quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Dança no Brasil


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Oi Gente!
Hoje resolvi postar sobre a dança no Brasil que se  originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar.
As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas. E ainda tem espaço para as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forróaxé, entre outras. No Brasil também há danças mais modernas como o funk por exemplo, e de influências estrangeiras como rockpoppop rockheavy metal são muitas porque uma simples variação de ritmo pode mudar a o título do estilo.
Origem e descendência dos Ritmos
  • Bolero - Origem africana - descendência cubana.
  • Merengue - Origem e descendência caribenha.
  • Mambo - Origem Africana - descendência Cubana.
  • Rumba - Origem indígena - descendência porto-riquenha com desenvolvimento em Cuba.
  • Salsa - Origem e descendência varibenha.
  • Axé-music - Origem na capoeira - descendência baiana.
  • Samba - Origem indígena, influência afro-indígena - descendência brasileira.
  • Pagode - Origem no samba - descendência brasileira com desenvolvimento em São Paulo.
  • Samba-gafieira - Origem no samba - descendência brasileira com desenvolvimento no Rio de Janeiro.
  • Fox-Trot - Origem no swing - descendência americana.
  • Rock'n Roll - Origem no twist - descendência e desenvolvimento americano.
  • Swing - Origem e descendência americana.
  • Hustle - Origem no swing com influência da discoteca.
  • Paso-Doble - Origem flamenca com desenvolvimento e descendência espanhola.
  • Forró - Origem nordestina - descendência do xote e baião.
  • Lambada - Origem zook com desenvolvimento no Brasil.
  • Zook - Origem francesa com desenvolvimento na Europa e no Brasil.
  • Country - Origem e desenvolvimento nos Estados Unidos - descendência folclórica.
  • Tango - Origem Espanhola com descendência e desenvolvimento argentino.
  • Cha-Cha-Cha - Origem latina - descendência cubana.
  • Valsa - Origem europeia com descendência vienense e desenvolvimento no mundo inteiro, influência no reinado de Luís XV.
  • Xote - Origem indígena com descendência e desenvolvimento nordestino.
  • Vanerão - Origem alemã com desenvolvimento no Rio Grande do Sul.
  • Chorinho - Origem de ritmos musicais populares no Brasil até ser desenvolvido para a dança.
  • Milonga - Origem no yango com desenvolvimento argentino.
  • Brega Funk - Origem Pernambucana - Desenvolvimento no Brasil . 
  • Funk - Origem Carioca - Desenvolvimento no Brasil

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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A dança e a inclusão de pessoas de necessidades especiais

                    Resultado de imagem para ballet de pessoas de necessidade especiais                                                                Resultado de imagem para ballet de pessoas de necessidade especiais          Oi Gente !
Quando falamos sobre a inclusão social, a dança é um meio de promover a socialização, o respeito, o direito à individualidade, limites, entre outros. Mas, para que isso aconteça de forma adequada, é preciso formação para os professores, e oferecer condições ideais para qualquer tipo de aluno com necessidade especial.

A dança possibilita trabalhar aspectos como a criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da atividade em si, contribuindo assim, na consciência corporal, comunicação, bem-estar, entre outros benefícios.


Os seis sentidos utilizados na dança:
Tátil- sentir os movimentos e seus benefícios para seu corpo. Visual- ver os movimentos e transformá-los em atos. Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo. Afetivo- emoções e sentimentos transpostos na coreografia. Cognitivo– raciocínio, ritmo, coordenação. Motor- Esquema corporal. As atividades propostas visam o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.


Acredita-se que a é uma das formas que o indivíduo tem de desenvolver interesses e potencialidades "sufocadas" por algum tipo de necessidade especial ou não. A dança hoje é percebida por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um ornamento. Na educação, ela deve estar voltada para o desenvolvimento global da criança, adolescente e adulto,  a favorecer todo tipo de aprendizado que necessitam.

