sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Alongamento

                          Resultado de imagem para aula de alongamento de ballet

Oi Gente! 


Nós já tivemos um post com dicas de alongamento, mas sempre tem alguma dica nova para a aula.... 


1. Consciência corporal.

O fundamental para o desenvolvimento de um bom alongamento é a consciência de limites momentâneos, que somente serão ultrapassados de forma correta se houver um respeito pelos mesmos.
Não adiantará nada puxar as pernas até os olhos saltarem de dor, sendo que será muito mais fácil que isto cause uma lesão séria, do que se desenvolva um bom alongamento.
Portanto, comece com calma. Aumentando aos poucos a amplitude dos movimentos. Sentindo com atenção cada músculo que é envolvido na prática do alongamento.

2. Perseverança.
No começo da prática do alongamento as pernas não subirão. Aceite isso e continue trabalhando com paciência e firmeza, pois os resultados virão. Porém você aprenderá que colocar a perna na cabeça, sentado no chão, não significará que você fará a mesma coisa em pé. Que mesmo que você consiga uma abertura frontal perfeita, não significará que você fará grand jeteds em 180° graus.
Mas com certeza, conseguirá tais coisas, quando além de conseguir o alongamento, você o dominar.


3. Alie alongamento com força muscular.
Alongamento de nada serve sem uma força muscular que o sustente. Isso quer dizer que, de nada adiantará você pegar suas pernas e colocar do lado da orelha, se não ter força para lá manter.
Por isso, sempre que estiver em aula, pense bastante durante a prática de Adagios, Fondus e Grand Battements. Nunca faça exercícios chutados ou jogados.
Sempre que for desenvolver um alongamento durante um exercício, lembre-se de coloca-lo ao invés de joga-lo.

Pensando nestes 3 pontos, podemos começar com alongamentos básicos e fundamentais.

1. Clássica Borboletinha
Junte pé com pé, os dois joelhos no chão.


                                             

2. Alongamento de En dehor e costas (sapinho)
Pés juntos, virilha no chão, joelhos abertos. Costas arqueadas ou no chão.


                                          Resultado de imagem para alongamento tipo sapinho

3. Abertura Lateral
Podendo ser treinada na parede ou no chão. As duas pernas abertas a la second.

                               Resultado de imagem para alongamento de ballet

4. Abertura de frente
Uma perna na frente e a outra atrás. Perna da frente com joelho apontando para cima, perna de trás com joelho para baixo. 

                                      Resultado de imagem para strength leg split ballet


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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Câimbra e a fadiga muscular....


Oi Gente !
 Estamos naquela época do ano que estamos voltando as aulas ou voltando aos ensaios para a próxima apresentação. Com o corpo voltando ao ritmo pesado acaba sentindo a sobrecarga e para continuarmos nos sentir bem é preciso ter um intervalo para o descanso e alguns cuidados com o corpo. 


Por isso este post e para trazer algumas dicas para ajudar a relaxar. 
                                                                                                                                                                                            
Alongamento:
Antes e depois de qualquer atividade física deve-se alongar para evitar lesões e para dar uma relaxada no músculo. É muito importante nunca se esquecer de alongar antes e depois dos ensaios, isso pode fazer a diferença na sua rotina.



                                  Resultado de imagem para câimbras


Para evitar as câimbras:
É fundamental estar hidratado: Acredita-se que a carência do consumo de líquidos pode ser o motivo de a musculatura se tornar sensível ao problema.



Inspire e aspire: músculo com pouco oxigênio pode ficar predisposto a contrações. Dessa maneira, respirar bem durante durante a atividade física também pode merece atenção redobrada.

Minerais no Prato: baixos níveis de cálcio e magnésio podem estar relacionados aos espasmos musculares. Evite a desmineralização do organismo, reduzindo o sal, o consumo de café e chá, que diminuem a absorção do cálcio.


Alimentos : Todo mundo já sabe que a banana ajuda a combater a câimbra né,isso acontece porque a banana é rica em potássio. Outros alimentos que também ajudam são as ostras, espinafres e as castanhas.

