quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Treinando os olhos para o equilíbrio
Oi Gente !
Os olhos são espelho da alma, uma ligação direta com o cérebro que é visível na superfície do corpo. Pode-se tocar o espaço com os olhos, assim como com o corpo. Os olhos podem iniciar o movimento e acentuar sua habilidade de se equilibrar. Tente sentir seus olhos como uma boca primitiva que coleta imagens externas e as reflete em sua própria esfera.
De forma geral, mulheres têm uma visão periférica, enquanto os olhos dos homens são melhores para observar focos estreitos.
- Quando você olha para frente , sente como se seus os olhos estivessem no mesmo nível? Observe em um espelho para ver se essa sensação corresponde à realidade.
- Enquanto você olha para a frente, consegue observar o que está acontecendo em torno de você?
- Mantenha os braços estendidos para os lados e mova os dedos. Levando os braços para trás, até qual distância você consegue ver o movimento?
- Equilibre-se em uma perna e observe o movimento dos seus olhos. Você fixa os olhos em um objeto pra ajudar a controlar o equilíbrio? Mova os olhos em várias direções e perceba quão fácil ou difícil fica equilibrar.
-Imagine que os olhos são como uma lanterna, e eles iluminam tudo o que olham. (Este exercício também é bom para checar o alinhamento da cabeça em várias posições.)
- Imagine que a sua face é um grande olho, para que você possa ver com toda a face, não apenas com os dois olhos.
- Imagine que você tenha olhos em várias partes do corpo, como atrás da cabeça ou na planta dos pés. À medida que você dança, o que esses olhos veem?
- Veja um feixe de luz vindo de cima da sua cabeça. Se você estiver bem alinhado, deverá se acender um ponto precisamente sobre a sua cabeça.
- Coloque a mão direita no olho direito. Imagine o calor da mão relaxando os músculos circulares em torno de olhos. Imagine todos os músculos circulares em torno da boca relaxando também. Imagine o olho relaxando em sua cavidade. Ele é preenchido por um fluido claro. Sinta o peso dos olhos como uma bola cheia de líquido repousando na cavidade. Agora retire a mão direita e observe a diferença entre os seus ombros. O ombro direito provavelmente estará mais relaxado e mais baixo do que o ombro esquerdo. Realize uma extensão ao lado ou à frente com a perna direita. Realize o mesmo movimento com a perna esquerda. Você pode observar que está mais flexível do lado em que você relaxou o olho. A tensão do olho influencia a flexibilidade em outras áreas do corpo, por isso, repita o exercício com o olho esquerdo.
Marcadores:
Aula,
bailarina,
Ballet,
Bem Estar,
Benefícios do ballet,
Boa Forma,
Condicionamento,
Dança,
Dançar,
Loja,
Loja virtual,
Mães de Bailarinas,
Moda para Ballet,
Pequenas Bailarinas
terça-feira, 25 de agosto de 2015
Equilibrando os orgãos do equilíbrio
Continuando o assunto equilíbrio, o corpo possui muitas formas de perceber seu equilíbrio e movimento (figura). Muitos desses mecanismos sensoriais respondem, na forma de reflexos, a alterações de comprimento, pressão e tensão nas articulações nos tendões, na pele e nos músculos. Os olhos e os órgãos vestibulares no ouvido também contribuem para o equilíbrio.
O reflexo de preensão plantar faz com que o pé agarre um objeto que estimula a planta do pé. Esse reflexo é integrado, ou não tão óbvio no adulto como na criança. O reflexo de afastamento dos dedos também é importante para a dança. Colocar peso sobre as bolas e os dedos dos pés (região metatarsal) faz com que os dedos se espalhem. Essa ação aumenta de maneira surpreendente o tônus dos músculos do tronco. Esse reflexo garante que a coluna se erga do solo assim que os pés experimentam o impacto com ele. Caso a coluna entrasse em colapso quando os pés tocassem o solos, você não conseguiria aterrissar de um salto. Muitos bailarinos infelizmente calçam sapatilhas de balé muito apertados, de modo que seus dedos mal conseguem se mover. impedindo esse reflexo. Sob circunstâncias normais, o reflexo ajuda o seu senso de elevação sem esforço. e bailarino ajustar a função dos órgãos de equilíbrio, ele também ajustará seus reflexos, melhorando o equilíbrio e experimentando uma sensação de leveza e elevação do corpo sem esforço.