Ensinar a dança para pessoas cujo corpo apresenta uma deficiência é muito importante. Todavia, é preciso ressaltar que a palavra ensino tem que ser colocada como a ação do professor em despertar e orientar o aluno para o movimento, deixando-o livre para desenvolver qual o gesto adequado para expressar como o aluno percebeu e percebe aquilo que lhe é proposto. E, não aquele ensino, que vem do comando do que deve ser feito, que imprime um modelo, que se antecipa autoritariamente, definindo qual gesto é harmonioso, para a justeza do movimento.

Uma maneira bem eficiente de se trabalhar a dança com alunos especiais, é utilizá-la de forma educacional recreativa, sendo uma excelente forma de estabelecer a saúde, aptidão física, autoconfiança, equilíbrio emocional, integração social, entre outros benefícios, por ser um método que não se preocupa com a técnica, mas sim, propõe que as pessoas adaptem os exercícios ao seu dia-a-dia, seu meio, proporcionando liberdade de movimentos.

Não há dúvida que a dança é uma maneira prazerosa de utilizar o corpo para conhecer sentimentos, sensações e emoções, expressar e transmitir o estado de espírito dos sujeitos, especialmente o individuo com necessidades especiais. Podendo ser de grande importância para o desenvolvimento motor do indivíduo portador de alguma deficiência ou não, pois o contato com a dança possibilita os mais variados estímulos para a experimentação de movimentos, enriquecendo e auxiliando o desenvolvimento corporal dos alunos.


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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Qual o gasto calórico de cada atividade ?


          

Oi Gente 
Fala-se muito em fazer atividades físicas para emagrecer. Um dos principais motivos é o gasto calórico na atividade e isso irá contribuir para o seu déficit calórico diário, importante para queimar as gorduras corporais extras. Mas quais são as atividades físicas que mais queimam calorias? Ai achei uma tabela interessante do program Bem Estar da  TV Globo que  segue abaixo:

Tabela de calorias de atividade física

Quando se fala de gasto calórico em aulas ou em qualquer outro tipo de atividade, deve-se levar em conta alguns fatores como: idade, peso corporal, estatura e nível de condicionamento.

Para atividades predominantemente aeróbias há um gasto calórico aproximado de 5 Kcal para cada litro de oxigênio consumido. É importante ressaltar que essas tabelas de gasto calórico para diferentes modalidades foram elaboradas com base em um indivíduo de referência

De acordo com os especialistas em medicina do esporte Brian J. Sharkey, a pessoa sempre gasta alguma energia, mesmo quando está dormindo. Se ficar na cama por 24 horas sem fazer nada, gasta em torno de 1.600 Kcal (para uma pessoa de 70 kg). O gasto calórico pode ir de 1,2 kcal/min em repouso para mais de 20 kcal/min durante o esforço vigoroso. "A atividade física tem o maior efeito nas necessidades de energia", diz o médico, explicando que a caminhada queima aproximadamente 5 kcal/min e a corrida 15 kcal/min.
A ingestão calórica diária deve ser proporcional ao consumo calórico. Se sua ingestão calórica diária exceder o seu gasto calórico, você ganhará peso. Do contrário, seu peso será mantido.

