terça-feira, 15 de março de 2016

Ponteiras ....

Oi Gente!!


Qual é a melhor ponteira ?

Bom, os dois tipos de ponteiras mais conhecidas são as de algodão e as de silicone . Normalmente é recomendado que se inicie o trabalho nas pontas utilizando as ponteiras de algodão, pois são menores e ajudam na hora de quebrar a sapatilha , depois quando estiver em um nível mais avançando , ou quando trocar a sapatilha recomenda-se trocar a ponteira de algodão pela de silicone, ela é maior e dificulta um pouco na hora de quebrar a sapatilha mas como são melhores em relação a proteger os pés contra as dores são mais utilizadas, e o silicone dura mais, e importante o uso do talco, pois ela resseca e rasga.
                                                                                   
                                       Resultado de imagem para ponteira de algodão                    
                                                         Ponteira de algodão 


                                       
                                                         Ponteira de Silicone

Dica : Você iniciou nas pontas, comece com ponteira de algodão, após ter passado uns 6 meses, troque as sapatilhas e comece a usar ponteiras de silicone.
Há também ponteiras em esponja, dedeiras, enfim,  ponteiras de vários tipos  materiais, mas as ponteiras de algodão e silicone são as mais usadas.

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segunda-feira, 14 de março de 2016

Bailarina ganha protese.


 
Oi Gente  
Eu não se vocês tiveram oportunidade de assistir o Bom dia Brasil de hoje, mas no final do jornal  teve a história emocionante de superação  de Melina Reis.
Abaixo um resumo da noticia e se tiverem oportunidade de assistir o vídeo no link abaixo.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/03/bailarina-com-perna-amputada-volta-dancar-bale-apos-protese-inedita.html
Bom Dia Brasil traz uma história de superação. Uma bailarina sofreu um acidente grave e achou que nunca mais ia dançar. Mas ela voltou a ficar na ponta dos pés, graças a uma prótese desenvolvida especialmente para ela. Conheça a história de Melina Reis.
Modelo por profissão, bailarina por hobby. Mel Reis fez tudo o que sonhou. Até que em 2002 o destino dela cruzou com o de um veículo.

“Foi aí que o outro carro veio de encontro com a gente, estávamos no cruzamento, e o carro pegou em mim, pegou na minha perna, eu bati o rosto, voei não sei quantos metros para frente, foi algo bem triste”, conta Melina Reis. "Eu fiquei internada durante 4 meses, direto, fiz 20 cirurgias, ao longo desses 13 anos”, completa.

Complicações na perna resultaram numa amputação. E a prótese parecia o fim de um ritual de bailarina: dançar na ponta dos pés.
O médico José André Carvalho, diretor do Instituto Prótese e Órtese, usou resina, fibra de carbono e gesso para produzir um pé que fica na ponta: “O desafio é ela conseguir se manter equilibrada sobre a prótese usando como área para apoio um centímetro quadrado”.

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sexta-feira, 11 de março de 2016

Respiração: Ação e reação no ballet


               

Oi Gente!

Já parou pra pensar na sua respiração? Respirar no ballet pode mais difícil do que parece. Além de manter seus níveis de energia durante as aulas, ensaios e apresentações, respirar corretamente pode ajudar a melhorar seu desempenho.

No ballet tudo é ação e reação, por exemplo: Quando você alonga o pescoço, o ideal é que puxe seu ombro para baixo, num movimento contrário. Assim, sentirá o músculo alongando muito mais e terá um resultado melhor. Nós devemos sempre nos concentrar para realizar uma força contrária à que estamos fazendo. É difícil, mas faz toda a diferença.

Voltando à respiração, eu já tinha ouvido falar através da medicina chinesa "Que o certo na hora de respirar é a barriga se mover, para dentro e para fora (ou subindo e descendo) e não o peito, ou o tronco inteiro. A partir daí, com esta consciência é possível (e necessário) controlar a abertura das costelas na hora do encaixe do quadril. A lei da ação e reação acontece neste momento também. Não basta se encaixar, você deve estar consciente de tudo que acontece no seu corpo.

Quando você começa a prestar atenção nos movimentos das costelas e na retração correta do abdômen, você começa a sentir o resultado! Na aula os músculos que são sentidos são os envolta do tronco e nas costas.


Dançar envolve todo o corpo. O ballet é uma forma artística que a faz torna-se focada nos detalhes. Logo respirar profundamente é uma ótima maneira de desbloquear a tensão e liberar suas limitações. 


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quinta-feira, 10 de março de 2016

Danças de salão queimam calorias e fortalecem os músculos.


                 

Oi Gente! 


O samba, forró, e o  tango são alguns dos ritmos que ajudam a manter a forma e além de deixar as pessoas no alto astral. 

Dança de salão é dançar com um par, em ritmo lento ou rápido, executando passos simples ou complexos, com rebolados ou giros, é o melhor exercício do mundo para muita gente. A falta de jeito não impende ninguém de dançar. "Se a pessoa estiver aberta, vai encontrar uma maneira de aprender". Além de desenvolver dotes artísticos,  o aluno ainda trabalha a parte física e psicológica. 

