terça-feira, 20 de junho de 2017

As pessoas mais influentes na dança hoje.

Oi Gente!

A revista Dance está comemorando 90 anos, e resolveu na edição de comemoração fazer a lista dos mais influentes na dança. Mas com a ajuda de dezenas de escritores, artistas e administradores que trabalham na dança, a equipe da Revista Dance apresentou a lista para aqueles que achamos que estão fazendo a maior diferença agora.

Clique nos links abaixo para descobrir por que eles fizeram nossa lista.


Fonte: http://www.dancemagazine.com


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sexta-feira, 2 de junho de 2017

Dicas ....


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Oi Gente!

No post  de hoje algumas dicas para ser saudável, mas sem ser chato:

1. Sua mente: chocolate dark, tem flavonóis que ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para certas partes do cérebro, o que pode ajudar a aumentar a atenção na sala de aula e no palco.
2. Seu coração: um estudo alemão descobriu que comer um quadrado de chocolate dark diariamente reduz a possibilidade de ataque cardíaco, o risco de um acidente vascular cerebral e também diminui a pressão arterial.
3. Para nutrição em geral: De acordo com um estudo da Universidade de Copenhague, o chocolate dark é mais abundante do que o chocolate ao leite. Isso significa que quando você optar por chocolate opte pelo dark , é mais saudável, sendo que, faz diminuir o desejo para alimentos doces, salgados e gordurosos.
4. Para níveis de estresse: um estudo de cientistas suíços descobriu que, quando pessoas ansiosas comiam chocolate dark, seus níveis de hormônios do estresse diminuíram significativamente.
5. Sua pele: Comer chocolate com alto flavonol,  foi constatado que dobra a quantidade do tempo para desenvolver a vermelhidão de queimaduras solares

Quick-Take Cardio
Se você está tentando colocar aulas de cardio na sua agenda, não precisa mais procurar pois você pode pular corda. Leve na sua bolsa de dança uma corda,  você pode pular corda entre os intervalos dos ensaios. Apesar de ser um exercício simples, a corda de salto oferece muitos benefícios: melhora a coordenação e o equilíbrio, tonifica as pernas, faz com que o coração bombeie e queima até 13 calorias por minuto.

Energizar
Nos dias  que tiver longas tardes de ensaios, quando for almoçar você pode colocar na sua salada, sopa ou sanduíche abacate. Os abacates tem fibras que ajudam a mantê-lo satisfeito, num estudo recente publicado no Nutrition Journal provou: Aqueles que comiam pelo menos meio abacate no almoço sentiam 26% mais satisfeitos depois de três horas, se comparados com aqueles que não o fizeram. 

Ame seu Adagio
A próxima vez que sua perna estiver tremendo durante um desenvolvimento lento e agonizante durante o adagio, considere isso: De acordo com pesquisas da Universidade de Cincinnati, a atividade física que se concentra em respiração e movimento suave ajuda a aliviar o estresse mais tarde.

Sua trilha sonora de cross training
Se alguém sabe sobre colocar seus corpos no limite, são dançarinos. Mas e se você pudesse trabalhar além do seu próprio limite? Uma pesquisa publicada no Medicina e Ciência nos Esportes e Exercícios descobriu que a música pode ser um bom motivador, não apenas quando você está indo para uma sessão simples de exercício, mas quando você está trabalhando em intervalos de alta intensidade e cansaço muscular . No estudo, os participantes fizeram tiros de 30 segundos em bicicletas de acadêmia, forçando o máximo possível. Quando eles fizeram o ciclo enquanto ouviam uma trilha sonora de sua música favorita, o treino ainda estava difícil, mas eles se esforçavam mais do que quando pedalavam em silêncio. Portanto, certifique-se que seu seu iPod/MP3 estejam carregados e com musicas antes de ir treinar, assim você obterá mais rendimento do seu treino.


Perfume
Os dançarinos de balé são especialistas sensoriais: ouvindo as nuances da música, ajustando os olhos sob uma iluminação áspera do palco, sentindo seus pés trabalhando no chão e negociando o toque da mão de um parceiro. Mas você já considerou como seu sentido do olfato poderia ajuda-lo na sua dança? A pesquisa mostra que certos aromas evocam diferentes reações psicológicas. Aplicar loção perfumada ou dar-se um spritz de perfume só pode ajudá-lo a elevar seu nível de  dança.

