um produto químico que ajuda você a se concentrar.

Se você quer uma longa carreira, seu corpo não é a única coisa que precisa ficar em forma. "Mantenha sua mente mais lucida por mais tempo, fazendo uma dieta equilibrada, baseada em vegetais com proteína suficiente e gorduras saudáveis", diz Scioscia. Por que comer vegetais? Seu cérebro precisa de oxigênio e nutrientes, que são transportados pelo sangue. Frutas, legumes e grãos integrais ajudam a manter suas artérias limpas para que o sangue rico em nutrientes possa atingir seu cérebro. Gorduras saudáveis ​​- como peixes gordurosos e nozes - também aumentam o fluxo sanguíneo.

Fuel your mind with...antioxidant-rich foods, like blueberries, curry powder and dark chocolate (in moderation); monounsaturated fats, like those found in olive oil and avocados; foods high in omega-3 fatty acids, like salmon, tuna and walnuts; foods with vitamin E, like pumpkin seeds. (All photos courtesy Thinkstock)

Café da manhã para ativar o cérebro: Experimente um ovo mexido com fatias de pão integral e morangos fatiados. Você terá uma manhã com muita energia.

Almoço: Misture uma salada de atum enlatado e adicione um pouco de azeite extra virgem,  passas e nozes,  e salpique grãos triturados de nozes, avelã, etc. Você vai ter um almoço que vai mantê-lo afiado durante horas!

Jantar: Um peito de frango grelhado com azeite de alecrim e sirva  com arroz integral, com um sauté de couve, maçãs, alho e azeite.

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sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Como hábitos cotidianos podem prejudicar seu corpo.

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Oi Gente!

Você dá duro na sala de aula para aperfeiçoar sua técnica e executar o seu melhor. Mas o que você faz fora da classe conta também. A verdade é que os pequenos hábitos cotidianos - como carregar um bolsa de dança cheia ou enviar mensagens de texto sem parar - podem afetar negativamente seu corpo e, em última análise, sua dança. Dance Spirit Magazine investiga sete maus hábitos de saúde que repercutem no estúdio.

1. Cruzando as pernas.
O risco: "Fazê-lo uma ou duas vezes não é um grande negócio, mas habitualmente sentado com as pernas cruzadas pode levar a mudanças reais em seu corpo", diz Alison Deleget,professor de educação física e treinador no Harkness Center for Dance Injuries em NYU Langone Medical Center. "Uma vez que você não está sentado uniformemente em sua pélvis, você está forçando a coluna vertebral a curva para um lado." Com o tempo, você pode desenvolver dor nas costas ou quadril, e músculos das costas esticadas em um lado do seu corpo pode deixar você sentir seu corpo desigual na aula. Quer ser refinada  sem prejudicar seu corpo quando sentar? Tente sentar-se diretamente em ambos os quadris e cruzar os pés nos tornozelos.

(Photo by Ammentorp Photography/Thinkstock)

2. Olhar constantemente o celular e ficar no What's app
O Risco: Postura típica de quem fica no celular  - a cabeça dobrada para a frente e os ombros caídos - coloca o equivalente a 25 kg de pressão na coluna superior, o que pode levar ao desgaste dos tecidos de suporte entre as vértebras. "Ele encurta os músculos na parte da frente da parte superior do corpo e do pescoço, isso alonga demais e enfraquece os músculos nas costas, o que pode tornar postura   épaulement mais difícil", diz Deleget. No curto prazo, passando horas curvadas sobre o seu telefone pode causar dores de cabeça ou uma dor no pescoço e ombros; Num longo prazo, poderia significar hérnia de discos ou lesões nervosas. Na próxima vez que você receber um texto, tente trazer o telefone até o rosto para responder, ou peça para Siri digitar para você.

3. Estralar seu pescoço, costas ou dedos.
O risco: Você pode ter ouvido de que estourar suas articulações acabará por  ter artrite. A boa notícia é que não há pesquisa apoiando essa teoria, e sentindo um estalido no seu quadril durante a aula é perfeitamente normal. O problema vem quando os dançarinos começam forçar suas junções ao PNF em vez de deixá-lo acontecer naturalmente. Isso pode estressar os tecidos conjuntivos das articulações e levá-los a intenso alongamento e tornar-se instável. "É como dançar em um slinky quando você deveria estar dançando em uma mola de cama", diz Deleget. "O slinky dá muito menos apoio."

