segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Filmes inspirados na dança.

Oi Gente!

Ontem foi a noite do troféu mais cobiçado da industria do entretenimento! A cerimônia do Oscar neste domingo em Los Angeles foi uma noite de primeiras vezes. Ao menos para Leonardo DiCaprio, que levou a estatueta de melhor ator por "O Regresso". No entanto, o prêmio de melhor filme foi para "Spotlight: segredos revelados".



 Mas este post de hoje me fez lembrar dos filmes referente a dança, e é curioso que os filmes de dança gradualmente perderam mercado. Eles eram bem famosos no inicio da era de ouro do cinema, e depois ganharam um grande status com os musicais dançados, como Dançando na Chuva e até “A noviça Rebelde” (se bem que este último não sei se dá para considerar como um filme de dança ou musical puro), e o cinema americano, que formava quase 99,9% do que a gente via nos anos 80 era uma maquina de vender seus bailarinos. Lembro bem de algumas danças do Fred Astaire que eu via quando era menina na sessão da tarde,  e ficava tentando imitar. Os anos 80 valorizaram a dança num nível mais pop e menos clássica do que os filmes dos anos 60 que foram passar na Tv nos 70.  Os embalos de Sábado a noite era um filme de discoteca dos anos 70, mas brilhou nas telas nos anos 80, marcando uma geração inteira que ficava encatada com o Tony Manero humilhando na pista que brilhava. John Travolta cunhou seu nome no cinema com este filme e outros parecidos que vieram depois. Depois veio flashdance, com uma protagonista bonitinha que era soldadora de dia, dançarina de boate de noite  e que queria dançar ballet numa companhia cujo processo seletivo. Eu fiz uma lista que acho que pelos menos um filme vocês devem ter assistido:
1-Saturday Night Fever (Embalos de sábado à noite - John Travolta) 
2-Grease (Nos tempos da brilhantina - John Travolta e Olivia Newton-John)
3-Flashdance
4-O Sol da meia noite  (Mikhail Baryshnikov e Gregory Hines)
5-Footloose (Ritmo louco)
6-Dirty dancing
7-Vem dançar comigo
8-Perfume de mulher
9-Dança comigo? (Shall we dance?)
10-Vem dançar 
11-Girls just wanna have fun
12-Tudo ou nada
13-Set up (Ela dança, eu danço)
14-Billy Elliot
15-Vamos todos dançar (Mad hot ballroom)
16-Cisne Negro 
17-Sob a luz da fama (Center stage)
18-Dancers
19-De corpo e alma 
20-Marujos do amor (Gene Kelly)

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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Alongamento

                          Resultado de imagem para aula de alongamento de ballet

Oi Gente! 


Nós já tivemos um post com dicas de alongamento, mas sempre tem alguma dica nova para a aula.... 


1. Consciência corporal.

O fundamental para o desenvolvimento de um bom alongamento é a consciência de limites momentâneos, que somente serão ultrapassados de forma correta se houver um respeito pelos mesmos.
Não adiantará nada puxar as pernas até os olhos saltarem de dor, sendo que será muito mais fácil que isto cause uma lesão séria, do que se desenvolva um bom alongamento.
Portanto, comece com calma. Aumentando aos poucos a amplitude dos movimentos. Sentindo com atenção cada músculo que é envolvido na prática do alongamento.

2. Perseverança.
No começo da prática do alongamento as pernas não subirão. Aceite isso e continue trabalhando com paciência e firmeza, pois os resultados virão. Porém você aprenderá que colocar a perna na cabeça, sentado no chão, não significará que você fará a mesma coisa em pé. Que mesmo que você consiga uma abertura frontal perfeita, não significará que você fará grand jeteds em 180° graus.
Mas com certeza, conseguirá tais coisas, quando além de conseguir o alongamento, você o dominar.


3. Alie alongamento com força muscular.
Alongamento de nada serve sem uma força muscular que o sustente. Isso quer dizer que, de nada adiantará você pegar suas pernas e colocar do lado da orelha, se não ter força para lá manter.
Por isso, sempre que estiver em aula, pense bastante durante a prática de Adagios, Fondus e Grand Battements. Nunca faça exercícios chutados ou jogados.
Sempre que for desenvolver um alongamento durante um exercício, lembre-se de coloca-lo ao invés de joga-lo.

Pensando nestes 3 pontos, podemos começar com alongamentos básicos e fundamentais.