As qualidades físicas trabalhadas dependem de cada estilo. Geralmente, nas academias, é possível escolher de quais ritmos você quer ter lições. Tirando tango e samba, que possuem técnicas bem específicas, os outros tipos de dança costumam ser ensinados em uma mesma aula. 

A metodologia é quase sempre a mesma. Após o aquecimento, o professor faz uma descrição detalhada e uma demonstração do passo a ser aprendido. Depois, vem a parte com música, em que os casais se formam e praticam o que sabem. As variações ficam mesmo por conta das especificidades dos diferentes ritmos. 

O forró permite o gasto de até 470 kcal por hora. Com molejo e sensualidade, o estilo é um dos mais fáceis de se aprender e mexe o corpo todo, trabalhando acentuadamente os quadris e as pernas. Já no soltinho, também chamado de swing e rock brasileiro, o gasto calórico chega a 550 kcal por hora. Os passos rápidos, característicos do estilo, movimentam coxas, panturrilhas e braços, além de garantirem um bom condicionamento físico ao praticante. 

No samba de gafieira, gasta-se, em média, 470 kcal por hora. Por causa da ginga pulada do ritmo, as pernas são os músculos mais trabalhados. O abdômen também desempenha papel fundamental na hora das torções, giros e rebolados tipicamente brasileiros. A salsa faz o praticamente perder 590 kcal por hora. Bastante aeróbica, a modalidade ainda trabalha bíceps, tríceps,músculos abdominais, coxas, glúteos e panturrilhas. 

O bolero proporciona uma perda de 350 kcal por hora. Um dos ritmos mais lentos da dança de salão, o ele tem muitos movimentos de idas e vindas, que exigem força nas pernas e postura impecável. O tango, considerado por muitos o estilo mais difícil e o mais sensual da dança de salão, leva embora 470 kcal em uma hora.  



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quarta-feira, 9 de março de 2016

Ballet Fitness


Oi Gente !

Eu sempre ouvi sobre o Ballet Fitness, mas nunca soube direito o que é, assim, hoje o post e sobre esse modalidade que tem o Ballet como foco, porém faz um mix com outras atividades já conhecidas das acadêmias. 

Então vamos lá ....

O que é?

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As aulas consistem na realização de movimentos com o auxílio das barras, realização de isometrias, repetições e sustentações. Não pense que as aulas baseiam-se apenas nos movimentos do balé, na verdade, a ideia é unir os exercícios de agachamentos, as tradicionais abdominais e quatro apoios com os passos do Ballet Clássico.

O Ballet Fitness nada mais é que um treino baseado nos princípios da dança clássica para tonificar, fortalecer e modelar todo o corpo com fundamentos do Pilates e com exercícios voltados para melhorar a sua postura.

Como funciona?

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Os treinos utilizam acessórios e podem ser caracterizados por trabalhos que envolvem a barra técnica, funções cardiovasculares e ainda otimizam a sua flexibilidade. O auxilio de bolas para pilates, elásticos e acessórios fitness também não são descartados. Podemos destacar também que em algumas academias, há utilização de conceitos de pilates nas aulas de balé fitness. As músicas utilizadas nas aulas não se limitam às clássicas, muito pelo contrario, pode rolar Rock, Pop e até indicações das músicas favoritas dos alunos.
As aulas iniciam com leves alongamentos e músicas mais calmas. Em seguida, inicia-se a realização dos movimentos do ballet clássico com o auxilio da barra técnica. Após a iniciação e adaptação ao ritmo da aula, são dadas as instruções para os exercícios abdominais. A utilização de acessórios como bolas e elásticos nesse momento é livre. É exatamente nesse momento que podemos reconhecer a forte influência do Pilates na aula de Ballet Fitness. Na terceira parte da aula é que são realizados os movimentos ritmados. Eles podem contribuir para a sua flexibilidade, condicionamento físico e também para a memória.
O gasto calórico é de, em média, 500 calorias por aula e as aulas podem contribuir para uma melhor flexibilidade e até força. Elas são ministradas em tempos variados de 45 a 60 minutos e podem ser aplicadas 2 ou 3 vezes por semana.

Benefícios

As aulas de Ballet Fitness podem oferecer diversos benefícios e esses podem ser obtidos de acordo com a dedicação das alunas. As aulas dinâmicas e agitadas podem contribuir para o fortalecimento de seus músculos e ainda reduzir as suas medidas corporais.
O Ballet Fitness se diferencia da musculação exatamente por não voltar os movimentos para um único grupo muscular, muito pelo contrário. A metodologia das aulas é desafiar o seu condicionamento físico com múltiplos movimentos que exigem dedicação de diversos membros.
A sua postura e a saúde de sua coluna também podem ser beneficiadas com a realização dos movimentos das aulas de Ballet Fitness, principalmente pelos alongamentos realizados no início e no fim das aulas.