4. Andando como um pato.
O risco: Todos os dançarinos mais velhos estão fazendo isso, mas isso não significa que você deve. "As articulações dos joelhos e tornozelos funcionam como dobradiças, projetado para mover para a frente. Caminhar virado significa colocar estresse excessivo no interior dos joelhos, tornozelos e dedos dos pés ", diz Deleget. Não  vai dar nenhuma vantagem, e pode dar dor  no quadril anterior - uma lesão comum e às vezes debilita  os dançarinos.

5. Transportar sua bolsa de dança em um ombro.
O risco: Quando apenas um lado do corpo carrega uma carga pesada dia após dia, é provável que você desenvolva desequilíbrios musculares que podem levar a excesso de trabalho e lesões relacionadas ao estresse - de seus ombros todo o caminho até sua pélvis. "Se um lado dos músculos do trapézio superior se torna mais desenvolvido do que o outro, seus ombros também podem parecer desiguais quando você está dançando", diz Deleget. "Opte por uma mochila, e use-a correia apropriada, que tem prende na cintura e no peito, não jogada sobre um ombro ou pendurando abaixo sobre sua bunda."

(Photo by Bonnin Studio/Thinkstock)


6. Digitar na cama.
O Risco: Foi um dia longo, você está exausto e você tem uma apresentação amanhã. Você pode ser tentado a aconchegar-se na cama para escrever sobre o ensaio, mas resisti ao desejo. "E se
você planeja trabalhar por um longo tempo,  sente-se com a coluna em uma posição neutra. Não sente-se de qualquer jeito e nem pense em deitar ", diz Deleget. Com a má postura você tensiona os tecidos conectivos em sua espinha, que pode causar a dor e a rigidez em sua mais baixa parte de trás quando você dança. Sentando-se em linha reta melhora sua força e postura  para a aula.

7. Usar sapatos frágeis.
O risco: Como bailarino seus pés são a parte mais importante corpo, por isso é crucial calçá-los com cuidado. O podólogo Ronald Werter, que trabalha com dançarinos profissionais em Nova York, diz que as piores opções para seus pés preciosos são os chinelos de sola fina ou botas super finas. "Eles são piores do que caminhar descalço", diz ele. "Sapatos não são o seu tamanho ou tem material que pode machucar e assim ​​forçando você a colocar mais pressão no interior do seu pé, o que faz com que os tendões que suportam o arco e os ligamentos nos tornozelos alongarem." Sem tensão adequada , pé e tornozelo  será muito mais difícil de manter a força.

Werter recomenda testar sapatos antes de comprá-los apertando tanto o arco e onde o dedo grande bate com o polegar eo indicador. Se você pode comprimi-los a metade da espessura que estavam antes, salve o seu dinheiro. Em vez disso, procure um sapato com uma borracha dura ou arco de couro embutido.

Quanto aos seus saltos favoritos, Werter diz que eles estão OK, desde que não sejam superiores a dois centímetros. Apenas certifique-se de que o meio do sapato, onde a haste seria em um sapato pointe, não pode dobrar facilmente, então você tem forte apoio.

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quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Solista

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Muitas vezes, um grande solista de competição ganha todos os prêmios por um trabalho notável que eles dominaram completamente - mas depois ao tentar aprender qualquer outra coisa, não conseguem. Como você pode evitar que isso aconteça? Ao se aproximar da sua competição prepare-se estrategicamente para que possa melhorar o seu treinamento.

Dançar um personagem fora de sua zona de conforto.
Ao selecionar variações para seus alunos, Slawomir e Irena Wozniak na Master Ballet Academy no Arizona muitas vezes procura papéis que contrastem os temperamentos naturais dos dançarinos. "Para ser contratado, você deve mostrar a sua importância", diz Slawomir. "O príncipe feliz, cheio de amor, tem uma abordagem diferente para os mesmos passos como um Basílio arrogante de Dom Quixote,  aprender as distinções pode melhorar a sua arte.

Escolha as coreografias mais difíceis.
Kelly Burke, diretora artística da Academia de Dança de Westchester no estado de Nova York, vê os dançarinos melhorarem quando lhes dão algo para que possam se inspirar. "Sabendo que teremos uma sessão privada semanal para ensaiar o solo, dou coreografias para as dançarinas que são tecnicamente mais difíceis do que elas podem fazer", diz ela. "Claro, eu nunca deixaria que elas executassem isto até que ele seja feito corretamente." Se seu solo está bem feito, pergunte ao coreógrafo se você pode fazer uma volta extra ou uma outra mudança um pouco mais arriscada.