1. Clássica Borboletinha
Junte pé com pé, os dois joelhos no chão.


                                             

2. Alongamento de En dehor e costas (sapinho)
Pés juntos, virilha no chão, joelhos abertos. Costas arqueadas ou no chão.


                                          Resultado de imagem para alongamento tipo sapinho

3. Abertura Lateral
Podendo ser treinada na parede ou no chão. As duas pernas abertas a la second.

                               Resultado de imagem para alongamento de ballet

4. Abertura de frente
Uma perna na frente e a outra atrás. Perna da frente com joelho apontando para cima, perna de trás com joelho para baixo. 

                                      Resultado de imagem para strength leg split ballet


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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Câimbra e a fadiga muscular....


Oi Gente !
 Estamos naquela época do ano que estamos voltando as aulas ou voltando aos ensaios para a próxima apresentação. Com o corpo voltando ao ritmo pesado acaba sentindo a sobrecarga e para continuarmos nos sentir bem é preciso ter um intervalo para o descanso e alguns cuidados com o corpo. 


Por isso este post e para trazer algumas dicas para ajudar a relaxar. 
                                                                                                                                                                                            
Alongamento:
Antes e depois de qualquer atividade física deve-se alongar para evitar lesões e para dar uma relaxada no músculo. É muito importante nunca se esquecer de alongar antes e depois dos ensaios, isso pode fazer a diferença na sua rotina.



                                  Resultado de imagem para câimbras


Para evitar as câimbras:
É fundamental estar hidratado: Acredita-se que a carência do consumo de líquidos pode ser o motivo de a musculatura se tornar sensível ao problema.



Inspire e aspire: músculo com pouco oxigênio pode ficar predisposto a contrações. Dessa maneira, respirar bem durante durante a atividade física também pode merece atenção redobrada.

Minerais no Prato: baixos níveis de cálcio e magnésio podem estar relacionados aos espasmos musculares. Evite a desmineralização do organismo, reduzindo o sal, o consumo de café e chá, que diminuem a absorção do cálcio.


Alimentos : Todo mundo já sabe que a banana ajuda a combater a câimbra né,isso acontece porque a banana é rica em potássio. Outros alimentos que também ajudam são as ostras, espinafres e as castanhas.

                                  Resultado de imagem para fadiga muscular no ballet


Se você já tem fadiga muscular:
A fadiga muscular é caracterizada pelo cansaço do músculo após um esforço físico intenso, principalmente sem acompanhamento de um professor ou quando não se repousa o suficiente depois do exercício. Além disso, a falta de carboidratos antes do exercício pode causar fadiga muscular, pois o músculo não tem energia suficiente durante o esforço físico, impedindo que o indivíduo se exercite com eficiência.


fadiga muscular depois do exercício é normal e significa que o organismo está se adaptando aos exercícios físicos. Porém, a fadiga muscular pode conduzir a uma lesão muscular quando o esforço físico é tão intenso que provoca, por exemplo, a ruptura do músculo.


Para tratar a fadiga muscular deve-se colocar compressas quentes ou tomar um banho de água quente e fazer uma massagem para relaxar os músculos, por exemplo. Além disso, é importante adotar certos cuidados, como fazer aquecimento antes do treino e repousar no mínimo 1 dia entre cada treino para o corpo e os músculos terem um tempinho de recuperar (apesar de sabermos que é muito difícil parar um dia para repousar nessa correria, mas tentem dar uma relaxada).

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quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Dança no Brasil