Para ficar calmo numa pré-audição, experimente lavanda. Os estudos mostram que pode diminuir os hormônios do estresse.
Se você está se sentindo lento e precisa de um impulso antes do ensaio, experimente aromas de cítricos, isso pode ajudar a aumentar a sua energia.
Procurando a sua própria aceitação em Julieta ou Kitri? Os aromas de canela e baunilha parecem estar ligados à criatividade.
Se seus músculos estão doendo, o óleo de hortelã pode ajudar a aliviar a tensão.

Fonte: http://www.pointemagazine.com



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quarta-feira, 31 de maio de 2017

Por que todos os aspirantes a coreógrafos precisam saber sobre Tech Theatre



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Oi Gente!

Embora o teatro técnico seja um aspecto integral da maioria das obras de dança, muitos artistas não o estudam em profundidade. Mas uma familiaridade com todos os elementos que fazem uma peça se juntar, desde o design de fantasia, luz, jogo e som ao gerenciamento de palco até o trabalho da tripulação, pode dar aos dançarinos da faculdade uma nova perspectiva criativa e um impulso de currículo inestimável.

Os coreógrafos estudantis que tomaram as aulas de design "conhecem as perguntas para questionar os designers em vez de serem controlados por eles", diz Adam Chamberlin, professor associado de iluminação e design de som na Universidade do Norte do Texas.

Respeite seus colaboradores. 
"É importante saber o que você está pedindo para que outras pessoas façam", diz Shawn Hove, professor assistente de dança no Connecticut College. "Você pode ser capaz de conseguir as coisas porque respeita o trabalho que está fazendo". Para Don Borsh, presidente do departamento de dança de SUNY Potsdam, "é humilhante e dá essa perspectiva de, Wow, eles trabalham muito para me fazer parecer bom. Enfatiza sobre os artistas que fazem parte do cenário".

Espaço. 
"Quando eu imagino uma parte do palco, e vejo que não está completo sem a iluminação", diz Alexis DiBartolomeo, um especialista em dança e história da arte em SUNY Potsdam. "Isso me ajuda a dividir o espaço e colocar meus dançarinos".



Cortando os custos. 
Para estudantes que estão produzindo seu próprio trabalho ou vão fazê-lo no futuro, ter habilidades técnicas pode economizar, como por exemplo no custo de contratação de designers externos ou membros da equipe.

Fonte: http://www.dancemagazine.com

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sexta-feira, 26 de maio de 2017

E se o Festival de Dança não fosse competitivo?


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Os anúncios mais esperados de um Festival  não são de nomes de companhias internacionais ou de bailarinos famosos, mas aquelas palavrinhas que, ditas tarde da noite na Feira da Sapatilha, emocionam e fazem vibrar. Estar entre os três primeiros colocados da Mostra Competitiva do Festival de Dança. 

Isso depois de já terem enfrentado uma seletiva rigorosa para estarem entre as centenas coreografias que conquistam o direito de subir ao palco central. Mas será que focar na competição é saudável para os jovens que vivem a ansiedade de esperar pela nota para os minutos que apresentaram em frente aos jurados?


— Acho que isso vai muito de como a escola prepara seus alunos para este momento. Quando há uma competição, ela tem que ser sadia, para que atue na formação de caráter. Ela deve ser clara e não pode ser tendenciosa — avalia o diretor executivo da Cia Adriana Assaf, de São Paulo, Robson Luna, que tem uma longa trajetória de premiações em Joinville.



A diretora do Grupo Corpo Livre, Glauscia Pisciotta, defende a competição desde que ela não seja a prioridade do grupo que se inscreve para concorrer a uma vaga. Para ela, estar entre os escolhidos para a grande arena já deveria ser uma vitória.



— Os trabalhos apresentados no Festival são muito bons, então a premiação deve ser apenas uma consequência. E a competição é importante também, já que é um desafio que ajuda a promover a superação dos bailarinos — afirma.