                                  Resultado de imagem para fadiga muscular no ballet


Se você já tem fadiga muscular:
A fadiga muscular é caracterizada pelo cansaço do músculo após um esforço físico intenso, principalmente sem acompanhamento de um professor ou quando não se repousa o suficiente depois do exercício. Além disso, a falta de carboidratos antes do exercício pode causar fadiga muscular, pois o músculo não tem energia suficiente durante o esforço físico, impedindo que o indivíduo se exercite com eficiência.


fadiga muscular depois do exercício é normal e significa que o organismo está se adaptando aos exercícios físicos. Porém, a fadiga muscular pode conduzir a uma lesão muscular quando o esforço físico é tão intenso que provoca, por exemplo, a ruptura do músculo.


Para tratar a fadiga muscular deve-se colocar compressas quentes ou tomar um banho de água quente e fazer uma massagem para relaxar os músculos, por exemplo. Além disso, é importante adotar certos cuidados, como fazer aquecimento antes do treino e repousar no mínimo 1 dia entre cada treino para o corpo e os músculos terem um tempinho de recuperar (apesar de sabermos que é muito difícil parar um dia para repousar nessa correria, mas tentem dar uma relaxada).

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quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Dança no Brasil


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Oi Gente!
Hoje resolvi postar sobre a dança no Brasil que se  originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar.
As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas. E ainda tem espaço para as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forróaxé, entre outras. No Brasil também há danças mais modernas como o funk por exemplo, e de influências estrangeiras como rockpoppop rockheavy metal são muitas porque uma simples variação de ritmo pode mudar a o título do estilo.
Origem e descendência dos Ritmos
  • Bolero - Origem africana - descendência cubana.
  • Merengue - Origem e descendência caribenha.
  • Mambo - Origem Africana - descendência Cubana.
  • Rumba - Origem indígena - descendência porto-riquenha com desenvolvimento em Cuba.
  • Salsa - Origem e descendência varibenha.
  • Axé-music - Origem na capoeira - descendência baiana.
  • Samba - Origem indígena, influência afro-indígena - descendência brasileira.
  • Pagode - Origem no samba - descendência brasileira com desenvolvimento em São Paulo.
  • Samba-gafieira - Origem no samba - descendência brasileira com desenvolvimento no Rio de Janeiro.
  • Fox-Trot - Origem no swing - descendência americana.
  • Rock'n Roll - Origem no twist - descendência e desenvolvimento americano.
  • Swing - Origem e descendência americana.
  • Hustle - Origem no swing com influência da discoteca.
  • Paso-Doble - Origem flamenca com desenvolvimento e descendência espanhola.
  • Forró - Origem nordestina - descendência do xote e baião.
  • Lambada - Origem zook com desenvolvimento no Brasil.
  • Zook - Origem francesa com desenvolvimento na Europa e no Brasil.
  • Country - Origem e desenvolvimento nos Estados Unidos - descendência folclórica.
  • Tango - Origem Espanhola com descendência e desenvolvimento argentino.
  • Cha-Cha-Cha - Origem latina - descendência cubana.
  • Valsa - Origem europeia com descendência vienense e desenvolvimento no mundo inteiro, influência no reinado de Luís XV.
  • Xote - Origem indígena com descendência e desenvolvimento nordestino.
  • Vanerão - Origem alemã com desenvolvimento no Rio Grande do Sul.
  • Chorinho - Origem de ritmos musicais populares no Brasil até ser desenvolvido para a dança.
  • Milonga - Origem no yango com desenvolvimento argentino.
  • Brega Funk - Origem Pernambucana - Desenvolvimento no Brasil . 
  • Funk - Origem Carioca - Desenvolvimento no Brasil

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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A dança e a inclusão de pessoas de necessidades especiais

                    Resultado de imagem para ballet de pessoas de necessidade especiais                                                                Resultado de imagem para ballet de pessoas de necessidade especiais          Oi Gente !
Quando falamos sobre a inclusão social, a dança é um meio de promover a socialização, o respeito, o direito à individualidade, limites, entre outros. Mas, para que isso aconteça de forma adequada, é preciso formação para os professores, e oferecer condições ideais para qualquer tipo de aluno com necessidade especial.

A dança possibilita trabalhar aspectos como a criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da atividade em si, contribuindo assim, na consciência corporal, comunicação, bem-estar, entre outros benefícios.


Os seis sentidos utilizados na dança:
Tátil- sentir os movimentos e seus benefícios para seu corpo. Visual- ver os movimentos e transformá-los em atos. Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo. Afetivo- emoções e sentimentos transpostos na coreografia. Cognitivo– raciocínio, ritmo, coordenação. Motor- Esquema corporal. As atividades propostas visam o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.