GASTO CALÓRICO DA ATIVIDADE EM KCAL POR HORA OU POR MINUTO (Calculado para uma pessoa de 70 kg)
Andando de bicicleta180 a 300/hora
Balé8 kcal/min
Basquete10 kcal/min
Beijando8 kcal/min
Beijar e fazer carícias60 kcal/hora
Boxe11 kcal/min
Caminhada5,5 kcal/min
Caminhando rápido520 kcal/hora
Caminhar devagar240 kcal/hora
Carregando bebê141 kcal/hora
Capoeira12 kcal/min
Ciclismo6 kcal/min
Compra no Supermercado270 kcal/hora
Corrida10 kcal/min
Corrida500 a 900 kcal/hora
Cozinhar168 kcal/hora
Dança de Salão3,5 kcal/min
Dançando rápido605 kcal/hora
Deitado77 kcal/hora
Digitando95 kcal/hora
Dormindo60 kcal/hora
Escrever10 a 20 kcal/hora
Esqui aquático11 kcal/min
Esqui na neve7,5 kcal/min
Estudar120 kcal/hora
Exercício leve310 kcal/hora
Falando ao telefone85 kcal/hora
Fazer amor190 kcal/hora
Ficar de pé130 kcal/hora
Futebol9 kcal/min
Ginástica aeróbica6 kcal/min
Ginástica olímpica6 kcal/min
Golfe3 kcal/min
Handebol10 kcal/min
Hidroginástica6 kcal/min
Jiu-jitsu12 kcal/min
Jogando vídeo game108 kcal/hora
Jogar futebol580 kcal/hora
Judô12 kcal/min
Lavar louça60 kcal/hora
Limpeza de casa300 kcal/hora
Mountain bike12 kcal/min
Musculação5 kcal/min
Natação9 kcal/min
Natação500 kcal/hora
Pintar casa160 kcal/h
Remo11 kcal/min
Squash13 kcal/min
Subir escada1000 kcal/hora
Surfe8 kcal/min
Tênis8 kcal/min
Trabalhar leve em pé150 kcal/hora
Trabalho mental casa60 kcal/hora
Vôlei6 kcal/min
Windsurf7 kcal/min

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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Por que fazemos ballet?

             
Oi Gente !
Sempre nos perguntam "Porque fazemos ballet?" Por que será , já nós somos essas pessoas que fazem ballet.  Afinal, o que nos leva a isso? Acho que há dois pontos importantes: um pessoal e um coletivo.
O primeiro diz respeito às nossas próprias questões. Cada pessoa tem lá os seus motivos para escolher, justamente, o ballet clássico. Realização de um sonho de infância. Projeto profissional. Amor pela dança. Paixão pelo estilo. Alta capacidade de dedicação. Atração pela dificuldade. Continuação da atividade de infância. Enfim, uma série de fatores.
O segundo é o que nos une. Quando pensei no post, logo lembrei das palavras de Kurt Froman, coreógrafo assistente do filme “Cisne negro”, em “A metamorfose do Cisne Negro”, documentário que acompanha o DVD do filme. Ele disse o seguinte:
“Você começa na barra, todo dia, até os profissionais; começa com os pliés e parte para os tendus. Então, o mundo do balé é muito regular, repetitivo e previsível. Há um certo tipo de personalidade que é atraído por essa estrutura, porque você sempre sabe o que vai fazer naquele dia, e é uma busca pessoal do ideal, sabe. Fazer o seu corpo alcançar algo que nunca alcançará. Você tenta conseguir uma linha bonita, girar as pernas 180 graus completos, que, na verdade, o corpo não devia fazer.
“Você sabe de cara se é algo que vai mesmo querer fazer, porque exige tanto fisicamente e emocionalmente, mas ao mesmo tempo, não há nada que lhe dê tal… (ele abre os braços e suspira profundamente).”
Impossível não nos reconhecermos nessas palavras. Tenho para mim que essa previsibilidade nos acalma. O mundo pode estar um caos, mas o plié continua sendo um plié há mais de trezentos anos. Não sabemos do amanhã, mas da sequência da barra a gente sabe. E essa busca incessante pela perfeição talvez seja para encontrar aquele momento mágico em que um movimento perfeito simplesmente acontece. Quem já conseguiu isso sabe do que estou falando. 
E esse suspiro profundo no final? Entendemos muito bem do que ele está falando e, mesmo assim, não conseguiríamos explicar o seu significado a ninguém.
Por fim, acho que nos sentimos parte de algo muito maior. Não importa se somos profissionais, amadores, estudantes, o ballet clássico nos une em qualquer canto. E não apenas hoje, mas ontem e amanhã. Ou ninguém nunca pensou que os passos realizados na sua aula, a Anna Pavlova também os fazia no começo do século passado?
Essa dúvida do título não é apenas de quem pergunta. Geralmente, é de todas as pessoas que não fazem ballet. Quem nunca ouviu um “Mas por que você faz isso? Não tem outra coisa?”. Não, não tem.