Questão de maturidade
Em 2012, a dançarina e coreógrafa Luana Espíndola, 29 anos, recebeu com surpresa o prêmio de melhor bailarina do 30º Festival de Dança de Joinville. Apesar dos consecutivos primeiros lugares na categoria, ser escolhida para o prêmio máximo na categoria feminina, que geralmente fica com as participantes do clássico, elevou o nome da jovem diretora do Instituto de Orientação Artística (IOA), de Jundiaí, ao dos grandes talentos nacionais.
— Ter recebido o prêmio de melhor bailarina transformou a minha carreira. Os convites para trabalhos aumentaram muito, como bailarina e como coreógrafa. E colocou não só a minha escola mas também a minha cidade em destaque. — disse Luana. 

Por exemplo, se um dos maiores Festivais de dança como o de Joinville, de repente, cancelasse a competição e se transformasse apenas em mostra de dança, no entanto, ela afirma que seus colegas não deixariam de se inscrever. Ainda que sem tanto frio na barriga, o Festival sobreviveria assim como seus outros eventos continuam, com os palcos abertos e a mostra contemporânea de dança.


O coreógrafo Ricardo Scheir, que participou da primeira edição como bailarino, recebeu prêmios de melhor coreógrafo em 2000 e 2004 e seu grupo, o Pavilhão D, tem um histórico de vitórias na Mostra Competitiva, concorda com a jovem bailarina. 



—  O que interessa no Festival de Joinville é a estrutura oferecida. É dançar para 4 mil pessoas numa noite, é a semana de convivência com outros grupos. Mas acho que é questão de maturidade: o meu grupo viria de qualquer jeito, mas acho que a molecada nova precisa da motivação que a competição oferece.

Confira também das opiniões de Lucas David e Marcela Benvegnu

Sou a favor do palco, independente dele ser uma competição ou não. Hoje, no Brasil, as escolas tem poucos palcos para dançar e os festivais minimizam essa carência de pautas em teatros ou oportunidades de se levar uma ou outra coreografia para a cena. A competição é saudável pois te coloca em estado de atenção para ver que tipo de produção, linguagem, técnica e tendência estão sendo apresentadas. Seria falso dizer que não se gosta de ganhar, todo mundo gosta, todo mundo quer. É o reconhecimento do trabalho do diretor, coreógrafo, bailarino. 
Ao mesmo tempo, acho que mostras são interessantes quando se propõe a uma reflexão, uma conversa, uma troca. Se ela não te trouxer um feedback, não funciona. É preciso refletir sobre o seu trabalho, caso contrário, temos apenas uma apresentação atrás da outra.
"Marcela Benvegnu é jornalista. Participou do Festival de Joinville como bailarina e atuou como crítica em 2006 e 2007 no caderno AN Festival, de A Notícia. Este ano, é jurada de jazz.

Eu acredito que a arte é um dom divino, talvez uma das maneiras mais preciosas de expressão do ser humano, a necessidade de ser criativo e ter auto estima pra ser um ser crítico e construtivo. Sendo assim, penso que quanto menos criarmos competições, e sim intercâmbios para trocas e mostras de arte, sem alimentar o ego de alguns, e ao mesmo tempo, rebaixar outros, pois a arte não é atletismo (aliás, toda competição é em si uma batalha de guerra) e, sim, poesia que alimenta a alma, devemos incentivar e alimentar as várias formas de recriar a vida, as artes, todas essas expressões. Toda maneira de expressar sua verdade deve ser um passo pra um mundo de igualdades e respeito ao próximo.
Lucas David é professor e diretor de dança. Trabalhou na organização do 2º Festival de Dança, em 1984, e seus alunos participaram do evento nos anos 1980 e 90. 


Fonte:http://anoticia.clicrbs.com.br


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sexta-feira, 19 de maio de 2017

Aquecimento para o inverno


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Oi Gente !

Não há como negar o frio, o inverno já, já tá ai ! A aula de dança em clima gelado tem seus desafios. Um desses desafios é usar trajes de dança adequados, que mantenham o seu corpo aquecido o suficiente para evitar lesões. 

Uma dica é chegar um pouco mais cedo na aula para aquecer. Quando está frio, seus músculos estão contraídos e o aquecimento um pouco antes da ual ajuda a manter seu corpo aquecido,  eles precisam ser alongados lentamente antes de começar a dançar.

Coisas que você precisa: Collant  , meia calça, calças, perneiras, malha, polainas, sapatos de dança de aquecimento.

Dicas:
1. Comece com a roupas de dança básica, que é um collant,  meia calça e a sapatos de dança.