Acredita-se que a é uma das formas que o indivíduo tem de desenvolver interesses e potencialidades "sufocadas" por algum tipo de necessidade especial ou não. A dança hoje é percebida por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um ornamento. Na educação, ela deve estar voltada para o desenvolvimento global da criança, adolescente e adulto,  a favorecer todo tipo de aprendizado que necessitam.

Ensinar a dança para pessoas cujo corpo apresenta uma deficiência é muito importante. Todavia, é preciso ressaltar que a palavra ensino tem que ser colocada como a ação do professor em despertar e orientar o aluno para o movimento, deixando-o livre para desenvolver qual o gesto adequado para expressar como o aluno percebeu e percebe aquilo que lhe é proposto. E, não aquele ensino, que vem do comando do que deve ser feito, que imprime um modelo, que se antecipa autoritariamente, definindo qual gesto é harmonioso, para a justeza do movimento.

Uma maneira bem eficiente de se trabalhar a dança com alunos especiais, é utilizá-la de forma educacional recreativa, sendo uma excelente forma de estabelecer a saúde, aptidão física, autoconfiança, equilíbrio emocional, integração social, entre outros benefícios, por ser um método que não se preocupa com a técnica, mas sim, propõe que as pessoas adaptem os exercícios ao seu dia-a-dia, seu meio, proporcionando liberdade de movimentos.

Não há dúvida que a dança é uma maneira prazerosa de utilizar o corpo para conhecer sentimentos, sensações e emoções, expressar e transmitir o estado de espírito dos sujeitos, especialmente o individuo com necessidades especiais. Podendo ser de grande importância para o desenvolvimento motor do indivíduo portador de alguma deficiência ou não, pois o contato com a dança possibilita os mais variados estímulos para a experimentação de movimentos, enriquecendo e auxiliando o desenvolvimento corporal dos alunos.


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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Qual o gasto calórico de cada atividade ?


          

Oi Gente 
Fala-se muito em fazer atividades físicas para emagrecer. Um dos principais motivos é o gasto calórico na atividade e isso irá contribuir para o seu déficit calórico diário, importante para queimar as gorduras corporais extras. Mas quais são as atividades físicas que mais queimam calorias? Ai achei uma tabela interessante do program Bem Estar da  TV Globo que  segue abaixo:

Tabela de calorias de atividade física

Quando se fala de gasto calórico em aulas ou em qualquer outro tipo de atividade, deve-se levar em conta alguns fatores como: idade, peso corporal, estatura e nível de condicionamento.

Para atividades predominantemente aeróbias há um gasto calórico aproximado de 5 Kcal para cada litro de oxigênio consumido. É importante ressaltar que essas tabelas de gasto calórico para diferentes modalidades foram elaboradas com base em um indivíduo de referência

De acordo com os especialistas em medicina do esporte Brian J. Sharkey, a pessoa sempre gasta alguma energia, mesmo quando está dormindo. Se ficar na cama por 24 horas sem fazer nada, gasta em torno de 1.600 Kcal (para uma pessoa de 70 kg). O gasto calórico pode ir de 1,2 kcal/min em repouso para mais de 20 kcal/min durante o esforço vigoroso. "A atividade física tem o maior efeito nas necessidades de energia", diz o médico, explicando que a caminhada queima aproximadamente 5 kcal/min e a corrida 15 kcal/min.
A ingestão calórica diária deve ser proporcional ao consumo calórico. Se sua ingestão calórica diária exceder o seu gasto calórico, você ganhará peso. Do contrário, seu peso será mantido.