Analise cada passo.
Se você tem um professor que você tenha mais afinidade peça a ele para ajustar o seu desempenho."Veja todos os detalhes técnicos", diz Suzi Taylor, membro do corpo docente da New York City Dance Alliance. "Vá além de verificar o seu alinhamento,  analise se você está usando o apoio para seus braços para um alinhamento global. A sua perna de apoio está totalmente finalizada? "Esses detalhes ajudam a você melhorar a sua performance".

Estude suas transições.
Burke acha que quando ela passa uma sessão de coaching inteiro sobre a especificidade nos momentos entre as etapas, seus dançarinos acabam fazendo vários trabalhos técnicos como apoio para o  resto da dança. Observe sua apresentação, como sair do solo ou identificar onde está seu peso quando você for sair de uma vez do solo.

Construa sua força com musicalidade.
Combinar a música pode ampliar seus limites. Tome uma abordagem para extrair  um développé quando a música se intensifica, por exemplo, e com o tempo você está certo de se sentir mais forte em sua perna de apoio e na extensão. "A maneira como você se aproxima de seu port de bras no solo pode trazer alguma clareza para o seu outro movimento", diz Taylor. "Isso pode melhorar o seu procedimento, assim,  a sua imagem estará completa."

Preencha seus próprios espaços.
Use seu solo de competição para ir mais fundo. Se você está tendo dificuldade com seu solo, preste atenção na sala de aula. Ou treine seu cérebro, execute uma variação começando pela perna oposta. Faça uma analise para estabelecer uma conexão emocional com o trabalho. "Talvez você precise ler sobre a história francesa ou dançarinos que vieram antes de você", diz Wozniak. Poderia fazer a diferença na frente dos juízes e em sua compreensão geral do movimento.

Fonte: http://dancemagazine.com
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segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A quantidade de açúcar nos alimentos industrializados



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Oi Gente !

Início das  aulas,  e bate aquele arrependimento devido aos excessos das festas. Porém, o que fazer para perder alguns quilinhos que vieram junto com o ano novo? O ideal é ir fazendo substituições saudáveis.


Assim recomenda-se a aderir a uma dieta com baixo teor de açúcar, de carboidratos e de sódio para uma saúde de melhor qualidade. No entanto, há uma série de rótulos e ideias enganadoras por ai a respeito do que seria “comida saudável”. Altos níveis de açúcar e/ou carboidratos podem se esconder em alguns alimentos inesperados, especialmente alguns que são vendidos como alimentos “saudáveis”.

Enganam-se quem pensa que basta esconder o açucareiro para reduzir a ingestão do alimento no dia a dia. Afinal, ele marca presença em uma infinidade de produtos industrializados, inclusive em produtos salgados. Para ter uma ideia, uma latinha de refrigerante contém cerca de 37 gramas de açúcar, ou seja, quase o total permitido em um dia! Portanto, a primeira recomendação é prestar atenção em itens como esses.

Confira alguns alimentos industrializados e sua quantidade de açúcar:

- Barra de Cereal: 1 barra de cereal equivale a 1/2 colher (sopa) de açúcar.
- Biscoitos/bolachas recheadas: 2 biscoitos recheados equivalem a 2 colheres (sopa) de açúcar.
- Frutas Cristalizadas: Um punhado dessas frutas (50g) tem o mesmo do que 2,5 colheres (sopa) de açúcar.
- Refrigerante: 1 lata de refrigerante (350 ml) equivale a 3 colheres (sopa) de açúcar.
- Suco: 1 copo de suco industrializado carregam 1,5 colher (sopa) de açúcar.
- Leite condensado: 1 lata de leite condensado (395g) equivalem a 13 colheres (sopa) de açúcar.
- Achocolatado em pó: 3 colheres (sopa) de achocolatado em pó equivalem a 2 colheres (sopa) de açúcar.
- Bala: 2 balas de caramelo são o mesmo do que 2 colheres (sopa) de açúcar.
- Chocolate ao leite: 1 barra de chocolate ao leite carrega 3,5 colheres (sopa) de açúcar.
- Chocolate branco: 1 barra de chocolate branco (100g) possuem 4 colheres (sopa) de açúcar.