Dicas

  • É importante que você avalie e reconheça suas condições corporais, principalmente as lesões. Você deve analisar se possui lesões e problemas físicos que possam prejudicar ou agravar a condição atual.
  • Abuse do uso de acessórios, eles podem proporcionar uma forma diferenciada na realização dos movimentos.
  • Avalie a metodologia utilizada pela instrutora da aula, verifique se disponibiliza atenção de forma igualitária e se exige o adequado de sua condição física, pois é fundamental que você se sinta segura e confortável durante as aulas.
  • Se você deseja perder peso, não se dedique apenas às aulas de Ballet Fitness, é fundamental que você se adeque a uma vida saudável com hábitos saudáveis. Uma dieta e exercícios físicos regulares são fundamentais para a perda de peso, não atribua toda a responsabilidade de emagrecimento ao Ballet Fitness.
  • Beba bastante água durante as aulas. Você perderá líquidos e é importante que se mantenha hidratada para não reduzir a sua resistência física.
  • Utilize roupas confortáveis, os movimentos exigiram de sua flexibilidade, então é indispensável à utilização de roupas compatíveis com a amplitude dos movimentos. Roupas que dificultam a transpiração também devem ser evitadas.
  • Utilize as aulas de Ballet Fitness para melhorar sua capacidade de concentração e memorização.
  • Não há exigência de utilização de sapatilhas de ponta, mas em caso de uso, opte por uma confortável e que se adeque facilmente à realização dos movimentos; quanto mais se sentir confortável, melhor.
  • Não realize os movimentos com dúvidas sobre a realização do mesmo, pois poderá por sua postura em risco, e assim ocasionar lesões que poderiam ser evitadas. Busque esclarecimentos com sua orientadora e então pratique a dança da forma mais segura possível.
  • Acima de todos os benefícios, divirta-se, a aula é uma novidade, então utilize o Ballet Fitness a seu favor, divirta-se com as músicas e com o ambiente diferenciado para exercícios.

Quem pode praticar?

Não há contra indicações para participar das aulas de Balé Fitness. Se você possui mais que 12 anos de idade, pode buscar a academia mais próxima para obter melhores informações sobre as aulas oferecidas.

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terça-feira, 8 de março de 2016

Por que o dia 8 de março é o dia da Mulher?


                                   

Oi Gente!

Feliz Dia da Mulher!   E pensando no post de hoje para celebrar a data,  eu achei um texto bem legal sobre essa data que comemora as vitórias femininas. 

Segue.... 

As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento. 

Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período. 

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações. 

Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz" - que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

"O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países", explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinas (Unicamp).

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

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sexta-feira, 4 de março de 2016

17 sinais que você é viciada (o) em ballet

                       
Oi Gente 
Este post e sobre como amamos a dança. Vemos vídeos, vamos às aulas, treinamos, ensaiamos, sonhamos. Mas aí chegamos naquela esquina escura e estranha em que as reações são extremas e os comportamentos fora de controle. Seus amigos perguntam se você está bem e você responde – gritando – que está.
Chegamos no vício.
Então eu dedico este post a todos que passam seu tempo livre vendo vídeos de ballet, têm foto de dança no fundo de tela do celular/computador e mais de uma cicatriz no pé.
1. Passa mentalmente a coreografia em lugares públicos e só percebe que está fazendo o port de bras quando alguém começa a rir a seu lado no ônibus.

                                          

2. Se está assistindo um outro estilo de dança, sofre em silêncio porque está tudo en dedans.

                                
Eu queria ser uma pessoa melhor, mas eu não consigo! * choro *

3. Você tem reações extremas: Gastar dinheiro? Você sabe quanto custa uma sapatilha de ponta?

4. Faz passo de ballet o tempo todo. Até a abre a geladeira de passé.

5. As palavras “tem fuetté na coreografia” causam reações profundas.
                                                        
6. Mostra marcas de antigos ferimentos de dança como se fossem tatuagens.
7. Reconhece músicas de ballet de repertório em valsas de casamento/festa de quinze anos/bodas de ouro a ponto das pessoas ficarem seriamente irritadas.

8. Não liga de andar na rua de collant e meia rasgada.

9. Coque se torna o penteado mais fácil do mundo pra dias em que o cabelo tá um lixo.

                                             

10. Você conhece pessoas que andam na rua en dehors.

                                              
11. Fica irritada quando as pessoas dizem que ballet é uma atividade leve.
                                      

12. Tutus!

                           

13. Reclama da sapatilha de ponta, mas quer ter aula de ponta todo dia.


14. Zerar alongamentos é seriamente um objetivo na sua vida.

15. Se sente assim quando acerta a sequência de barra.                 

                                   

16. Dançar com a amiga numa parte impossível da coreografia é u ma mistura estranha de alegria e desespero.

                                      

Tem uma pirueta dupla, um rolamento, um salto do chão e tudo termina numa pirueta en dedans! aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!

17. Vai pra aula e pros ensaios feliz porque mesmo sabendo que vai voltar pra casa toda arrebentada, tem no coração que nada é mais legal do que fazer o que gosta.

                                        
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