2.Coloque um manguito sobre o collant para manter a parte superior do corpo quente. Se você não tem um manguito, você pode usar  um collant  de manga longa, pois permite que você faça os movimentos.

3.Para manter parte inferior  do corpo quente, use perneiras ou calças de aquecimento de dança. Dica: use as perneiras de um modo que cubram bem as pernas.

4.O calçado vai depender do tipo de dança que você faz. Se é uma tipo de dança que não requer sapatos para aquecimento, use meias para o início da aula para fazer o aquecimento, depois retire as meias para evitar que você faça movimentos que possa forçar e causar algum tipo de lesão.

Dicas & advertências
Aqueça seu corpo, porém não permita o sobreaquecimento. Uma vez que você começou a se movimentar, consequentemente começa a aquecer. Você vai chegar no final da aula com minimo de roupa e continuar suando. Porém terminada a aula, não saia sem se agasalhar, mesmo que você tenha muito calor, pois ainda você tem a possibilidade de ter algum tipo lesão.

Fonte https://www.tututix.com


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terça-feira, 16 de maio de 2017

A Bela Adormecida - solo da Princesa Aurora





Fit For a Princess
Hyltin em Aurora's Act I solo (foto de Paul Kolnik)


Oi Gente !

O Ato I o solo da princesa Aurora da "A Bela Adormecida" capta a exuberância juvenil da jovem princesa. Mas do ponto de vista técnico, seus quatro longos minutos tem múltiplas variações. New York  City Ballet  a bailarina principal Sterling Hyltin diz como dominar o estado de espirito e os tempos.

Fique calma
Na maioria das produções, o solo de Aurora acompanha o Rose Adagio - um dos momentos mais estressantes do ballet clássico. Não deixe que a ansiedade te domine . "É bom que o início da variação seja lento e controlado", diz Hyltin. "Eu uso a primeira série de balanços em arabesco para me recompor. Você também pode canalizar a energia restante do Rose Adagio - ela pode ajudá-la a projetar o espírito e a energia jovem da Aurora. "

Torne-se  parte do palco
A variação é mais fácil de obter se você interagir com os outros dançarinos no palco. "Eu gosto de imaginar que estou socializando na minha festa de aniversário", diz Hyltin. "Em teoria, o solo é sobre a Aurora, mas eu tento envolver os outros também. Você está cercado por pretendentes, e eles estão todos se divertindo, contando suas pequenas histórias. Identifique  cada um deles e use sua energia para mantê-los na sua história ".

Envolva-se na música
Criar uma ligação com a pontuação de Tchaikovsky é especialmente útil durante os arabescos de abertura. "Você pode brincar com a subida ou a descida de cada arabesco", diz Hyltin. "Quando você está focada na sua perna, você pode alterar a expressão quando estiver na ponta. Quando as coisas não funcionam tão bem, você pode se divertir no tombé depois. "

Deixe a parte superior do corpo contar a história
Sem port de bras eficaz, a série saltos em pointe na diagonal pode ter a sensação de ser muito longo. "O trabalho com os pés são simples,  nesse momento você pode usar mais a parte superior do corpo," Hyltin diz. "Tente gesticular para cada um de seus pretendentes, ou levantando um primeiro braço, em seguida, o outro braço e, finalmente, ambos a quinta. "Cada movimento deve ser elegante e régio. Você quer mostrar que a Aurora será uma rainha maravilhosa algum dia. "

Fique no topo do manège
A variação termina com um desafiante manège de rápidos coupés jetés e giros de piqué, uma expressão de alegria e energia desenfreadas - que pode se sentir como um choque após o ritmo vagaroso das seções precedentes. "Não fique atrás da música!", Diz Hyltin. "É difícil, porque você está exausto, mas se você está tentando pegar a última seqüência de piqué, você ficará muito tonto. Tente ficar um pouco à frente da batida nos coupés jetés. "E quando você terminar, respire fundo. "Depois deste solo, você via ter a sensação de ter terminando a apresentação", diz Hyltin, rindo. "Algumas das partes mais difíceis estão bem na frente,  relaxe e aproveite. "

Fonte: http://pointemagazine.com


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sexta-feira, 12 de maio de 2017

Bailarina e mãe: podemos ser ambos?

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Oi Gente!