O açúcar é apontado como um dos culpados pela epidemia de obesidade, bem como suas doenças associadas, no mundo. Apesar de essa relação fazer todo o sentido, não é justo taxá-lo como vilão, pois o grande problema está no consumo exagerado.

Fonte: http://www.posunifae.com.br/

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sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Usar sapatilha de ponta causa o joanete.

Oi Gente !
Muitas meninas (e as suas mães) preocupam-se com a possibilidade de desenvolver deformações de má aparência e dolorosas nos seus pés. Esta é uma preocupação real! Enquanto o trabalho nas sapatilhas pontas não causa joanetes na maioria das pessoas, se este for iniciado muito cedo, ou, se existir uma predisposição familiar para desenvolver joanetes (especialmente do lado materno), isso pode ajudar ao seu desenvolvimento.
TPPB1O QUE É UM JOANETE?
Vamos começar com uma pequena discussão sobre o que realmente é um joanete. Um joanete (Hallux Valgus) é uma protuberância anormal do osso que se forma na base do dedo grande, a qual pode ficar vermelha e inflamada. Frequentemente, a amplitude de movimento do dedo grande fica restringida, e, até trabalhar na meia-ponta pode ser difícil.
Um joanete é um desalinhamento da articulação do dedo grande, com um desvio interno do mesmo e o desenvolvimento de um osso grande da articulação, de modo que os dedos deixam de parecer alinhados. Enquanto muitas pessoas pensam que o problema é o dedo grande estar desviado internamente, muitas vezes o problema inicia quando o 1º metatarso (o maior osso do pé que se articula com o dedo grande) começa a angular para fora do pé.
ANATOMIA DO JOANETE
O pé é composto por muitos ossos pequenos que se dispõem perfeitamente unidos, formando muitas articulações. A articulação do dedo grande engloba o primeiro metatarso e a falange proximal do dedo.
Um joanete forma-se quando a base do dedo (primeiro metatarso) se desvia para fora do segundo metatarso. O 1º metatarso roda e colapsa e, assim, deixa de estar em alinhamento correto. Então, a ponta do primeiro dedo roda e desvia internamente.
Ao longo do tempo, devido ao stress contínuo, causado pela posição alterada da articulação e a irritação que isso causa, a articulação pode ficar inflamada.
O QUE LEVA À FORMAÇÃO DO JOANETE?
Os joanetes podem ser causados pelos seguintes fatores:
  • Hereditários (especialmente por via da linha feminina)
  • Rolar os pés internamente (pronação)
  • Andar com os pés em turnout (para fora)
  • Fraqueza dos músculos que controlam o dedo grande
  • Fraqueza dos músculos intrínsecos do pé
  • Apoio sobre o dedo grande num tendu, especialmente para à la second derrière
  • Reduzida mobilidade do dedo grande quando em meia-ponta
  • Amplitude de ponta limitada
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
  • Alteração do alinhamento do primeiro dedo
  • Dor na articulação do 1º dedo com o movimento
  • Restrição da amplitude de meia-ponta
  • Inflamação da articulação do 1º dedo
  • Rotação do 1º dedo, levando a que a unha deixa de estar virada para cima
  • Ocasionalmente ocorre hematoma da unha do dedo
TRATAMENTO EFICAZ
tppb2Dependendo do número de fatores causadores dos joanetes, assim devem ser implementados uma série de exercícios para assegurar o correto alinhamento e estabilidade do membro inferior.  Algumas dicas  que podem ajudar a lidar com joanetes:
  • Calçado de suporte com a largura correta e suporte do arco podem provocar alívio – calçado como as sapatilhas de ballet, chinelos (de enfiar no dedo) e botas Ugg (ou pantufas) devem ser evitados.
  • Mobilização da parte média do pé para ajudar a realinhar o dedo corretamente, e, depois, utilizar ligaduras/tape e espuma de revestimento na sapatilha para manter o dedo em alinhamento.
  • Ligadura funcional para ajudar a trazer o 1º metatarso em direção ao 2º e corrigir qualquer rotação e abatimento do 1º metatarso.
  • Espuma de revestimento cortada na forma de um donut para retirar a pressão sobre a parte de fora do dedo grande.
Fonte: https://www.theballetblog.com

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