Os órgãos vestibulares são compostos por duas partes distintas: o labirinto, assim denominado em função de três anéis localizados em todos os três planos, e o sáculo e o utrículo, que controlam a sua relação com a gravidade. Dentro do sáculo e do utrículo, existem pequenas células ciliadas, ou cílios, que flutuam em uma substância gelatinosa chamada membrana otolítica. Agrupados ao topo dessa substância estão os otólitos, pequenas estruturas semelhantes a pequenas pedras. Quando você movimenta sua cabeça estabelece uma nova relação com a gravidade, os relativamente pesados otólitos tendem a deslocar a membrana otolítica com os cílios. O deslocamento dos cílios informa ao sistema nervoso central como a cabeça está posicionada no espaço.
A nova postura não será percebida como correta até que os órgãos sensoriais tenham sido reajustados, inclusive os olhos.
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Equilíbrio no Ballet
Oi Gente !
Hoje vamos falar sobre o equilíbrio, é uma das habilidades mais importantes na dança e, ainda assim, escapa à atenção de muitos bailarinos. O corpo equilibra-se habilmente em variadas posições a cada passo dado. Quando se está em uma postura centrada, com os ossos bem alinhados e os músculos bem coordenados, é preciso, na verdade, uma menor atividade muscular total do que quando se está desalinhado. Portanto, se você é um bailarino e seu atual objetivo é o de melhorar seu equilíbrio simplesmente recrutando mais músculos, está fazendo o o oposto do que ocorre durante o equilíbrio alinhado. O equilíbrio alinhado exige menos esforço.
Para melhorar o equilíbrio, é necessária primeiramente uma percepção do que você está fazendo ao tentar se equilibrar.Você atingi essa percepção observando-se e ajustando progressivamente sua forma habitual de realizar um movimento, o que o leva a alcançar sua meta de equilíbrio sem esforço em todas as situações.
Veja um exemplo de como padrões de movimento são importantes para o equilíbrio. Se estiver tentando realizar um relevé em attitude e,estiver caindo ou falhando em manter a posição, você pode estar movendo seu corpo em partes, e não como uma unidade completamente alinhada. Para realizar um relevé e mover-se para a posição demi-pointe ou pointe, é preciso inicialmente realizar um plié na perna de apoio. Se o ombro direito se mover mais do que o esquerdo e a coluna entortar, o corpo acabará ficando tendo em algumas partes para compensar a falta de equilíbrio nas pernas. À medida que você realiza o relevé, essa tensão torna difícil a sensação de que o corpo inteiro está se movendo de maneira uniforme para cima; um lado das costas e um braço movem-se mais rapidamente que o outro lado, e novamente você terá de compensar para ficar equilibrado. A compensação é complexa e é uma experiência muito mais difícil do que experimentar o corpo inteiro como um todo. Além disso, quando você perde o equilíbrio, já pondera o que deu errado dessa vez, o que o fará ficar mais preocupado e tenso na próximo vez que precisar se equilibrar.
Não se pode melhorar o equilíbrio somente por meio de condicionamento; mas, com percepção consciente de sua força, você pode realizar um movimento equilibrado com mínimo esforço. O modo de não conseguir o equilíbrio quando necessário é, ironicamente, uma das razões pelas quais bailarinos têm dificuldade com o equilíbrio. Na próxima postagem teremos dicas de exercícios, estes exercícios serão realizados movimentos de dança ao equilibrar-se em pequenas bolas. Desafiar o equilíbrio de forma extrema melhora o seu equilíbrio geral, ficando mais fácil atingi-lo. Esses exercícios o farão ganhar confiança a medida que você aprender quão fácil pode ser equilibrar-se. A chave para o sucesso será transferir sua experiência dos exercícios para situações reais de dança, chegando o mais próximo possível da realidade de estar em um palco, com luzes no seu rosto e um grande espaço negro à sua frente, onde o público espera por um grande espetáculo.
Hoje vamos falar sobre o equilíbrio, é uma das habilidades mais importantes na dança e, ainda assim, escapa à atenção de muitos bailarinos. O corpo equilibra-se habilmente em variadas posições a cada passo dado. Quando se está em uma postura centrada, com os ossos bem alinhados e os músculos bem coordenados, é preciso, na verdade, uma menor atividade muscular total do que quando se está desalinhado. Portanto, se você é um bailarino e seu atual objetivo é o de melhorar seu equilíbrio simplesmente recrutando mais músculos, está fazendo o o oposto do que ocorre durante o equilíbrio alinhado. O equilíbrio alinhado exige menos esforço.