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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Dicas chá de cozinha ou de panela de Bailarina



Oi Gente !

Fiquei empolgada com o assunto e resolvi escrever sobre o Chá de Panela e dar dicas de algumas  ideias legais! O Chá é uma pequena prévia do casamento. É tão gostoso poder celebrar com amigos e familiares uma fase tão especial da vida! Embora seja um momento muito cheio, conturbado e com muitas atividades e preparativos para o grande dia, vale a pena se dedicar um pouco para realizar essa festa. As noivas que têm mães/tias/amigas/madrinhas prendadas são as mais sortudas rs… Elas podem dividir as “tarefas” e podem curtir mais também.

Quando fazer?
A época ideal é fazer entre 20 dias e 01 mês antes do casamento. Pode ser iniciativa de 01 ou 02 amigas, colegas de trabalho, prima, madrinha, ou caso a ideia seja fazer algo mais elaborado, a ideia pode partir da própria noiva.


Qual o local?
Não é necessário alugar uma salão de festa. O chá de cozinha pode ser realizado na casa dos pais da noiva, na casa de uma das amigas, no salão do prédio, etc. O importante que seja local reservado.

Decoração de mesa

                                     
       :          www.rbozza.com       Ideia para decorar uma festa ao ar livre: baldinhos de metal vela e flores flutuantes. Fácil de fazer e fica lindo!:

Comidinhas

Ideia fofa para servir sorvete. #chádepanela #chádecozinha #sorvete #fofuras #doce #delicado #rosa:  Espetinhos de frutas e chocolate.:  Você pode decorar uma parte da mesa de doces com macarons coloridos dispostos em forminhas de papel. Ideia simples e super charmosa.:  Cupcakes para saborear de colher. Além de deixar a mesa muito mais bonita, eles irão agradar quem não gosta de morder os bolinhos. ;) #casamento #chá #inspiração:
Sorvete                       Banana split kabobs   Macarons                 Cupcake

Convites

             

Lembrancinhas
                              
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terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Boa alimentação para volta as aulas

Oi gente !

Como já falamos a volta as aulas e um pouco complicada, principalmente por que no período de férias liberamos um pouco na parte da alimentação. Nós comemos um pouco mais de fritura , aquele bolore cheado de chocolate e outras "cositas mas". 

Agora o momento e não deixar de comer, mas  melhorar a qualidade da alimentação.


A bailarina precisa ter saúde, assim como todos que praticam outra modalidade de dança. Força, resistência e boa memória.
Vamos começar?
                     