GASTO CALÓRICO DA ATIVIDADE EM KCAL POR HORA OU POR MINUTO (Calculado para uma pessoa de 70 kg)
Andando de bicicleta180 a 300/hora
Balé8 kcal/min
Basquete10 kcal/min
Beijando8 kcal/min
Beijar e fazer carícias60 kcal/hora
Boxe11 kcal/min
Caminhada5,5 kcal/min
Caminhando rápido520 kcal/hora
Caminhar devagar240 kcal/hora
Carregando bebê141 kcal/hora
Capoeira12 kcal/min
Ciclismo6 kcal/min
Compra no Supermercado270 kcal/hora
Corrida10 kcal/min
Corrida500 a 900 kcal/hora
Cozinhar168 kcal/hora
Dança de Salão3,5 kcal/min
Dançando rápido605 kcal/hora
Deitado77 kcal/hora
Digitando95 kcal/hora
Dormindo60 kcal/hora
Escrever10 a 20 kcal/hora
Esqui aquático11 kcal/min
Esqui na neve7,5 kcal/min
Estudar120 kcal/hora
Exercício leve310 kcal/hora
Falando ao telefone85 kcal/hora
Fazer amor190 kcal/hora
Ficar de pé130 kcal/hora
Futebol9 kcal/min
Ginástica aeróbica6 kcal/min
Ginástica olímpica6 kcal/min
Golfe3 kcal/min
Handebol10 kcal/min
Hidroginástica6 kcal/min
Jiu-jitsu12 kcal/min
Jogando vídeo game108 kcal/hora
Jogar futebol580 kcal/hora
Judô12 kcal/min
Lavar louça60 kcal/hora
Limpeza de casa300 kcal/hora
Mountain bike12 kcal/min
Musculação5 kcal/min
Natação9 kcal/min
Natação500 kcal/hora
Pintar casa160 kcal/h
Remo11 kcal/min
Squash13 kcal/min
Subir escada1000 kcal/hora
Surfe8 kcal/min
Tênis8 kcal/min
Trabalhar leve em pé150 kcal/hora
Trabalho mental casa60 kcal/hora
Vôlei6 kcal/min
Windsurf7 kcal/min

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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Por que fazemos ballet?

             
Oi Gente !
Sempre nos perguntam "Porque fazemos ballet?" Por que será , já nós somos essas pessoas que fazem ballet.  Afinal, o que nos leva a isso? Acho que há dois pontos importantes: um pessoal e um coletivo.
O primeiro diz respeito às nossas próprias questões. Cada pessoa tem lá os seus motivos para escolher, justamente, o ballet clássico. Realização de um sonho de infância. Projeto profissional. Amor pela dança. Paixão pelo estilo. Alta capacidade de dedicação. Atração pela dificuldade. Continuação da atividade de infância. Enfim, uma série de fatores.
O segundo é o que nos une. Quando pensei no post, logo lembrei das palavras de Kurt Froman, coreógrafo assistente do filme “Cisne negro”, em “A metamorfose do Cisne Negro”, documentário que acompanha o DVD do filme. Ele disse o seguinte:
“Você começa na barra, todo dia, até os profissionais; começa com os pliés e parte para os tendus. Então, o mundo do balé é muito regular, repetitivo e previsível. Há um certo tipo de personalidade que é atraído por essa estrutura, porque você sempre sabe o que vai fazer naquele dia, e é uma busca pessoal do ideal, sabe. Fazer o seu corpo alcançar algo que nunca alcançará. Você tenta conseguir uma linha bonita, girar as pernas 180 graus completos, que, na verdade, o corpo não devia fazer.
“Você sabe de cara se é algo que vai mesmo querer fazer, porque exige tanto fisicamente e emocionalmente, mas ao mesmo tempo, não há nada que lhe dê tal… (ele abre os braços e suspira profundamente).”
Impossível não nos reconhecermos nessas palavras. Tenho para mim que essa previsibilidade nos acalma. O mundo pode estar um caos, mas o plié continua sendo um plié há mais de trezentos anos. Não sabemos do amanhã, mas da sequência da barra a gente sabe. E essa busca incessante pela perfeição talvez seja para encontrar aquele momento mágico em que um movimento perfeito simplesmente acontece. Quem já conseguiu isso sabe do que estou falando. 
E esse suspiro profundo no final? Entendemos muito bem do que ele está falando e, mesmo assim, não conseguiríamos explicar o seu significado a ninguém.
Por fim, acho que nos sentimos parte de algo muito maior. Não importa se somos profissionais, amadores, estudantes, o ballet clássico nos une em qualquer canto. E não apenas hoje, mas ontem e amanhã. Ou ninguém nunca pensou que os passos realizados na sua aula, a Anna Pavlova também os fazia no começo do século passado?
Essa dúvida do título não é apenas de quem pergunta. Geralmente, é de todas as pessoas que não fazem ballet. Quem nunca ouviu um “Mas por que você faz isso? Não tem outra coisa?”. Não, não tem.

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