Para melhorar o equilíbrio, é necessária primeiramente uma percepção do que você está fazendo ao tentar se equilibrar.Você atingi essa percepção observando-se e ajustando progressivamente sua forma habitual de realizar um movimento, o que o leva a alcançar sua meta de equilíbrio sem esforço em todas as situações.
Veja um exemplo de como padrões de movimento são importantes para o equilíbrio. Se estiver tentando realizar um relevé em attitude e,estiver caindo ou falhando em manter a posição, você pode estar movendo seu corpo em partes, e não como uma unidade completamente alinhada. Para realizar um relevé e mover-se para a posição demi-pointe ou pointe, é preciso inicialmente realizar um plié na perna de apoio. Se o ombro direito se mover mais do que o esquerdo e a coluna entortar, o corpo acabará ficando tendo em algumas partes para compensar a falta de equilíbrio nas pernas. À medida que você realiza o relevé, essa tensão torna difícil a sensação de que o corpo inteiro está se movendo de maneira uniforme para cima; um lado das costas e um braço movem-se mais rapidamente que o outro lado, e novamente você terá de compensar para ficar equilibrado. A compensação é complexa e é uma experiência muito mais difícil do que experimentar o corpo inteiro como um todo. Além disso, quando você perde o equilíbrio, já pondera o que deu errado dessa vez, o que o fará ficar mais preocupado e tenso na próximo vez que precisar se equilibrar.
Não se pode melhorar o equilíbrio somente por meio de condicionamento; mas, com percepção consciente de sua força, você pode realizar um movimento equilibrado com mínimo esforço. O modo de não conseguir o equilíbrio quando necessário é, ironicamente, uma das razões pelas quais bailarinos têm dificuldade com o equilíbrio. Na próxima postagem teremos dicas de exercícios, estes exercícios serão realizados movimentos de dança ao equilibrar-se em pequenas bolas. Desafiar o equilíbrio de forma extrema melhora o seu equilíbrio geral, ficando mais fácil atingi-lo. Esses exercícios o farão ganhar confiança a medida que você aprender quão fácil pode ser equilibrar-se. A chave para o sucesso será transferir sua experiência dos exercícios para situações reais de dança, chegando o mais próximo possível da realidade de estar em um palco, com luzes no seu rosto e um grande espaço negro à sua frente, onde o público espera por um grande espetáculo.
Instagram: moda_ballet
Facebook: facebook.com.br/modaballet.com.br
Loja virtual: http://www.modaballet.com.br
Loja física: Rua Barão Duprat, 250 – Galeria 13 – Santo Amaro – São Paulo
Fone: (11) 3530-3024
Marcadores:
Aula,
bailarina,
Ballet,
Bem Estar,
Benefícios do ballet,
Boa Forma,
Condicionamento,
Dançar,
Dicas,
Loja,
Loja virtual,
Mães de Bailarinas,
Moda para Ballet,
Pequenas Bailarinas,
postura
sábado, 22 de agosto de 2015
Usando a faixa elástica para condicionamento
Oi Gente !
Hoje vamos falar sobre a faixa elástica, ela foi criada para realização de exercícios de treinamento de força, flexibilidade e relaxamento.
A faixa temo formato aproximadamente 15 cm de largura e variados comprimentos.
Existem algumas formas básicas para aplicação da resistência da faixa elástica no corpo:
- Prenda a faixa em ângulo reto (perpendicular) ao membro em movimento (figura). Isso cria grande resistência e é ideal para ganhar força, pois a tensão da faixa pode ser completamente explorada para fornecer resistência;
- A faixa pode ser posicionada paralelamente ao membro e puxada para dentro. Nesse caso a resistência ao movimento é mínima, mas esse tipo de puxada aumenta o tônus ao estimular receptores de pressão nas articulações. Isso é usado com maior frequência em exercícios para melhora da postura e em casos de hipermobilidade. A faixa é usada para aumentar os tônus dos membros superiores durante o aprofundamento do plié e aumentando a flexibilidade usando bolas;
- A faixa pode ser alinhada membro e puxada para fora do corpo. Se realizada com a respiração relaxada e uma leve vibração do membro, essa aplicação pode liberar a tensão dos músculos e articulações.