Aqui estão os grupos básicos de alimentos que você deve incluir em sua dieta:
  • Carboidratos, como pães, grãos e cereais:
    • Eles fornecem energia
    • Eles te enchem
    • Eles não fazem você se sentir pesado
  • As proteínas, tais como peixe, ovos, e aves de capoeira.
    • Fornecem energia a longo prazo
    • Ajuda a construir ossos e músculos fortes
    • Faz você se sentir completo
  • As boas gorduras como nozes, abacate e azeite de oliva.
    • Ajuda na digestão
    • Mantem a pele saudável
    • Fornece pequenas quantidades de energia para o fim de um longo treino
    • Contêm ácidos graxos essenciais (que suportam tudo, desde a clareza mental para limpar a pele!)
    •              
  • Frutas como framboesas, melão e banana.
    • Fornecer vitaminas e minerais que beneficiam áreas específicas do corpo essenciais.
    • Contêm muitos antioxidantes diferentes, que ajudam o corpo a se recuperar do estresse.
    • Fornecer açúcares frutose e simples do corpo podem quebrar para rápidas explosões de energia.
    • Têm grandes quantidades de fibras, que ajudam a regular o sistema digestivo.
  • Legumes como cenoura, espinafre e brócolis.
    • Fornecer vitaminas e minerais que beneficiam áreas específicas do corpo essenciais.
    • Contêm muitos antioxidantes diferentes, que ajudam o corpo a se recuperar do estresse.
    • Têm grandes quantidades de fibras, que ajudam a regular o sistema digestivo.
    • Ajuda a regular os níveis de insulina, graças de açúcar no sangue e para a sua tipicamente baixo nível de açúcares simples.
    • Aliviar cãibras musculares com potássio
  • Produtos lácteos, como iogurte, queijo, leite e gordura reduzida.
    • Fornecer cálcio para os ossos fortes.
    • Aumentar a absorção de vitamina D.
    • Permitindo que “boas” gorduras fiquem em seu sistema.
Para manter o peso de uma forma saudável e melhorar o rendimento durante as aulas, algumas dicas são importantes:
– Alimente-se de 3 em 3 horas. O jejum não emagrece e ainda pode piorar o desempenho.
– Inclua lanches nos intervalos entre café da manhã, almoço e jantar. Não pule refeições.
– Atenção com a mastigação. Ela deve ser devagar para que o alimento fique inteiro triturado.
– Beba água! Durante o dia e durante as aulas. Ela hidrata o corpo, além de prevenir câimbras.
– Evite o consumo de: salgadinhos, bolacha recheada, refrigerante, tortas doces, frituras. Estes alimentos são ricos em açúcares e gorduras, o que em excesso piora o desempenho e aumentam a vontade por doces.
– Inclua no cardápio semanal peixes, principalmente salmão, atum, sardinha, que são fontes de ômega 3, uma gordura boa essencial para a memória e concentração.
– Nunca deixe de atingir suas necessidades calóricas e adeque sua alimentação consumindo alimentos de todos os grupos, já que cada um deles possui diferentes e importantes funções no seu organismo.
– As frutas devem ser consumidas diariamente. Em média 3 a 5 porções ao dia.
– Leve frutas e sucos para consumir no intervalo dos ensaios. Exercícios físicos que duram mais de 1 hora esgotam as reservas de energias do músculo prejudicando o desempenho. Reponha a energia perdida!
E O MAIS IMPORTANTE: A prática de qualquer atividade física não deve ser executada em condições de jejum sob risco de crises hipoglicêmicas precedidas de mal-estar, náuseas podendo até levar a perda momentânea da consciência.
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segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A volta as aulas....


                      


Oi Gente !

Eu sei que tem muita gente que voltou as aulas em Janeiro, mas vamos combinar que só vamos entrar  no ritmo de verdade agora, depois do Carnaval....

E para volta as aulas algumas dicas:


Sem exageros

A vontade de voltar à ativa é imensa, certo?! Mas cuidado – pegue leve no começo. Você está fria e o corpo precisa de tempo para voltar ao rendimento normal, permita-se esse tempo. Isso evita lesões e você não estraga seu ano com dores daquelas.

Água, mas MUITA ÁGUA

O verão bombando, você empolgadíssima acaba esquecendo a garrafinha de água durante a aula? Nada disso, pense nos benefícios de um corpo hidratado – saúde, estética e bem estar. Precisamos de, em média, 8 copos de água diários.

Experimente

Muitas escolas oferecem cursos de férias ou de início das atividades, aproveite. Se nunca fez aquela aula de dança do ventre ou de flamenco que começa depois da sua aula, agora é a hora de experimentar. Não haverá coreografias montadas, então você se sentirá mais confortável para começar. E, vamos combinar, ano novo pede novidades então se jogue!

Alimentação saudável sempre

Descuidou nas festas? Sem problemas! Agora é hora de focar na alimentação saudável para que seu corpo fique preparado para as aulas (e a vida) da melhor forma possível. E nada de dietas loucas, ok?! Bailarinos que se privam de carboidratos ou vivem de alface até emagrecem, mas a sua saúde vai para o espaço e você rende menos. Não caia nessa.

Cuide dos seus pés

Prepare sapatilhas e sapatos para proporcionar o melhor conforto possível para seus pezinhos. Aleluia, a indústria de produtos de dança tem melhorado muito nesse quesito, criando produtos à base de silicone e outros materiais. Conforto nunca é demais. Você não precisa e não deve se machucar dançando.
Agora sim, o ano começou de verdade!
                                            
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