Charlotte Vincent do teatro da dança de Vincent trabalha com bailarinas  que enfrentam a questão da maternidade.

Como praticante feminista, ela tenta rejeitar os estereótipos de gênero e dança no trabalho que ela faz: "Sempre estou interessada em ver atrizes/bailarinas fortes e que são fisicamente poderosas e emocionalmente expressivas.

Como uma diretora artística que trabalhei nas artes por duas décadas eu enfrento atualmente alguns questionamentos desafiadoras dentro da companhia com os bailarinos que querem criar famílias assim como um novo trabalho. Estou descobrindo que as questões sobre gravidez, maternidade e dança são tão complicadas, complexas e emocionalmente exigentes como o processo de fazer o trabalho em si.

Bebês e ter uma carreira criativa
As bailarinas geralmente dedicam 100% de seu tempo e energia ao processo criativo e às demandas de um estilo de vida em turnê. Ter um estilo de vida transitório torna-se normal e as expectativas em torno da família e parceiros são limitadas, isso é consequência pelo estilo de vida que escolhemos como artistas.

À medida que amadurecemos o relógio biológico entra em ação, algumas bailarinas percebem que deixaram a maternidade tarde demais e algumas decidem que não querem filhos, preferindo a vida na estrada.

Mas o que acontece com aqueles que optam por fazer as duas coisas? Como a dança pode apoiar esses dois atos criativos como uma tandem (bicicleta com dois lugares, onde as pessoas podem pedalar juntas) - fazendo bebês e trabalhando?

A bailarina é geralmente uma pessoa que se preocupa com seu corpo e a função dele para toda vida adulta. O processo de  engravidar para quem já teve o histórico de transtornos alimentares, baixo peso e trabalhos exaustivos,  pode ser frustrante, debilitante e doloroso.

A questão de engravidar enquanto ainda está realizando um trabalho, pode causar um aborto espontâneo. O resultado é do excesso de esforço, especialmente em mães mais velhas. O tipo de trabalho que os bailarinos se envolvem irá também determinar a sua decisão de continuar com ele ou não.

Saltando sobre 120 cadeiras ou caindo sobre um piso de ardósia, você pode pensar duas vezes sobre colocar você e a saúde do seu bebê em risco.

As mulheres que trabalham como bailarinas freelancer têm decisões difíceis a fazer em engravidar. Se pararem de dançar, elas param de ganhar dinheiro - algumas mulheres que não tem relacionamentos estáveis ​​podem optar por não continuar com a gravidez nessas circunstâncias.

Alguns freelancers com parceiros capazes de suportar a aventura da maternidade podem tornar-se financeiramente dependentes pela primeira vez em suas vidas - um ajuste emocional e psicológico difícil para feministas!

Se trabalhar PAYE, as bailarinas recebem uma ajuda de custo para maternidade. No entanto, empregos de dança contemporânea em tempo integral com todos os benefícios não estão amplamente disponíveis na cena de dança experimental do Reino Unido, é limitado dentro da cena contemporânea .

Estamos trabalhando menos do que o habitual por causa das visitas semanais dos parceiros das bailarinas e de seus bebês ao estúdio. Emocionalmente, o dançarino está descobrindo que o sono das noites quebradas com um bebê na época dentição inibe seu tempo de recuperação das noites de sono perdidas, o que pode levar ao cansaço acumulado.

Como precaução, a VDT empregou um sub-estudo totalmente pago para aprender seu papel, pela primeira vez na história da empresa. Arts Council England apoiou este modelo.

Para evitar a perda de nossas melhores bailarinas maduras para  maternidade, devemos fornecer apoio consistente e apropriado para encorajar as mulheres de volta ao trabalho ou vamos criar um ambiente de dança britânica dominada por homens e artistas femininas mais jovens, cujo trabalho é válido, mas talvez carece de profundidade emocional. As muitas maneiras práticas de fazer isso podem ser consideradas e projetadas para cada empresa / indivíduo envolvido, mas podem se beneficiar da política ACE.

Juntamente com estas responsabilidades organizacionais, no entanto, são as considerações do indivíduo e como ela gerencia a mudança psicológica e emocional de artista para mãe e vice-versa. Disseram-me que depois de ter um filho, você muda a sua visão do mundo.

Fonte: https://www.theguardian.com


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