- Prenda a faixa em ângulo reto (perpendicular) ao membro em movimento (figura). Isso cria grande resistência e é ideal para ganhar força, pois a tensão da faixa pode ser completamente explorada para fornecer resistência;
- A faixa pode ser posicionada paralelamente ao membro e puxada para dentro. Nesse caso a resistência ao movimento é mínima, mas esse tipo de puxada aumenta o tônus ao estimular receptores de pressão nas articulações. Isso é usado com maior frequência em exercícios para melhora da postura e em casos de hipermobilidade. A faixa é usada para aumentar os tônus dos membros superiores durante o aprofundamento do plié e aumentando a flexibilidade usando bolas;
- A faixa pode ser alinhada membro e puxada para fora do corpo. Se realizada com a respiração relaxada e uma leve vibração do membro, essa aplicação pode liberar a tensão dos músculos e articulações.
Instagram: moda_ballet
Facebook: facebook.com.br/modaballet.com.br
Loja virtual: http://www.modaballet.com.br
Loja física: Rua Barão Duprat, 250 – Galeria 13 – Santo Amaro – São Paulo
Fone: (11) 3530-3024
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
Ballet: Condicionamento
Oi Gente!
Dando continuidade sobre o condicionamento para Ballet , segue uma dica de exercícios de alongamento e fortalecimento.
Este exercício enfatiza o fortalecimento excêntrico dos músculos psoas e ilíaco, permite tempo para visualizar o músculo iliopsoas em ação.
- Deite de decúbito dorsal e coloque duas bolas sob a pelve;
- Lentamente, mova a pelve sobre as bolas em vários planos, como um barco se descolocando nas ondas do oceano;
- Segure o joelho esquerdo contra o peito;
- Eleve o pé direito e alongue a perna verticalmente. Não alongue a perna ativa. As articulações do joelho devem estar relaxadas;
- Abaixe lentamente a perna direita enquanto imagina o músculo iliopsoas alongar. Você não precisa abaixar a perna até o solo. Assim que você sentir uma pressão na região lombar, uma inclinação da pelve à frente ou um ressalto na articulação do quadril, flexione as articulações direitas do joelho e do quadril e traga a perna para a posição inicial;
- Ao abaixar a perna, imagine os músculos da região lombar derretendo no solo e o psoas fluindo pra baixo como um rio próximo à coluna. Visualize o ilíaco se expandindo dentro da pelve;
-Repita o movimento 7 vezes para cada perna;
- Realize battement e observe as diferenças na facilidade do movimento ou a flexibilidade.
Até....
Dando continuidade sobre o condicionamento para Ballet , segue uma dica de exercícios de alongamento e fortalecimento.
Este exercício enfatiza o fortalecimento excêntrico dos músculos psoas e ilíaco, permite tempo para visualizar o músculo iliopsoas em ação.
- Deite de decúbito dorsal e coloque duas bolas sob a pelve;
- Lentamente, mova a pelve sobre as bolas em vários planos, como um barco se descolocando nas ondas do oceano;
- Segure o joelho esquerdo contra o peito;
- Eleve o pé direito e alongue a perna verticalmente. Não alongue a perna ativa. As articulações do joelho devem estar relaxadas;
- Abaixe lentamente a perna direita enquanto imagina o músculo iliopsoas alongar. Você não precisa abaixar a perna até o solo. Assim que você sentir uma pressão na região lombar, uma inclinação da pelve à frente ou um ressalto na articulação do quadril, flexione as articulações direitas do joelho e do quadril e traga a perna para a posição inicial;
- Ao abaixar a perna, imagine os músculos da região lombar derretendo no solo e o psoas fluindo pra baixo como um rio próximo à coluna. Visualize o ilíaco se expandindo dentro da pelve;
-Repita o movimento 7 vezes para cada perna;
- Realize battement e observe as diferenças na facilidade do movimento ou a flexibilidade.
Até....
Instagram: moda_ballet
Facebook: facebook.com.br/modaballet.com.br
Loja virtual: http://www.modaballet.com.br
Loja física: Rua Barão Duprat, 250 – Galeria 13 – Santo Amaro – São Paulo
Fone: (11) 3530-3024
Marcadores:
Aula,
bailarina,
Ballet,
Bem Estar,
Benefícios do ballet,
Boa Forma,
Condicionamento,
Dança,
Dançar,
Dicas,
Loja,
Loja virtual,
Mães de Bailarinas,
Moda,
Moda Adulto e Infantil,
Moda para Ballet
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
Condicionamento físico para dança.
Oi Gente!
Hoje vou escrever sobre condicionamento físico para dança, tem alguns conceitos interessantes para melhorar a performance.