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Oi Gente!
Hoje resolvi postar sobre a dança no Brasil que se  originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar.
As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas. E ainda tem espaço para as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forróaxé, entre outras. No Brasil também há danças mais modernas como o funk por exemplo, e de influências estrangeiras como rockpoppop rockheavy metal são muitas porque uma simples variação de ritmo pode mudar a o título do estilo.
Origem e descendência dos Ritmos
  • Bolero - Origem africana - descendência cubana.
  • Merengue - Origem e descendência caribenha.
  • Mambo - Origem Africana - descendência Cubana.
  • Rumba - Origem indígena - descendência porto-riquenha com desenvolvimento em Cuba.
  • Salsa - Origem e descendência varibenha.
  • Axé-music - Origem na capoeira - descendência baiana.
  • Samba - Origem indígena, influência afro-indígena - descendência brasileira.
  • Pagode - Origem no samba - descendência brasileira com desenvolvimento em São Paulo.
  • Samba-gafieira - Origem no samba - descendência brasileira com desenvolvimento no Rio de Janeiro.
  • Fox-Trot - Origem no swing - descendência americana.
  • Rock'n Roll - Origem no twist - descendência e desenvolvimento americano.
  • Swing - Origem e descendência americana.
  • Hustle - Origem no swing com influência da discoteca.
  • Paso-Doble - Origem flamenca com desenvolvimento e descendência espanhola.
  • Forró - Origem nordestina - descendência do xote e baião.
  • Lambada - Origem zook com desenvolvimento no Brasil.
  • Zook - Origem francesa com desenvolvimento na Europa e no Brasil.
  • Country - Origem e desenvolvimento nos Estados Unidos - descendência folclórica.
  • Tango - Origem Espanhola com descendência e desenvolvimento argentino.
  • Cha-Cha-Cha - Origem latina - descendência cubana.
  • Valsa - Origem europeia com descendência vienense e desenvolvimento no mundo inteiro, influência no reinado de Luís XV.
  • Xote - Origem indígena com descendência e desenvolvimento nordestino.
  • Vanerão - Origem alemã com desenvolvimento no Rio Grande do Sul.
  • Chorinho - Origem de ritmos musicais populares no Brasil até ser desenvolvido para a dança.
  • Milonga - Origem no yango com desenvolvimento argentino.
  • Brega Funk - Origem Pernambucana - Desenvolvimento no Brasil . 
  • Funk - Origem Carioca - Desenvolvimento no Brasil

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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A dança e a inclusão de pessoas de necessidades especiais

                    Resultado de imagem para ballet de pessoas de necessidade especiais                                                                Resultado de imagem para ballet de pessoas de necessidade especiais          Oi Gente !
Quando falamos sobre a inclusão social, a dança é um meio de promover a socialização, o respeito, o direito à individualidade, limites, entre outros. Mas, para que isso aconteça de forma adequada, é preciso formação para os professores, e oferecer condições ideais para qualquer tipo de aluno com necessidade especial.

A dança possibilita trabalhar aspectos como a criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da atividade em si, contribuindo assim, na consciência corporal, comunicação, bem-estar, entre outros benefícios.


Os seis sentidos utilizados na dança:
Tátil- sentir os movimentos e seus benefícios para seu corpo. Visual- ver os movimentos e transformá-los em atos. Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo. Afetivo- emoções e sentimentos transpostos na coreografia. Cognitivo– raciocínio, ritmo, coordenação. Motor- Esquema corporal. As atividades propostas visam o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.


Acredita-se que a é uma das formas que o indivíduo tem de desenvolver interesses e potencialidades "sufocadas" por algum tipo de necessidade especial ou não. A dança hoje é percebida por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um ornamento. Na educação, ela deve estar voltada para o desenvolvimento global da criança, adolescente e adulto,  a favorecer todo tipo de aprendizado que necessitam.

Ensinar a dança para pessoas cujo corpo apresenta uma deficiência é muito importante. Todavia, é preciso ressaltar que a palavra ensino tem que ser colocada como a ação do professor em despertar e orientar o aluno para o movimento, deixando-o livre para desenvolver qual o gesto adequado para expressar como o aluno percebeu e percebe aquilo que lhe é proposto. E, não aquele ensino, que vem do comando do que deve ser feito, que imprime um modelo, que se antecipa autoritariamente, definindo qual gesto é harmonioso, para a justeza do movimento.

Uma maneira bem eficiente de se trabalhar a dança com alunos especiais, é utilizá-la de forma educacional recreativa, sendo uma excelente forma de estabelecer a saúde, aptidão física, autoconfiança, equilíbrio emocional, integração social, entre outros benefícios, por ser um método que não se preocupa com a técnica, mas sim, propõe que as pessoas adaptem os exercícios ao seu dia-a-dia, seu meio, proporcionando liberdade de movimentos.

Não há dúvida que a dança é uma maneira prazerosa de utilizar o corpo para conhecer sentimentos, sensações e emoções, expressar e transmitir o estado de espírito dos sujeitos, especialmente o individuo com necessidades especiais. Podendo ser de grande importância para o desenvolvimento motor do indivíduo portador de alguma deficiência ou não, pois o contato com a dança possibilita os mais variados estímulos para a experimentação de movimentos, enriquecendo e auxiliando o desenvolvimento corporal dos alunos.


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