Em alguns espetáculos o combate intenso é uma etapa crucial, desde as lutas de espadas em Romeu e Julieta até os ganchos de esquerda do musical Rockway da Broadway. Mas para desempenhá-los bem requer uma consciência cuidadosa do corpo, confiança e um compromisso total com a segurança. Abaixo seguem algumas dicas de especialistas que podem ajudá-lo a tornar suas cenas de luta mais convincentes, atraentes e seguras.
1. Porque fazer Curso Básico....
Quando Luke Ingham foi representar o Tybalt no Romeu & Julieta do Ballet de San Francisco, ele passou um mês inteiro praticando as posições básicas do corpo para a esgrima, o footwork e o impulso. "Você precisa realmente saber onde estão seus os pés e deixá-los firmes, ", diz Ingham.
Quando ele conseguiu assimilar os fundamentos da esgrima, ele começou a ensaiar a coreografia do segundo ato onde acontece uma luta espada. "Por causa do tempo que nós tivemos para aperfeiçoar os movimentos, e quão confiante ficamos com a coreografia, isso nos permiti a expressar livremente nossos personagens sem nos preocupar com 'O que vou fazendo agora?' "diz Ingham.
2. Conseguir fazer close up
O combate do corpo-a-corpo, um empurrão,ou como puxar os cabelos como acontece no espetáculo da Cinderela - onde uma das meia-irmãs puxa o cabelo dela. É mais seguro e mais crível para os dançarinos fiquem há uma distância de um metro um do outro, em vez de ter os braços retos e os cotovelos bloqueados.
"Você precisa estar tão perto do seu parceiro quanto possível, de modo que você possa comunicar de forma não verbal o que você precisa", explica Jared Kirby, um coordenador de luta baseado em Nova York, que treinou pessoas para fazerem acrobacias na TV e atores de Shakespeare que recentemente ajudaram os coreógrafos Rick e Jeff Kuperman a se prepararem para a produção de The Count of Monte Cristo. "A vítima está sempre no controle. E o público obtém essa incrível e visceral experiência, porque quanto mais perto estiver, mais realista parece", diz ele.
3. Conheça seu alvo
Ingham passou horas ensaiando com o ex-diretor SFB Pascal Molat, que retratou seu oponente, Mercutio. "É importante manter essa continuidade com o mesmo parceiro", diz ele, para que você possa dominar o tempo, o impulso e a posição de cada movimento. "Algumas pessoas são baixas, outras são altas. E você precisa ter uma compreensão precisa de que ponto no corpo você está apontando". As espadas e as facas prontas para o palco são falsas, porém não são inofensivas, e se acidentalmente você for atingido "não será agradável".
4. Combater de forma cooperativa
Mesmo quando os personagens são inimigos jurados, os dançarinos que os retratam precisam ser parceiros harmoniosos. "O trabalho de luta é 100% de energia cooperativa para mostrar conflito", diz Kirby. Lembre-se de que o seu trabalho mais importante é proteger uns aos outros. "Se vocês dois abraçam isso, vocês trabalharão juntos para promover a coreografia para o próximo nível", diz ele.
5. Converse
Se um coreógrafo ou um diretor de luta pede que você faça algo que não seja seguro. "É uma posição muito infeliz, mas acontece", diz Favia. ela nunca pede aos dançarinos para tentar truques perigosos apenas fazer alguma coisa que de efeito. "Se estiver coreografado corretamente, a mensagem sempre será retratada, mesmo sendo em uma versão" segura ", diz ela.
Se você não pode resolver a situação no ensaio, vá para o diretor, o proprietário do estúdio ou o representante do grupo. "Você precisa confiar em seus instintos e se expressar", diz Kirby. "Uma comunicação respeitosa é a chave".
Fonte: http://www.dancemagazine.com
Whats app: (11) 9.9329.7223
Loja virtual: http://www.modaballet.com.br
Instagram: moda_ballet
Facebook: facebook.com.br/modaballet.com.br
Tel.: (11) 3530.3024
Loja física: Rua Paulo Eiró, 156 – Centro de Ofertas – Santo Amaro – São Paulo