Conceitos do condicionamento
Antes que sejam aprofundados os exercícios específicos de condicionamento para dança, é útil abordar alguns conceitos básicos e terminologias de condicionamento. Alguns desses princípios são mais relevantes do que outros, para dançarinos, mas todos são bons para se reter no seu pacote mental de dança à medida que você melhora o seu condicionamento mente-corpo.
Em condicionamento, o principio da especifidade estabelece que a adaptação do corpo ao treinamento depende do tipo realizado. Em outras palavras, se você se alonga, está trabalhando especificamente a melhora da flexibilidade.
Ao aplicar o principio da especifidade no fortalecimento para o treinamento de dança, é necessário que se usem movimento de fortalecimento que sejam similares ou iguais aos passos de dança que você pretende realizar. A faixa elástica é ideal para o treinamento de força especifico para dança, pois é possível usá-la para aplicar resistência em uma variedade de movimento de dança. Mas, quando se treina força usando pesos ou aparelhos, esses exercícios frequentemente não são específicos para dança (apesar de o exercício na acadêmia fazer com o dançarino sinta-se mais forte, o que pode trazer benefícios psicológicos).
Para obter maiores benefícios em qualquer condicionamento, é preciso escolher exercícios relacionados aos músculos que você gostaria de fortalecer.
Por exemplo, para aumentar a força de um grand battement (elevação de pernas rápida e alta), você deve considerar três especifidades:
-a especifidade de velocidade: o movimento de ser rápido;
-a especifidade de grupo muscular: o movimento deve trabalhar os flexores de quadril, bem como estabilizar a musculatura; e
-a especificidade de ação muscular: a ação muscular precisa ser concêntrica e excêntrica, e realizada com o alinhamento correto.
Amanhã tem mais......
Instagram: moda_ballet
Facebook: facebook.com.br/modaballet.com.br
Loja virtual: http://www.modaballet.com.br
Loja física: Rua Barão Duprat, 250 – Galeria 13 – Santo Amaro – São Paulo
Fone: (11) 3530-3024
Marcadores:
Aula,
bailarina,
Ballet,
Bem Estar,
Benefícios do ballet,
Boa Forma,
Condicionamento,
Dança,
Dançar,
Dicas,
Loja,
Loja virtual,
Look,
Mães de Bailarinas,
Moda,
Moda Adulto e Infantil,
Pequenas Bailarinas
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
Sapatilhas: algumas considerações....
Oi Gente!
Eu tenho mais algumas dicas e considerações sobre as sapatilhas, que são:
-
Não é unicamente a dureza da palmilha que dará a durabilidade da sapatilha.
Fatores como modo de uso e conservação da sapatilha terão maior
importância.
-
Não guardar a sapatilha em sacos plásticos, pois o suor fará com que a
sapatilha amoleça rapidamente.
-
Não deixar as ponteiras dentro da sapatilha após o uso, pelo mesmo motivo
exposto acima.
-
Sapatilha adora sol, após cada uso, devemos deixá-la secar ao sol . Isto
ajudará a mantê-la dura por mais tempo.
-
Evite “quebrar” a sapatilha com as mãos ou debaixo de móveis ou pianos. Isto só
acelera o amolecimento da mesma. A sapatilha deve ser moldada no pé com o uso,
ou levemente amassada a sola na altura da curvatura do peito do pé.
-
Não ficar limpando com álcool ou Veja, ou usando maquiagem para esconder a sujeira.
O melhor é usar uma meia por cima da sapatilha, isto manterá a sapatilha limpa
até o espetáculo.
-
Sapatilhas duram em média de 3 a 6 meses para iniciantes, 1 a 2 meses para
adiantado em diante, podendo durar até 2 semanas no caso de profissionais .
Lembrando que vários fatores interferem na durabilidade, sendo o mais
importante o modo de uso.
Instagram: moda_ballet
Facebook: facebook.com.br/modaballet.com.br
Loja virtual: http://www.modaballet.com.br
Loja física: Rua Barão Duprat, 250 – Galeria 13 – Santo Amaro – São Paulo
Fone: (11) 3530-3024
Marcadores:
Acessórios,
Aula,
bailarina,
Ballet,
Boa Forma,
Dança,
Dançar,
Dicas,
Loja,
Loja virtual,
Look,
Mães de Bailarinas,
Moda,
Moda Adulto e Infantil,
Pequenas Bailarinas,
Sapatilhas
Assinar:
Postagens (Atom)